SOUSA CAMPOS
TRONCO I
I – João de Sousa Campos é personagem difícil na genealogia amparense e campineira. Existem vários homônimos, todos parentes entre si, pertencentes alguns à mesma época.
O João de Sousa Campos que teve descendência ilustre em Amparo foi casado três vezes: a primeira com Maria Joaquina de Moraes, filha do Alferes José Marcelino de Campos, este inventariado em Campinas em 1847, que fora casado em 1811 com Ana Joaquina de Moraes, sua parente (SL, 1:158). Silva Leme não informa quem era o pai deste João de Sousa Campos, mas menciona esparsamente alguns filhos de João e Maria Joaquina. Posteriormente, João de Sousa Campos, já viúvo, casou com Emília Augusta de Melo e Sousa, natural dos Açores, filha de José Cabral de Melo e de Francisca Cândida de Jesus; vindo a falecer esta, sepultada em Campinas, casou no Amparo em 1874 com a irmã desta, Maria Isabel de Melo e Sousa, também natural da Ilha de São Miguel, nos Açores; João de Sousa Camargo e Querubim Bertoldo de Sousa foram testemunhas desse enlace (CA-6:82). João de Sousa Campos teve um sítio no Bairro das Posses e terras no lugar denominado “Limoeiro” e na Cruz Coberta, além de imóveis em Campinas. João de Sousa Campos faleceu no Amparo em 15 de outubro de 1880. Consultando a monumental Monografia Histórica do Município de Campinas foi possível apurar que João de Sousa Campos era filho de José de Sousa e Siqueira, o “capitão Sousa” (este neto materno de Barreto Leme), e sua primeira mulher Gertrudes Maria de Toledo, de Itu. (1ºof.102:41v – Monografia Hist. de Campinas, 94/111).
De Maria Joaquina, João de Sousa Campos teve:
1 – Francisca Amália de Sousa, casada com Joaquim de Paula Sousa de Camargo, filho de Bernardo José de Sampaio, o velho, e de Maria Carolina de Sousa. Francisca e Joaquim tiveram (SL, 1:240/241):
1.1 – Bernardo José de Sampaio Neto, falecido solteiro;
1.2 – Maria Carolina de Sousa Araújo, casada com Joaquim Augusto de Araújo, filho do Dr. Francisco Antônio de Araújo e de Januária Roso;
1.3 – Joaquim de Paula Sousa Camargo Júnior, casado, sem geração;
1.4 – Rosalina de Sousa Camargo, solteira;
1.5 – João de Sousa Campos Neto;
1.6 – Laura de Sousa Camargo, casada, com geração;
1.7 – José de Paula Sousa Camargo, casado em Bragança, com geração.
2 – Gertrudes Maria de Toledo, também conhecida por Gertrudes Maria de Sousa, casada com seu primo Antão de Paula Sousa, também filho de Bernardo José de Sampaio, o velho, e de Maria Carolina de Sousa (SL, 1:241). Antão foi figura destacada do Partido Liberal em Amparo, tendo sido eleito vereador em 1883. Silva Leme enumera 12 filhos:
2.1 – Maria Carolina de Sousa Sampaio, solteira;
2.2 – Gertrudes Maria de Sousa Toledo, casada com Manuel de Moraes, filho de Domingos Francisco de Moraes e Antônia Joaquina Bueno de Moraes. Com geração no título MORAES.
2.3 – Ana de Paula Sousa, solteira;
2.4 – Olímpia de Paula Sousa, solteira;
2.5 – Petronilha de Paula Sousa casada com seu primo José de Sousa Campos Sobrinho, filho do Coronel Joaquim de Sousa Campos e de Maria Joaquina de Moraes. Com geração.
2.6 – Francisco Antão de Sousa Campos, casado, com geração;
2.7 – Francisca de Sousa Camargo, cassada com Leôncio de Moraes Teixeira. Com geração.
2.8 – José Antão de Paula Sousa, solteiro.
