TELES

 

TRONCO  I

I – Manuel Joaquim Teles, casado com Maria Jacinta de Oliveira, pais de:

1 – Ana Jacinta, batizada no Amparo em 1830; casou em 1855 com  Cristóvão Xavier de Oliveira, viúvo de Maria Gonçalves.  Cristóvão Xavier de Oliveira, nascido em Bragança, (Silva Leme o descreve “na dúvida”, e diz “casado duas vezes no Amparo”), ainda estava casado em 1832 com  Maria Gonçalves, com quem contraíra matrimônio em 1826 em Mogi Mirim. Também era chamado de Cristóvão Xavier do Prado num assento de batizado em 1829, e no seu assento de casamento, pelo que presumimos que fosse realmente filho do velho Cristóvão.          Maria Gonçalves, por sua vez, era filha de Inácio Gonçalves e de Joana Batista. Em 1855, já viúvo de Maria Gonçalves, Cristóvão casou com Ana Jacinta, filha de       Manuel Joaquim Teles e de Maria Jacinta.Esta Ana Jacinta, ao que parece, é a mesma Ana Franco de Jesus, que casou  no Amparo com Manuel de Lima Santana em 1864, já viúva de Cristóvão Xavier de Oliveira (1ºof. 12:8v). Cristóvão (se não for um homônimo… o que é difícil) foi sepultado em Espírito Santo do Pinhal, antes de 1864. Cristóvão e Maria Gonçalves tiveram, q. d.:

1.1 – Maria Jacinta da Conceição, filha de Cristóvão Xavier de Oliveira e de Ana Franco de Jesus, casou no Amparo em 1871 com seu primo-irmão José Pedro Franco, filho de Antônio Manuel dos Santos e de Lina Franco da Conceição. (CA-6:25)

2 – Lina Rosa de Oliveira, batizada em 1831 no Amparo, casada no Amparo em 1845 com Antônio Manuel dos Santos, bragantino, filho de José Corrêa dos Santos e Lina Rosa de Oliveira, pais de:

2.1 – Maria Franco da Conceição, casada em 1864 com José Leme da Silva, filho de Joaquim Leme da Silva e Francisca Franco de Olivera;

2.2 – José Pedro Franco, filho de Antônio Manuel dos Santos e de Lina Franco da Conceição, casou no Amparo em 1871 com sua prima- irmã Maria Jacinta da Conceição, filha de Cristóvão Xavier de Oliveira e de Ana Franco de Jesus.(CA-6:25)

3 – Pedro, batizado em 1837 (BA-2:78v), filho de Manuel Joaquim Teles e Maria Jacinta; deve ter falecido na infância, porque Manuel Joaquim e Maria Jacinto depois tiveram outro de igual nome.

4 – Fermiana, batizada em 1839, sendo padrinhos José Manuel Cintra, solteiro, e Lina Cardoso de Oliveira, todos deste curato;

5 – Gertrudes Franco de Jesus, casou no Amparo em 1853 com  Joaquim Franco de Almeida, filho de José Joaquim Franco e Cândida Francisca da Cunha. Pais de:

5.1 – Francisca Franco da Conceição, filha de Joaquim Franco de Almeida e de Gertrudes Franco de Jesus, casou no Amparo em 1887 com Januário José de Campos, de Jundiaí, filho natural de Delfina Maria de Jesus, sendo testemunhas Américo Antônio Pereira e Pedro Antônio de Menezes (CA-12:17v)

6 – Pedro Antônio de Menezes, batizado em 1844 (BA-4:40, casado no Amparo em 1863 com Carolina Gonçalves de Oliveira, filha de José Joaquim da Cunha e de Gertrudes Gonçalves de Oliveira.

7 – Felisbina, batizada em 1841.

 

TRONCO  II

 

II –      Antônio Pinto Guedes e sua mulher Maria Teles, pais de:

1 – Mariano, batizado em Mogi Mirim em 5/1/1808, sendo padrinhos Inácio Teles e sua mulher Ana Maria da Silva, todos moradores do bairro do Camanducaia (JAJ, 20).

 

TRONCO  III

 

III –     Joaquim José Teles, casado com Gertrudes Maria de Jesus, pais de:

1 – Luíza, batizada em 1840, sendo padrinhos João Batista de Assis Arantes e sua mulher Mariana Flamina de Jesus;

2 – Leopoldina Maria de Jesus, casou em 1853 com Dionísio Pedroso de Oliveira, filho de Daniel Pedroso de Oliveira e de Joana Maria da Conceição

3 – José Joaquim Franco, natural de Mogi Mirim, filho de Joaquim José Teles e de Gertrudes Maria Franco, casou no Amparo em 1856 com Maria Angélica da Silva Aranha, filha de José Francisco Barbosa Aranha e de Gertrudes Hermínia Januária da Silva (CA-3:63v). Esse casal teve:

3.1 – Gertrudes Maria Barbosa, amparense, filha de José Joaquim Franco e de Maria Angélica da Silva  Aranha, casou no Amparo em 1873 com João Batista da Silva, de Mogi Mirim, filho de Antônio Benedito Barbosa, falecido, e de Maria da Luz Leite. (CA-6:56)

4 – Albino, batizado no Amparo em 1843, sendo padrinhos Joaquim Cintra e sua mulher D. Helena, fregueses de Mogi-Mirim (BA-4:31)

NOTA : – é melhor conferir em  TELES DE MENEZES – parece que este Joaquim José Teles também era Joaquim Teles de Menezes; o nome da esposa confere…

 

TRONCO  IV

 

IV – José Joaquim Teles e Antônia Franco,  madrinha de batizado em 1834, foram pais de:

1 – Custódia Maria de Jesus,  casada em 1842 com João Manuel de Sousa, filho de Joaquim de Sousa Pereira e Josefa Maria de Jesus;

2 – Francisco José Teles, padrinho em 1834, dono de um sítio no bairro do Cascalho em 1856, estava casado em 1872 com Maria Francisca de Sousa, também conhecida por Maria Francisca da Luz. Foram pais de:

2.1 – João  Franco de Sousa que casou no Amparo em 1872 com Carolina Maria Perpétua, viúva de Elias Pires de Godoy.

2.2 – Josefa Maria da Conceição, filha de Francisco José Teles e de Maria Francisca da Luz, casou no Amparo em 1875 com João Antônio de Oliveira, filho de Antônio Joaquim de Oliveira e de Maria Joaquina da Silva (CA-7:4v/5)

2.3 – Luzia, batizada em 1843, sendo padrinhos Miguel Arcanjo Barbosa e sua mulher Maria Gertrudes de Jesus (BA-4:39v)

2.4 – Antônia Maria de Sousa, batizada em 1853, filha de Francisco José Teles e Maria Francisca de Sousa, casou no Amparo em 1872 com Umbelino Barbosa Aranha, filho dos falecidos Miguel Arcanjo Barbosa e Maria Rita de Moraes (CA-6:53).

 

NOTA: – Veja também TELES FRANCO, onde parece que José Joaquim Teles também usava o nome de José Joaquim de Menezes.

Comments are closed.