SOUSA E SILVA

 

TRONCO I

I – Ana de Sousa Moreira, falecida em Portugal com testamento, era mãe de:

1 – Joaquim de Sousa e Silva. casado com Deolinda Maria de Jesus (1º of. 34:46); pais de:

1.1 – Joaquim de Sousa e Silva Júnior, casado com Maria da Conceição Nunes, filha de José Pinto Nunes e de Joaquina Maria da Conceição Nunes. (Maria da Conceição Nunes era irmã do Dr. José Pinto Nunes Júnior, político liberal no Amparo, que foi casado com Escolástica de Araújo Cintra, filha de Antônio da Silveira Cintra e Maria Francisca de Campos – CA-5:133). Joaquim de Sousa e Silva e Maria da Conceição Nunes foram pais de:

1.1.1 – Isabel de Sousa Barros, casada com Alfredo Pereira da Silva Barros; (veja BARROS BUENO)

1.1.2 – Joaquim de Sousa e Silva Júnior, casado em 6/9/1879 no Amparo com Ana Pires de Oliveira, viúva de Manuel de Paiva Moreira. Ana Pires de Oliveira, viúva de Joaquim de Sousa e Silva, casou no Amparo em 1887 com João Augusto de Godoy, filho de José Lourenço Antunes e de Inácia Maria da Anunciação (CA-12:19). (Há um texto em que se tem a impressão de que, em segundas núpcias, Joaquim teria se casado com Gertrudes Maria de Jesus (1ºof.103:74), mas deve ser um homônimo). Deve ser este Joaquim o pai de:

1.1.2.1 – Benedita; órfã tutelada por Alfredo Pereira da Silva Barros e, mais tarde, por Francisco Pires de Oliveira Campos.

1.1.3 – Lídia de Sousa e Silva, casada em 1884  com José de Sousa Carvalho, português, natural da Freguesia de São Félix,  moradores no Amparo, que venderam em 1887 a Luís Cardoso, morador em São Paulo, uma casa em São Paulo, havida por herança de seu avô José Pinto Nunes (CA-11:2/2v – 1ºof. 76:76v).

1.1.4 – José Germano de Sousa e Silva, natural de São Paulo, filho de Joaquim de Sousa e Silva e de Maria da Conceição Nunes e Silva, casou no Amparo em 1882 com Benedita de Oliveira Pupo, amparense, filha de Joaquim Pio Pupo Júnior e Isabel Francisca de Oliveira Pupo (CA-10:21/21v).

2 – Antônio de Sousa e Silva, morador em Portugal.

 

 

Comments are closed.