2.9 – Alice de Sousa Camargo, solteira.
2.10 – Alzira de Sousa Camargo, solteira.
2.11 – Ermira de Sousa Camargo, solteira.
2.12 – Antão de Paula Sousa Filho, solteiro.
3 – Lourenço Justiniano de Sousa Campos, casado com Maria das Dores Branco de Sousa, natural do Paraná, filha de Joaquim Mateus Branco e de Maria das Dores Marcondes Branco (Monografia Hist. de Campinas, 112). Lourenço e Maria das Dores outorgaram procuração em 18/3/1860 a José de Sousa Siqueira para consentir na venda que seu pai e sogro João de Sousa Campos faria ao seu cunhado Antão de Paula Sousa de uma casa em Campinas e de terras na Cruz Coberta (1ºof. 34:196).
4 – Querubim Bertoldo de Sousa, casado em 1853 com Gertrudes Soares do Amaral Sousa, filha do Sargento-mor Domingos da Costa Machado e de sua segunda mulher Maria da Anunciação Camargo (SL, 3:217). Querubim foi vereador em Amparo de 1861 a a 1865 e ocupou outros cargos públicos. Foram pais de:
4.1 – Querubim Bertoldo de Sousa Filho (1ºof. 109:67)
5 – Antônio de Sousa Almeida, casou no Amparo em 12/7/1883 com Maria da Conceição de Campos Sousa, também conhecida como Maria da Conceição Pinto, filha de Antônio Pinto de Araújo Cintra, irmão do Barão de Campinas, e de Maria Francisca de Campos (CA-6:64). Com descendência:
5.1 – Maria, “Cotinha”, casada com Luís Corrêa Camargo, com geração.
5.2 – Zulmira, que foi a segunda mulher de Luís Corrêa Camargo, com geração.
5.3 – José Sousa Pinto, casado três vezes, com geração.
5.4 – Mário de Sousa Pinto, falecido solteiro.
5.5 – Oscar de Sousa Pinto, casado com Irene Ferreira, com geração.
6 – José de Sousa Siqueira, casado com Luísa Leopoldina de Sousa, filha do Sargento-mor Domingos da Costa Machado e de sua terceira mulher Ana Cândida de Campos.
7 – Ana Cândida de Sousa Campos, falecida em 1867 em Amparo, deixando viúvo seu primo Maximiano de Sousa Campos, filho do tenente Maximiano de Sousa Campos e de sua segunda mulher Carolina Dulce do Amaral. Ana Cândida de Sousa Campos aparece, no assento de casamento de sua filha Carolina em 1882, talvez por lapso do oficiante, como “Maria Cândida de Sousa”. Foram pais de:
7.1 – Carolina Maria, com 4 anos em 1867. É a
Carolina Dulce do Amaral (neta), natural de Campinas, filha de Maximiano de Sousa Campos e de Ana (ou Maria) Cândida de Sousa, casou em Campinas em 1882 com Maximiano de Sousa Ferraz, de Campinas, filho de Manuel Joaquim Ferraz e de Úrsula da Silva Guedes (CA-10: 21v/22).
7.2 – Maria, com 2 anos em 1867. É a Maria Cândida de Sousa, também campineira, filha de Maximiano de Sousa Campos e de Maria (sic) Cândida de Sousa, que casou em Campinas em 1882 com seu parente Manuel Joaquim Ferraz Jùnior, natural de Campinas, filho de Manuel Joaquim Ferraz e de Úrsula da Silva Guedes (CA-10:21v/22). Maria Cândida e Manuel Joaquim moravam em Santos em 1890, ano em que venderam a Joaquim Carlos da Silva a casa n. 10 da Rua 13 de Maio em Amparo, com fundo inteiro até a Rua da Boa Vista (1ºof.99:42)
7.3 – Maximiano, faleceu na infância em 1868 (AJA)
8 – Maria Gertrudes de Sousa, foi casada com seu primo-irmão tenente-coronel Joaquim de Sousa Campos. Em 1873 Joaquim e Maria Gertrudes venderam a Antão de Paula Sousa um “cafesal situado na fazenda de seu sogro e pai João de Sousa Campos” (1ºof.35:192)
9 – Joaquim de Sousa Toledo, nascido em 1840 e falecido em 1919, casou em Campinas em 1861 com Maria Ferreira de Sousa, filha de Gabriel Leite da Cunha e de Carolina Maria Ferreira da Cunha; foi fazendeiro no Amparo, no Bairro do Córrego Fundo, e deixou descendência (Monografia Hist. de Campinas, 112). Só encontramos:
9.1 – Carolina de Sousa, casada em 1882 com João Batista de Sousa, filho de Joaquim de Sousa Campos, fazendeiro em Amparo (CP).
