ROCHA FRANCO
TRONCO GERAL
Miguel Ribeiro Cardoso, casado em 1772 em Atibaia com Maria Franco de Siqueira, foram pais de
Tronco I – Cristina Maria, casada com Inácio Franco da Cunha
Tronco II – José da Rocha Franco, casado com Custódia Maria Corrêa
Tronco III – Rosa Maria Félix, casada com José de Siqueira Cardoso
TRONCO I
Uma das origens deste sobrenome na nossa região começa com Inácio Franco (da Cunha,segundo Silva Leme, 1:465, e irmão de Rosa Maria Félix, uma das matriarcas amparenses, casada com José de Siqueira Cardoso, filho de João de Siqueira Alvarenga, o que inclui a família Rocha Franco dentre o numeroso grupo de atibaienses que para cá se deslocou em princípios do século XIX). Foi casado com Cristina Maria, filha de Miguel Ribeiro Cardoso e de Maria Franco de Siqueira. Foram moradores de Atibaia, e tiveram o filhos:
1 – Joaquim Alves do Amaral (omitido por Silva Leme), nascido em Atibaia, o qual casou em Mogi Mirim em 1822 com Maria Domingues, natural de Bragança, filha do Sargento Manuel de Almeida Bueno e de Juliana Domingues. Pais de:
1.1 – José da Rocha Franco, natural de Mogi Mirim, casado no Amparo em 1842 com Cristina Maria de Jesus, natural de Bragança, filha de Lino Pires de Oliveira e de Maria Joaquina de Moraes (SL, 7:211).
2 – José Franco Cardoso, casado em 1817 com sua prima Gertrudes Franco Cardoso, filha de José da Rocha Franco e de Custódia Maria Corrêa;
3 – Maria Francisca Cardoso, casada com seu primo Vicente da Rocha Franco, irmão da Gertrudes precedente;
TRONCO II
José da Rocha Franco, morador de Atibaia e depois de Mogi Mirim e Serra Negra (e homônimo de outro, seu sobrinho-neto), era filho de Maria Franco de Siqueira e de Miguel Ribeiro Cardoso, ambos de Atibaia (Silva Leme, Genealogia, 2:289). José da Rocha Franco foi casado em 1790 em Atibaia com Custódia Maria Corrêa (ou “de Jesus”), filha de Caetano Domingues Paes e de Maria Corrêa. José e Custódia foram pais de:
1 – Constância Cardoso, casada em 1820 em Mogi-Mirim com Antônio Bueno de Camargo, natural de Bragança, filho do Sargento Manuel de Almeida Bueno e de Juliana Domingues;
2 – Generoso Franco de Morais, natural de Atibaia, casou em 1830 em Serra Negra com Gertrudes Maria de Jesus, também de Atibaia, filha de Gabriel Domingues de Siqueira e de Rosa Maria de Jesus;
3 – Senhorinha Maria, natural de Atibaia, casou em 1830 em Serra Negra, com Frutuoso José de Toledo, natural de Bragança, filho de Antônio Mendes do Couto e de Teresa Maria de Jesus.
4 – Manuel João de Godoy, casado em 1827 com Maria Gonçalves da Cunha, filha de Ivo José de Moraes e de Gertrudes Álvares (SL,2:289/290) ;
5 – Maria Rosa, casada em 1811 com Inácio Gomes Cardoso (SL, idem)
6 – Vicente da Rocha Franco, casado com Maria Francisca Cardoso, filha de Inácio Franco da Cunha e de Cristina Maria Cardoso. Foram pais de
6.1 – José Francisco da Cunha, natural de Mogi Mirim, casado no Amparo em 1842 com Maria Cândida de Sousa, filha de Lino Pires de Oliveira e de Maria Joaquina de Moraes;
7 – Dionísia Franco Cardoso, casa em 1816 em Atibaia com seu primo Teodoro da Silva Pinto, filho de Antônio da Silva Pinto e de Rosa Franco (SL, idem)
8 – Gertrudes Franco Cardoso, casada em 1817 em Atibaia com José Franco de Camargo, filho de Inácio Franco da Cunha (SL, idem)
9 – Dorotéa Cardoso, batizada em 1806 em Atibaia (SL, idem), casou em Mogi Mirim em 1822 com José Domingues de Siqueira, natural de Bragança, filho de Gabriel Domingues de Siqueira e Rosa Maria de Jesus. (CM-1:34)
10 – Bebiano da Rocha Franco, casado em 1831 em Serra Negra com Joaquina Bueno, filha de Manuel de Almeida Bueno e Juliana Domingues.
