RODRIGUES DE ARAÚJO

 

TRONCO  I

 

I –  Diogo Rodrigues de Araújo, casado com Gabriela Maria de Jesus, filha de Maria Pires, padrinhos de batizado em 1834 no Amparo, moraram algum tempo em Itatiba, mas tiveram propriedades em Amparo. Em 1861 Diogo e sua mulher Gabriela venderam a Hermelindo Pupo Nogueira uma “parte de terras no sítio de sua finada sogra e mãe Maria Pires, no Bairro da Areia Branca”. Diogo e Gabriela foram pais de:

1 – Crispim, batizado em 1835; é Crispim Rodrigues de Araújo, cuja viúva Maria Bueno de Moraes se casou no Amparo em 1875 com Antônio Manuel Rodrigues, viúvo de Gertrudes Maria de Jesus (CA-7:3). Crispim e Maria Bueno foram pais de:

1.1 –  David Bueno de Godoy, filho do falecido Crispim Rodrigues e de Maria Bueno de Moraes, casou no Amparo em 1882 com Úrsula Iria de Campos, filha de Antônio Pires Cardoso e Maria Iria da Conceição, sendo testemunhas David Antônio Gonçalves e José Pereira Caldas (CA-10:20)

2 – Marcelino Rodrigues de Araújo, batizado em 1838, sendo padrinhos Antônio Gonçalves da Rocha e sua irmã Delfina Gonçalves, casou no Amparo em 1856 com Firmina Maria de Jesus,  sua parente em segundo grau, filha de Francisco Gonçalves da Rocha e de Maria Rita, esta já falecida. Marcelino Rodrigues de Araújo e sua mulher Fermiana Maria de Jesus venderam em 1875 a Manuel Maria Heitor terras na Bocaína, havidas por herança de sua tia Úrsula Delfina Gonçalves (1ºof. 34:122v).

Marcelino e Firmina (ou Fermiana ou Francisca, como aparece grafado num texto) tiveram:

2.1 – Francisca Rodrigues de Araújo, filha de Marcelino Rodrigues de Araújo e de Fermiana Maria de Jesus, casou no Amparo em 1882 com Júlio Antônio Franco, viúvo de Gertrudes Maria de Jesus, sepultada em Amparo, sendo testemunhas Antônio José de Miranda e Emílio Francisco Rodrigues (CA-10:17v);

2.2 – José Rodrigues de Araújo, filho de Marcelino Rodrigues de Araújo e de Fermiana Maria de Jesus, casou no Amparo em 1886 com Ambrosina Maria de Jesus, filha do finado Domingos José da Silva e de Gertrudes Maria de Jesus (CA-11:31/31v);

2.3 – Balbina Maria de Jesus, filha de Marcelino Rodrigues de Araújo e de Francisca Maria de Jesus, , casou em 1886 com Claudino Pereira de Oliveira, viúvo de Maria Rosa de Jesus, sepultada em Amparo sendo testemunhas Berbino da Silva Leme e Francisco Idalgo Leite (CA-11:37)

3 – Serafim Rodrigues de Araújo, batizado em 1840, sendo padrinhos Francisco José de Macedo e sua mulher Ana Maria de Jesus (BA-3:83v); casou em 1859 com Ana Francisca (ou Ana Maria da Conceição, como também aparece no texto do assento), filha de Henrique Joaquim Pereira e de Teodora Maria de Jesus;

4 – Rosa Maria da Conceição, itatibense, que  casou no Amparo em 1851 com Salvador Bueno de Oliveira, de  Campinas, filho de Jacinto Bueno de Oliveira e de Ana Francisca do Monte.

5 – João Rodrigues de Araújo, casado no Amparo em 1862 com Francisca Maria de Jesus, filha de Anastácio Alves Barbosa e de Gertrudes Leite da Silva. Tiveram q.d.:

5.1 – Amélia Maria de Jesus, filha de João Rodrigues de Araújo e de Francisca Maria de Jesus, casou no Amparo em 1875 com Francisco Alves dos Santos, filho de Salvador Alves dos Santos e de Gertrudes Maria de Jesus (CA-7:5)

6 – Gertrudes Maria de Jesus, casada em 1864 com José Rodrigues de Godoy, de Campinas, filho de Antônio Rodrigues de Godoy e Maria Cardoso.

7 – Manuel Rodrigues de Araújo, casado em 1865 com Francisca Maria de Jesus, filha de Manuel Jacinto da Conceição, de Bragança, e Ana Maria de Jesus.  Manuel Rodrigues de Araújo, então morador de Serra Negra, já viúvo de Francisca Maria de Jesus, casou no Amparo em 1867 com Teresa Maria das Dores, filha de João de Oliveira e Teodora Maria de Oliveira, esta já falecida. (CA-5:116) Teresa Maria de Jesus, já viúva de Manuel Rodrigues de Araújo, casou no Amparo em 1884 com Francisco Franco Penteado, viúvo de Gertrudes Maria de Oliveira (CA-10:36v/37).

8 – Maria Cândida da Conceição, filha de Diogo Rodrigues de Araújo e Gabriela Maria de Jesus, casou no Amparo em 1869 com José Sabino Rodrigues, de Mogi Guaçu, filho de Joaquim Rodrigues da Fonseca e de Maria Cândida da Conceição. (CA-6:6)

9 – José, batizado em 1854, sendo padrinhos Anastácio Alves Barbosa e Gertrudes Leite da Silva (BA-5:135v)

Comments are closed.