João de Sousa Campos teve de seu terceiro casamento, com Maria Isabel de Melo e Sousas, cinco filhos, todos nascidos no Amparo:
10 – Maria Leopoldina Pinheiro de Albuquerque, casada em 1901 com o Dr. Aristides Pinheiro de Albuquerque, filho do coronel Joaquim de Sousa Pinheiro e de Maria Carolina de Albuquerque Pinheiro. A Monografia Histórica de Campinas menciona um filho:
10.1 – Desembargador Trasíbulo Pinheiro de Albuquerque, com descendência em São Paulo.
11 – Coronel João de Sousa Campos, casado com Maria Antonieta de Moraes Campos, filha do coronel Manuel de Moraes, antigo presidente da Companhia Mogiana e de sua primeira mulher Amélia de Sousa Moraes.
12 – Maria Augusta de Campos Gouvêa, casada com o Dr. Artur Gouvêa, filho de José Paulino Gouvêa e de Firmina Cândida Gouvêa; com descendência.
13 – Emília de Sousa Campos Batalha, casada com o Dr. Joaquim Gonçalves Batalha, advogado e magistrado aposentado, filho de Joaquim Gonçalves Batalha e de Paula Gonçalves Batalha, com descendência.
14 – Diana de Campos Rosas, falecida em 1947, filha póstuma, pois nasceu em 1881; casou com Manuel Rolando Rosas, filho do general Rosas, com descendência. (Monografia Hist. de Campinas, 114)
TRONCO II
I – Bernardina Sousa de Campos, natural de Serra Negra, filha de Joaquim Pedro da Cunha e de Carolina de Melo, casou em 1850 com Manuel Franco de Oliveira, natural de Mogi Mirim, filho de João Xavier de Oliveira e Maria Jacinta da Silveira, (CA-2:39). Na sessão ordinária de 15/7/1872 a Câmara Municipal de Amparo concedeu licença a Manuel Franco de Oliveira para abrir “negócio de gêneros da terra” no bairro do Brumado (Atas,3:104). Veja XAVIER DO PRADO e CUNHA.
TRONCO III
III – O Tenente Maximiano de Sousa Campos, irmão do Trono I, nascido em 1803, filho do Capitão José de Sousa e Siqueira e sua primeira mulher Gertrudes Maria de Toledo, casou em Campinas a primeira vez com Francisca Maria Machado, de quem teve duas filhas. Em segundas núpcias casou com Carolina Dulce do Amaral, filha do Capitão Francisco de Paula Camargo e de sua primeira mulher Petronilha Clara do Amaral (Monografia Histórica do Município de Campinas, 105/107). O Tenente Maximiano era irmão de Maria Carolina de Sousa Sampaio, casada com o Tenente Bernardo José de Sampaio, que tiveram vasta descendência, em grande parte moradora no Amparo no final do século XIX. O Tenente Maximiano teve da primeira mulher:
1 – Joaquina Delfina de Sousa Camargo, casada com Joaquim Teodoro de Camargo, moradores de Campinas.
2 – Joaquina, falecida na infância.
