RODRIGUES LOPES

 

TRONCO  I

 

I –  Capitão Pedro Rodrigues Lopes, casado com Gertrudes Maria da Conceição, filha de Policena Maria de Oliveira, mencionados por Silva Leme, 3:153 (6-12 e 7-1), moradores em Amparo, onde foram padrinhos de batizado em 1829 (mas também foram padrinhos em Bragança de um recém-nascido amparense em 1832). Pedro Rodrigues Lopes já era falecido em 1856, quando Gertrudes Maria da Conceição declarou ao Registro Paroquial de Terras a propriedade de um sítio na Boa Vereda. Pedro e Gertrudes tiveram:

1 –  Ana, batizada em Bragança em 1831.

 

NOTA; – Ao que tudo indica, o Capitão Pedro Rodrigues Lopes foi genro de Policena Maria de Oliveira, viúva de Joaquim José de Faria Lima, a qual faleceu no Amparo  em 1830, aos 42 anos de idade, e foi sepultada em Bragança. Ela  deixou duas órfãs mentecaptas, Manuela e Maria, mencionadas em 1855, as quais possuiam terras no bairro do Bom Retiro, em Amparo, declaradas por seu tutor Luís Gonzaga de Morais. Policena Maria de de Oliveira (ou de Jesus) foi filha do Capitão Mor de Bragança Jacinto Rodrigues Bueno, e era cunhada do Capitão Mor, também

de Bragança, João da Rocha Lima (SL, 3:150 (6-10) e 9:121 (6-12). Joaquim José de Faria Lima, já era falecido antes de 1830, ano em que Policena  morreu em estado de viuvez.

 

TRONCO II

Ascenço Rodrigues Lopes foi casado com Maria da Cunha do Prado, filha de Belchior da Cunha Barregão e de Antônia Furtado (SL, 3:32 e 7:334). Ascenço e Maria tiveram, entre outros, o filho João Rodrigues da Cunha, o qual, por sua vez teve de Josefa Pedroso de Siqueira, sua primeira mulher, a filha:

1 – Gertrudes Maria de Jesus, que se casou em 1788 em Atibaia com Salvador Gonçalves Teixeira, filho de Antônio Gonçalves Teixeira e de Esperança Pinheiro (SL, 2:21). Tiveram q.d.:

1.1 – Rosa Maria da Conceição, que se casou em primeiras núpcias com Inácio Alves de Oliveira, natural de Bragança, filho de Manuel Vieira Sardinha e Joana Nunes de Siqueira. Inácio e Rosa Maria lavraram testamentos em Amparo em 1844 (1ºof. 1:71 e 77). Rosa Maria da Conceição, depois de viúva, casou-se com Antônio Pires de Godoy Jorge, influente político em Amparo, onde foi vereador e um dos líderes do Partido Liberal. Rosa Maria não teve filhos de nenhum desses enlaces.

Comments are closed.