PIRES PIMENTEL
TRONCO I
I – Vicente Pires Pimentel, filho de João Pires Pimentel e de Ana de Godoy Moreira, moradores de Atibaia, casou nessa vila com Maria Gertrudes Franco, filha do Capitão Crispim da Silva Franco e de Isabel Cardoso da Silveira (SL, 8:255 e 2:269); Vicente (meu tetravô materno) era irmão de Pedro Vaz Pires (meu tetravô paterno) e tio de Aleixo José Pires de Godoy (meu trisavô paterno) e faleceu em 1798 em Atibaia e teve 7 filhos:
1 – Antônio Pires Pimentel, casado com Joaquina Maria da Conceição; devem ser os pais de (pode ser filho do 2.1 adiante, que é homônimo deste):
1.1 – Joaquim Antônio dos Santos, natural de Jundiaí e morador de Itatiba, casado no Amparo em 1837 com sua parente Ana Pires de Godoy, filha de João Pedro de Godoy Moreira e de Ana (sic) Pires de Ávila (há grande possibilidade de Joaquim Antônio dos Santos (o qual mais tarde mudou o nome para Joaquim Franco de Camargo) seja filho do Antônio Pires Pimentel de número 2.1 adiante. Nesse caso, além de irmão de João Pires Batista, seria também seu concunhado.
2 – José Pires Pimentel, casado em 1803 em Atibaia com Escolástica Maria, filha do alferes Antônio Gonçalves dos Santos e de Ana Maria da Conceição (encontramos também José Pires Pimentel casado com Francisca Domingues, pais de Lourenço Pires de Camargo, este casado em Serra Negra com Miquelina Maria de Jesus, e mais José Pires Pimentel casado com Teresa Maria, também em Serra Negra; por enquanto não é possível saber se se trata da mesma pessoa ou de homônimos aparentados); o casal José Pires Pimentel e Escolástica Maria teve:
2.1 – Antônio Pires Pimentel, casado com Maria Francisca da Conceição, de Jundiaí; tiveram:
2.1.1 – Gertrudes Maria Pimentel, casada em 1844 no Belém do Jundiaí (hoje Itatiba) com Antônio Alves Cardoso, viúvo de Ana Luísa de Moura, filho de Joaquim Alves Cardoso e de sua primeira mulher Ana Miquelina Dultra (SL,1:493);
2.1.2 – Ana Joaquina, também casada em Itatiba em 1838 com Joaquim Alves de Godoy, filho de Inácio Alves de Godoy (SL, 1:502)
2.1.3 – João Pires Batista (o Pirão), natural de Bragança, morador em Itatiba, casado no Amparo em em 1834 com sua parente Maria Pires de Ávila, natural de Bragança e moradora no Amparo, filha de João Pedro de Godoy Moreira e de Maria Pires de Ávila; com geração em GODOY MOREIRA e em PIRES DE ÁVILA. Foi omitido em Silva Leme, 8:255, mas é mencionado em outros volumes.
2.1.4 – Joaquim Antônio dos Santos (também Joaquim Franco de Camargo), casado com Ana Pires de Godoy, filha de João Pedro de Godoy Moreira (na dúvida).
2.2 – Manuel Joaquim Gonçalves, casado com Ana de Tal;
2.3 – Francisco Pires de Godoy, casado em 1836 no Amparo com Gertrudes Pires de Ávila, filha de Francisco Pires de Ávila e de Rosa Maria de Godoy; veja a descendência deste casal em PIRES DE ÁVILA.