Da segunda mulher Carolina Dulce, Maximiano teve:
3 – Pedro de Sousa Campos, casado com Francisca Elidia Gonçalves Gomide, filha de Francisco de Assis Gonçalves Gomide e de Dulce Galdina de Barros.
4 – Joaquim de Campos Toledo, casado em 1852 em Campinas com Maximiana Joaquina do Amaral Camargo, filha de Francisco de Paula Campos e Paula Joaquina do Amaral. Joaquim de Campos Toledo é nome que aparece com freqüência em documentos de Amparo.
5 – Comendador Francisco de Paula Camargo, casado com Manuela de Arruda Camargo.
6 – Maximiano de Sousa Campos, casado em 1851 em Campinas com Ana Cândida de Sousa Campos, filha do Tenente João de Sousa Campos e de sua primeira mulher Maria Joaquina de Moraes.
7 – Úrsula da Silva Guedes (nome de sua bisavó paterna), casou em 1852 em Campinas com Manuel Joaquim Ferraz, filho de Joaquim Ferraz de Campos e de Maria Joaquina Belarmina de Matos. Tiveram:
7.1 – Manuel Joaquim Ferraz Jùnior, natural de Campinas, filho de Manuel Joaquim Ferraz e de Úrsula da Silva Guedes, casou em Campinas em 1882 com Maria Cândida de Sousa, também campineira, filha de Maximiano de Sousa Campos e de Maria Cândida de Sousa, sendo testemunhas Francisco José de Camargo Andrade e Joaquim de Campos Toledo. (CA-10:21v) Manuel Joaquim Ferraz Júnior e sua mulher Maria C. de Sousa Ferraz, Maximiano Ferraz de Sousa e sua mulher Carolina do Amaral Ferraz, moradores em Santos, venderam em 1890 a Joaquim Carlos da Silva a casa n. 10 da Rua 13 de Maio em Amparo, com fundo inteiro até a Rua da Boa Vista (1ºof.99:42)
7.2 – Maximiano de Sousa Ferraz, de Campinas, filho de Manuel Joaquim Ferraz e de Úrsula da Silva Guedes, casou em Campinas em 1882 com Carolina Dulce do Amaral, de Campinas, filha de Maximiano de Sousa Campos e de Maria Cândida de Sousa, sendo testemunhas Manuel Joaquim Ferraz Filho e Francisco de Paula Camargo (CA-10:21v/22)
7.3 – Carolina Ferraz, filha de Manuel Joaquim Ferraz e Úrsula da Silva Guedes, casou na Paróquia de Santa Cruz, em Campinas, em 1885, com João Batista de Miranda Duarte, filho de João Carlos Duarte e de Maria Margarida de Miranda Duarte, sendo testemunhas Joaquim Norberto de Miranda e Joaquim de Campos Toledo (CA-11:16v/17)
8 – Ana Petronilha de Sousa Ferraz, casada em 1858 em Campinas com Joaquim Ferraz da Rocha Camargo, filho de Francisco Ferraz de Campos e de Benta da Rocha Camargo, esta filha do Sargento-mor José da Rocha Camargo. Foram pais de:
8.1 – Francisco de Sousa Ferraz, natural de Campinas, filho de Joaquim Ferraz da Rocha Camargo e de Ana Petronilha de Sousa, casou no Amparo em 1887 com Maria Luísa de Oliveira, também de Campinas, filha de Cândido Xavier de Oliveira e de Leopoldina Maria de Almeida, sendo testemunhas o comendador Joaquim Pinto de Araújo Cintra e Francisco de Paula Camargo (CA-12:11/11v)
8.2 – Otaviano Ferraz;
9 – José, falecido ao nascer em 1837.
TRONCO IV
José de Sousa Campos, filho do major José de Sousa Campos e de sua segunda mulher Miquelina Dulce do Amaral (o major e Miquelina se casaram em Campinas, então vila de S.Carlos, em 1821), foi casado com sua prima Maria Gertrudes de Sousa, filha de Bernardo José de Sampaio e de Maria Carolina de Sousa, de quem teve (SL, 1:159/161):
1 – Antônio do Amaral Sousa, solteiro.
