SILVA MAIA

 

TRONCO I

I –  Silva Maia é uma família originária de Itajubá, que migrou para o Amparo na segunda metade do século XIX. Vários indivíduos com esse sobrenome, provavelmente irmãos, se passaram para a nossa região. O mais antigo é João Maria da Silva Maia, casado com Josefina Maria de Jesus, que foi pai de:

1 – Maria Antônia da Silva, de Itajubá, filha de João Maria da Silva Maia e de Josefina Maria de Jesus, casou no Amparo em 1872 com José Paulino Idalgo Leite, filho de José Idalgo Leite, já falecido e de Lina Maria de Oliveira. (CA-6:48)

 

TRONCO II

II – O segundo ramo é o que descende de João José da Silva Maia e de Emerenciana Maria de Jesus:

1 – Ana Maria de Jesus, filha de João José da Silva Maia, já falecido, e de Emerenciana Maria de Jesus, casou no Amparo em 1881 com James José Rebelo, viúvo de Floriana Maria de Jesus, sepultada em São Caetano Ana Maria de Jesus. Foram testemunhas Francisco Gonçalves de Araújo e Leopoldino de Campos Leme (CA-8:30)

 

TRONCO III

III – Joaquim João da Silva Maia e Emerenciana Maria de Jesus foram pais de:

1 – Custódio da Silva Maia, filho de Joaquim João da Silva Maia e de Emerenciana Maria de Jesus, casou no Amparo em 1884 com Guilhermina Franca de Jesus, filha de Firmino Pires Cardoso e de Joana Franco de Jesus, sendo testemunhas Manuel Rodrigues de Farias e José Joaquim Franco. Os nubentes tiveram que jurar que eram solteiros (CA-10:46v/47)

2 – João da Silva Maia, de Itajubá-MG, filho de Joaquim João da Silva Maia e de Emerenciana Maria de Jesus, casou no Amparo em 1884 com Maria Franco de Jesus, amparense, filha de Firmino Pires Cardoso e de Joana Franco de Jesus, sendo testemunhas Bernardino Alves de Sousa e José Pereira Caldas de Mesquita; José Joaquim Franco e Serafim Pinto de Siqueira Cabrito atestaram que o contraente era solteiro (CA-11:6)

 

TRONCO IV

Inácio da Silva Maia e Rita Maria de Jesus, também de Minas Gerais, tiveram:

1 – Lina Maria da Conceição, filha de Inácio da Silva Maia e de Rita Maria de Jesus, casou no Amparo em 1878 com

Pedro Pires de Godoy, filho de Ana Jacinta de Godoy, sendo testemunhas Francisco Antônio dos Santos Viana e Caetano José Rodrigues (CA-7:49)

2 – José Inácio da Silva Maia, de Minas Gerais, filho de Inácio da Silva Maia e Rita Maria da Conceição, casou no Amparo em 1882 com Maria das Dores Gonçalves, filha do finado José Fernandes de Campos e de Umbelina Maria Gonçalves, sendo testemunhas Manuel José de Almeida e Manuel José Gomes (CA-10:13/13v)

TRONCO V

 

V –  Romão da Silva Maia, filho de Joaquim da Silva Maia e de Ana Maria de Jesus, casou no Amparo em 1882 com Mauriciana Maria de Jesus, filha de José Maia Netto e de Francisca Ferreira Bicudo, sendo testemunhas Joaquim Pereira Cardoso e Alfredo Pereira Barros (CA-10:13v) Vitorino Ferreira comprou oficina de ferreiro de Romão da Silva Maia, em Entre Montes , em 1889. Dias depois foi multado por falta de licença. (Atas, 6:363)

Comments are closed.