TRONCO III
Veja SIQUEIRA DE ALVARENGA – Tronco IV
TRONCO IV
IV – O Ajudante Daniel da Rocha Franco era filho de Jerônimo de Godoy Moreira e de sua primeira mulher Maria Joaquina Pedroso, neto paterno do Tenente José de Godoy Moreira e da primeira mulher deste Isabel Cardoso Franco, neto materno do Alferes Lourenço Franco da Rocha e de Francisca Margarida Pedroso (SL, 6:13/15). Daniel se casou em 1815 em Atibaia com Francisca Pedroso Bueno, viúva de Antônio Ferreira de Meireles, filha de Mariano Bueno e de Catarina Pedroso. Daniel era aparentado com João Modesto da Cunha Franco, tronco dos CUNHA FRANCO em Amparo.
O casal Daniel e Francisca teve:
1 – José Joaquim Franco da Rocha, casado em 1832 no Amparo com Maria Rosa da Silveira, filha de Francisco da Silveira Franco e de sua primeira mulher Ana Gertrudes de Campos, pais de:
1.1 – Albino Franco da Rocha
1.2 – Maria Salomé da Silveira, casada com Antônio Pedro Xavier, filho do Tenente Pedro Antônio Xavier e de Maria Benedita de Oliveira (geração em SL, 1:109). Maria Salomé voltou a se casar, já viúva, em 1878, com Pedro Nolasco da Silveira. Maria Salomé e Antônio Pedro Xavier tiveram:
1.2.1 – Francisca Xavier da Silveira, casada com Querubim de Alencar Cintra, filho do falecido Barão de Campinas, Joaquim Pinto de Araujo Cintra. Pais de:
1.2.1.2 – Rui
1.2.1.2 – Hugo
1.2.1.3 – Elza, casada
1.2.1.4 – Ivo
1.2.1.5 – Vera
1.2.1.6 – Agar Xavier Cintra, casada com Ralph Gordon Sutherland, pais de:
1.2.1.6.1 – Maria Rita;
1.2.1.6.2 – Luiz
1.2.1.6.3 – Vera.
1.3 – Ana Franco da Silveira, casada com o Major Antônio José Alves Cordeiro, viúvo de Francisca Eugênia Pinto Ferraz, filho do Capitão Custódio Manuel Alves, natural de Portugal, e de Ana Maria Novais Cordeiro (geração da primeira mulher em SL, 2:425). Tiveram:
1.3.1 – José Pedro Alves Cordeiro, casado com Almerinda Goulart;
1.3.2 – Maria Amélia da Silveira, casada com Salvador José de Miranda, filho de José Manuel de Miranda. Com geração.
1.3.3 – Ana Emília da Silveira Smith, casada no Amparo em 1882 com Walter Frederico Smith, protestante anglicano, natural da Irlanda, filho de Francisco Eduardo Smith e Sofia Smith; sem geração (CA-10:15/15v).
1.3.4 – Joaquim Cordeiro, comissário de café em Santos, casado com Francelina da Silveira Cordeiro, filha do Comendador Joaquim da Silveira Melo e de Ana Teolinda da Silveira, de S. Roque; pais de:
` 1.3.4.1 – Homero Cordeiro
1.3.4.2.- Lauro Cordeiro
1.3.4.3 – Zita
1.3.5 – Isabel da Silveira Campos, casada com Joaquim de Oliveira Campos, filho de João Xavier de Oliveira e de Gertrudes da Silveira Campos. Com geração.
1.3.6 – Amador Cordeiro, falecido solteiro
1.3.7 – Constança Cordeiro, casada com Rafael Galvão Prestes, filho de Francisco de Oliveira Prestes e de Francisca……… Com geração.
1.3.8 – Carlota Cordeiro, casada com o doutor José Leite de Sousa, filho do Coronel Luís Leite
1.3 9 – Adalberto Cordeiro, estudante de engenharia em 1904;
1.3.10 – Rafael Cordeiro, estudante secundarista em 1899 em S.Paulo.
1.4 – José Joaquim Franco da Rocha, casado com maria Isabel Galvão Bueno, filha do Capitão Francisco Mariano Galvão Bueno e de Alexandrina Ortiz; pais de:
1.4.1 – Francisco Franco da Rocha, diretor do hospício de alienados de Juqueri (hoje cidade de Franco da Rocha, em sua homenagem), casado com Leopoldina Lorena Machado. Com geração.
` 1.5 – Gertrudes da Silveira Franco, casada com Conrado Marcondes de Albuquerque, comerciante e financista em Amparo. Em 1891 o casal morava no Largo do Rosário, n. 30. Pais de:
1.5.1 – Antônio Conrado Marcondes de Albuquerque, falecido aos 90 anos em Santos. Com geração.
1.6 – Florêncio Franco da Rocha, casado com Maria Luísa, filha de Antônio de Sousa Melo e de Carolina Leopoldina Aranha. Sem geração.
1.7 – Francisca, falecida solteira.
– Veja também FRANCO DA ROCHA