2 – José de Paula Sousa, casado com sua prima Cândida Leopoldina Leite de Sousa, filha de Bernardo José de Sampaio, o moço, e de Maria Leopoldina Leite, com 8 filhos descritos por Silva Leme;
3 – João de Sousa Campos, casado com sua prima Olímpia Leopoldina Leite de Campos, irmã de Cândida Leopoldina supra, com 8 filhos em Silva Leme;
4 – Maria Aparecida de Sousa Campos, solteira;
5 – Joaquim de Sousa Campos Sobrinho, casado com Maria das Dores Rodrigues de Campos, filha de Antônio Rodrigues de Almeida Júnior e de Helena Maria de Almeida, pais de:
5.1 – Dolores;
5.2 – Otília;
5.3 – José;
5.4 – Altina;
5.5 – Vicentina;
5.6 – Joaquim Benedito de Sousa Campos, casado a primeira vez com Vera Teixeira de Sousa Campos, filha de Francisco Teixeira e de Maria José Dourana Teixeira, e a segunda com Orcyria Ferreira de Sousa Campos. Foi pai de:
5.6.1 – Maria Aparecida de Sousa Campos, solteira;
5.6.2 – Maria Terezinha de Sousa Campos, casada com Plínio Morato de Oliveira;
5.6.3 – Dr. Joaquim Benedito de Sousa Campos, casado com Maria da Glória de Sousa Campos;
5.6.4 – Maria da Luz de Sousa Campos Silveira, “Marilu Campos”, casada com Pelópidas da Silveira.
6 – Capitão Teodoro de Sousa Campos, casado com Ana Henriqueta Pinheiro, filha do coronel Antônio Joaquim de Sousa Pinheiro, natural de Bragança, e de Carolina de Albuquerque Vieira, natural de Brotas; com geração.
7 – Ana Aparecida de Sousa Campos, solteira;
8 – Bernardo de Campos, bacharel em direito, residente em São Paulo, deputado federal em 1903. Está casada com Maria Eulália Pinheiro, irmão de Ana Henriqueta; com geração.
TRONCO V
Joaquim Antônio de Campos e Antônia Pedroso de Jesus, moradores de Campinas, foram pais de:
1 – João Augusto de Sousa Campos, natural de Campinas, que casou no Amparo em 2/9/1876 com Leopoldina Maria de Jesus, filha de Inácio Gonçalves da Cunha e de Maria Antônia de Oliveira, sendo testemunhas do ato Joaquim Pinto de Araújo Cintra e Antônio Luís de Oliveira Machado (CA-7:22v). Tiveram
1.1 – Ovando de Sousa Campos, casado com Alzira Camargo Campos. Ovando foi prefeito de Amparo e faleceu em
19/8/1944, em Amparo, deixando os filhos:
1.1.1 – José Carlos Camargo Campos,
1.1.2 – José Fernando Camargo Campos,
1.1.3 – José Eduardo Camargo Campos,
1.1.4 -Esmeralda Campos Garrafa, casada com Duílio Garrafa
1.1.5 – Maria Ângela, falecida na infância.
2 – Dr. Benedito da Cunha Campos, médico em Campinas, casado com Elza Campos;
3 – Dr. Nelson de Sousa Campos, médico, casado com Mercedes Camargo Campos,
4 – Sílvio de Sousa Campos, casado com Marina Barbosa de Campos, falecida no Amparo em 13/11/2001, aos 98 anos.
5 – Hermílio de Sousa Campos, residente em Campinas;
6 – Júlia de Campos Nóbrega, viúva de Francisco Nóbrega; 7 – Henriqueta de Campos Sampaio, casada com Francisco
Sampaio;
8 – Maria de Lourdes Campos Almeida, casada com Álvaro
Campos Almeida;
9 – Georgina de Campos Valente, casada com Joaquim Lopes Valente. (OESP)