SILVA COELHO
TRONCO
O Capitão José Antônio da Silva Coelho, natural de Portugal, morador de Atibaia, foi casado 3 vezes: a primeira com Maria da Conceição Veloso, filha de Tomé Rebelo Pinto (Título MACIEIS de Silva Leme, 8:170); a segunda vez com Cristina Maria Franco, filha do Guarda-Mor Lourenço Leme de Brito, viúva de João Pessanha Falcão (Título PIRES de Silva Leme); e a terceira foi Maria Gertrudes Franco, filha de Antônio da Silva Ortiz e de Maria Franco de Godoy (SL, 1:306, 5-2). Segundo informa Jolumá Brito (História da Cidade de Campinas, 3:75), o capitão Silva Coelho teria sido o primeiro lavrador a usar arado na Capitania de São Paulo. Alguns de seus descendentes casaram com amparenses ou aqui viveram.
Da primeira mulher, Maria da Conceição Veloso, com quem casou em 1759, teve:
1 – Ana Vicência da Conceição Veloso, falecida solteira em 1817;
2 – Maria Felizarda da Conceição Veloso, solteira em 1782, moradora no Juqueri;`
3 – Valeriana Maria Veloso;
4 – José Antônio da Silva, solteiro em 1782.
Da segunda mulher, Cristina Maria Franco, o Capitão Silva Coelho teve:
5 – Manuela da Silva Coelho, casada com Salvador de Lima Bueno, filho de Francisco de Lima Bueno e de Maria de Oliveira Guedes (SL, 3:147, 7-2), pais de:
5.1 – Ana Francisca casada em 1828 em Bragança com José Pinto de Sousa, filho de Alexandre de Sousa Brito e de Maria da Anunciação (Tít. MORAES de Silva Leme). Com geração.
5.2 – Maria Lourença do Rosário, casada no Amparo em 1834 com Inácio José de Godoy, natural de Bragança, filho de Aleixo de Godoy e de Gabriela de Sousa
5.3 – Antônio da Silveira César, casado em 1836 no Amparo com Manoela Maria, filha de Joaquim Pedroso de Moraes e de Maximiana Maria de Oliveira (Título MORAES de Silva Leme, 3: 20/21), pais de:
5.3.1 – José Antônio da Silveira, casado em 1860 com Francisca Maria da Conceição, de Bragança, filha de Joaquim José Bueno e Gertrudes Maria de Jesus;
6 – Manuel Vicente da Silva, casado em Atibaia com Ana Jacinta, filha do Alferes Jacinto José de Araujo Cintra e de Maria Francisca Cardoso. Ana Jacinta era irmã de Antônia Bernardina, e portanto, cunhada do Alferes José Desidério Pinto.
7 – Emerenciana da Silva Franco, casada em 1805 com José de Lima Bueno (SL, 3:148)
8 – Cândida Maria da Silva, casada em Bento de Lima Bueno (SL.3:148)
Da terceira mulher Maria Gertrudes Franco, o Capitão Silva Coelho teve:-
9 – Antônio, batizado em 1794
10 – Ana Maria, casada com João Pessanha Falcão, natural de Itu, filho da segunda mulher de seu pai, Cristina Maria Franco, com seu primeiro marido João Pessanha Falcão.
11 – Joaquim, batizado em 1798
12 – Ajudante José Antônio da Cunha, que casou em 1823 em Atibaia com Maria Franco do Carmo, filha do Capitão Antônio da Cunha Abreu.