2.4 – José Franco, casado, morador em Campinas, pai de:
2.4 .1 – Joaquim de Pontes;
2.5 – Esméria Franco, casada com Serafim Franco;
2.6 – Maria Franco, casada com Joaquim Bueno de Godoy;
2.7 – Gertrudes Franco, casada em 1844 em Itatiba com Bento Antônio de Almeida, filho de João Bicudo de Almeida e de Maria Francisca Pacheco;
3 – Ana Francisca Franco, casou em 1804 em Atibaia com José Maria Bueno, filho de José Bueno do Amaral e de Potência Bueno;
4 – Capitão Francisco Pires Pimentel, casado em 1804 em Atibaia com Esméria de Godoy Lima, filha de Antônio Soares Muniz e de Escolástica de Godoy Lima, pais de:
4.1 – João Pires de Godoy, casado em 1838 em Itatiba com Maria Francisca, viúva de José Luís;
4.2 – Manoela Soares, casada em 1835 com José Pires de Godoy, filho de Antônio Pires Pimentel e de Joaquina Isbela;
5 – João Pires Pimentel, certamente é o casado com Maria Inácia de Ávila, com quem teve
5.1 – Maria, batizada em 1839; foram seus padrinhos Antônio Pires Pimentel, casado, e Esméria de Godoy Lima, casada, ambos tios.
6 – Maria Franco, casou em 1807 em Atibaia com Inácio Pinto de Oliveira, filho de Bento Pinto Romeiro, de Guaratinguetá, e de Maria Leme de Siqueira (SL, 5:290)
7 – Gertrudes Franco, casada em 1814 em Atibaia com Lucas de Siqueira Leme, filho de Faustino Gonçalves e de Rita Bueno de Camargo.
TRONCO II
Raimundo Pires Pimentel e sua mulher Senhorinha Cardoso, casal que viveu algum tempo em Santa Rita de Minas, onde nasceu pelo menos um de seus filhos, tiveram:
1 – Honória Cardoso, natural de Santa Rita, filha de Raimundo Pires Pimentel e de Senhorinha Cardoso, casou no Amparo em 1862 com Constantino da Silva Franco, natural de Bragança, filho de Manuel da Silva Pinto e de Delfina Fernandes da Conceição. (CA-5:19)
2 – Rita Cardoso, de Serra Negra, filha de Raimundo Pires Pimentel e Senhorinha Cardoso , casou no Amparo em 1863 com
Francisco Leite de Lima, filho de Bento José Leite e Justina Maria de Jesus. (CA-5:42v)
3 – Cândida Cardoso, de Santa Rita, filha de Raimundo Pires Pimentel e de Senhorinha Cardoso, casou no Amparo em 1866 com Antônio de Lima, filho de Maria Benedita. (CA-5:101)
4 – Maria Cardoso, natural de Santa Rita, filha de Raimundo Pires Pimentel e Senhorinha Cardoso, casou no Amparo em 1872 com Antônio de Freitas Nunes, natural de Mogi Mirim, filho de Francisco José de Freitas e Feliciana Maria de Jesus. (CA-6:46/46v)
5 – José Pires Pimentel, morador no termo de Bragança, com 56 anos de idade, natural de Santa Rita de Minas, filho legítimo de Raimundo Pires Pimentel e de Senhorinha Cardoso, testou no cartório do 1º ofício de Amparo em 5/11/1892. Nesse documento declara que foi casado em primeiras núpcias com Miquelina de Moraes com quem teve os filhos:
5.1 – José Antônio de Moraes, casado;
5.2 – Fabrícia Maria de Jesus, casada em 1871 no Amparo com José Joaquim de Freitas Nunes; este era natural de Limeira filho de Francisco José de Freitas e de Feliciana Maria de Jesus; havia sido casado em 1869 com Liziânia (ou Eliziária) Maria da Conceição, viúva de Salvador Pires da Costa, sepultado em Limeira. (CA-5:151)
5.3 – Maria, casada com Francisco de Tal,
5.4 – Antônia, casada com Antônio Moreira.
José Pires Pimentel casou em segundas núpcias com Gertrudes Maria do Espírito Santo, sem filhos. Casou a terceira vez com sua sobrinha Mariana Cardoso, filha de Francisco Leite de Lima e Rita Cardoso (1º of., 114:1). Há vários homônimos de José Pires Pimentel, inclusive um meu tio-avô, filho de João Pires Batista.
– Veja também PIRES DE ÁVILA e GODOY MOREIRA, onde se encontra outro ramo da família PIRES PIMENTEL.