O Oráculo de Delfos está de férias, mas o Oráculo das Onças e Taquaruçu assume, para acabar com o sossego dos numerosos candidatos às próximas eleições. O Oráculo das Onças e Taquaruçu, porém, não faz previsões; limita-se a lembrar que a política é cheia de surpresas. Mencionam-se vários episódios em que as coisas desandaram sem aviso prévio:
– 7 de setembro de 1822 – o próprio herdeiro do trono de Portugal se irrita com as Cortes de Lisboa e proclama a Independência do Brasil.
-1830 – o mesmo príncipe, agora imperador, se aborrece com a política e abdica ao trono.
– 15 de novembro de 1889 – a nação assiste estarrecida a uma nova mudança de rumos – um general asmático, levanta da cama e proclama a República.
– 1891 – o mesmo general briga com o Congresso e renuncia.
– agosto de 1914 – um atentado em Serajevo, mata o herdeiro do trono da Áustria – começa a Primeira Guerra Mundial – acaba a “belle èpoque” e o mundo muda – 20 milhões de mortos.
– outubro de 1929 – quebra a Bolsa de Nova York – o mundo muda de novo – dez anos de crise e novas guerras.
– 1930 – o presidente da Paraíba, João Pessoa, candidato a vice-presidente pela oposição é assassinado por motivos pessoais –
– outubro de 1930 – a oposição deflagra a Revolução Liberal – o governo de Washington Luís é derrubado. Acaba a República Velha e o Cardeal Leme, filho de amparense, dá a extrema- unção ao regime.
– 9 de julho de 1932 – eclode em São Paulo a Revolução Constitucionalista – Amparo sofre bombardeios da artilharia e da aviação governista – um mês de combates dentro do município – vários jovens amparenses morrem na luta.
– 1935 – eclode no Rio de Janeiro e em algumas capitais do Nordeste uma intentona esquerdista, causando dezenas de vítimas.
– 10 de novembro de 1937 – Getúlio, sem aviso, fecha o Congresso e instaura uma ditadura totalitária, o “Estado Novo”. O próprio Ministro da Justiça, Vicente Rao, é preso..
– 29 de outubro de 1945 – com as eleições já à vista, as Forças Armadas derrubam Getúlio e garantem o pleito. Desta vez quem foi apanhado de surpresa, foi o próprio Getúlio…
– 22 de março de 1952 – o quase desconhecido deputado Jânio Quadros vence esmagadoramente as eleições para Prefeito de São Paulo.
-5 de agosto de 1954 – um pistoleiro atira em Carlos Lacerda, mas mata o major Vaz, da Aeronáutica – A crise leva Getúlio ao suicídio.
– 11 de novembro de 1955 – sob o pretexto de garantir a posse dos eleitos, o ministro da guerra, General Lott, derruba sucessivamente os presidentes Carlos Luz e Café Filho.
– Carnaval de 1956 – Dois oficiais da Aeronáutica, Veloso e Lameirão, apoderam-se de dois aviões e dominam várias bases militares na Amazônia, com o apoio de alguns sargentos e de moradores locais, instalando uma capital rebelde em Jacareacanga.
– 1958 – Raul Fagundes se eleje Prefeito de Amparo, enfrentando poderosas coligações.
.- 25 de agosto de 1961 – O presidente Jânio Quadros, por motivos ignorados (…), renuncia e parte para um auto-exílio.
– setembro de 1961 – para surpresa geral da nação, o parlamentarismo é adotado como solução para a crise da renuncia.
– 31 de março de 1964 – as coisas estavam quentes, mas ninguém esperava que fosse Minas Gerais quem se revoltasse e derrubasse Jango.
– outubro de 1965 – Ato Institucional n. 2 – para evitar que as oposições chegassem ao poder.
– 5 de dezembro de 1968 – Ato Institucional n. 5 – acaba com o resto de liberdade no país.
– 31 de agosto de 1969 – é divulgada a notícia de que o presidente Costa e Silva estava muito doente, incapaz para o cargo. O poder acaba na mão de um desconhecido: o general Garrastazu Médici.
– outubro de 1974 – o povo aniquila nas urnas a ARENA, partido do governo militar.
– 1984 – O presidente eleito Tancredo Neves morre de modo não muito claro – o vice-presidente José Sarney assume.
– 1985 – Plano Cruzado surpreende a nação e aparentemente dá certo, mas só por alguns meses…
– 1988 – José Carlos de Oliveira vence as eleições em Amparo.
– 1991 – O Plano Collor assusta e enlouquece parte da população.
– 1992 – Delação de Pedro Collor, irmão do presidente, gera um pedido de impeachment e Fernando Collor acaba derrubado.
– 2002 – O assassinato dos prefeitos de Campinas e Santo André surpreende o país, principalmente porque continuam envoltos em mistério
– 11 de setembro de 2002 – atentado terrorista derruba as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York.
Siga-nos!
Facebook: Os Amparenses
#OsAmparenses #GenealogiaAmparense #HistoriaAmparense