PIRES DO PRADO

 

TRONCO  I

 

I –  Rosa Pires do Prado (SL, 8:292), que foi casada duas vezes, a primeira com Antônio Lourenço do Prado e a segunda com Bibiano Domingues de Oliveira. Bibiano Domingues de Oliveira era filho de Bento Domingues Paes e de Maria de Oliveira, neto paterno de Pedro Domingues Paes e de Maria Ribeiro, e neto materno de Antônio de Oliveira Preto e de Josefa Nunes Serrano, família de Mogi das Cruzes. Bibiano era irmão de Ricarda de Oliveira, que foi casada com o Sargento João Leme da Silva. Rosa Pires do Prado teve uma filha (não podemos precisar se do primeiro ou do segundo marido):

1 – Genebra Maria de Jesus, solteira, mãe de:

1.1 – Gertrudes, batizada em 1836.

 

TRONCO  II

 

II –      Salvador Pires do Prado, casado com Gertrudes Maria, foi pai de:

1 – Antônio, batizado em 1834; (talvez seja o Antônio Pires do Prado, casado com Emília Rodrigues de Freitas, filha de João Rodrigues de Freitas, casal que vendeu parte da herança ao Dr. Bernardino de Campos em 1869 – 1º of. 19:136);

2 – Salvador, batizado em 1837.

 

TRONCO   III

 

III –      Bento Pires do Prado, casado com Joana Maria de Jesus, foram padrinhos de batizados em Serra Negra em 1828. Foram pais de:

1 – Josefa Maria Bueno, que casou em Serra Negra em 1830 com Salvador Bueno de Godoy, natural de Bragança, filho de Joaquim de Camargo Pimentel e de Maria Antônia de Godoy.

Ao que parece, Bento teria tido de um casamento anterior:

2 – Pedro Pires Benito, filho de Bento Pires do Prado e de Custódia Maria de Jesus, casou em Serra Negra em 1826 com Joaquina Pinto de Oliveira, filha de Antônio Pinto Romeiro e de Maria Cardoso de Oliveira.

NOTA: Há ainda em Silva Leme, 2:49, um Bento Pires do Prado, casado com Isabel de Siqueira, falecida no Amparo em 1831, aos 50 anos, já viúva dele. Seria o próprio ou um homônimo? Parece-nos que seria um homônimo, provavelmente parente muito próximo.. Bento e Isabel foram pais de um filho Jorge.

 

TRONCO  IV

 

IV – Jacinto Pires do Prado que, segundo Silva Leme era morador de Casa Branca (SL, 7:211), já falecido em 1849, foi casado com Ana Joaquina de Sousa, filha de Francisco Vieira Sardinha e de Maria de Sousa de Moraes. Ricardo e Ana tiveram:

1 – Antônio Manuel Batista, natural de Serra Negra, que casou no Amparo em 1849 com Rosa de Sousa, amparense, filha de Ricardo Pires Cardoso, já falecido, e de Maria Rosa.

2 – José Jacinto do Prado, nascido em Mogi Mirim, casou em 1855 com Umbelina Maria Franco, amparense, filha de Generoso Cardoso de Lima e de Maria Franco de Lima.

3 – Manuel Jacinto de Godoy, casado em 1857 no Amparo com Maria Alves de Oliveira, filha de José Antônio de Siqueira e de Gertrudes Alves de Oliveira.  (CA-3:69v)

4 – Maria do Carmo da Conceição, natural de Casa Branca, casada no Amparo em 1864 com Florêncio Gomes de Moraes, de Bragança, filho de Ivo Gomes de Moraes e de Ana Joaquina de Sousa.

 

TRONCO V

 

V – Joaquim Pires do Prado, casado com Maria Emília do Carmo, moradores de Itatiba, foram padrinhos de batizado no Amparo em 1834 (BA-2:32v). Mais tarde, Joaquim Pires do Prado e Maria Emília do Carmo se mudaram para o Amparo, onde foram pais de:

1 – João, batizado em 1851 no Amparo, sendo padrinhos Manuel Benito de Moraes e Maria Joaquina de Jesus (BA-5:72))

2 – Gertrudes, menor, filha de Joaquim Pires do Prado, que era dona de imóvel no Amparo em 1875 (RIA-IP, 8:35V), também deve ser filha deste tronco.

3 – Cristina Maria da Conceição, de Belém do Jundiaí, hoje Itatiba, filha de Joaquim Pires do Prado e de Maria Emília do Carmo, casou no Amparo em 1875 com João Mendes Pereira, filho de Lauriano Mendes Pereira e de Maria Joaquina da Conceição (CA-7:15v)

4 – Maria Miquelina Dutra, filha de Joaquim Pires do Prado e de Maria Emília do Carmo, casou no Amparo em 1876 com

Benedito Antônio de Campos, natural de Amparo, morador de Bragança, filho de Bibiano Antônio de Siqueira e de Rosa Maria de Campos (CA-7:21).

5 – Antônio Ortiz de Camargo, de Itatiba, filho de Joaquim Pires do Prado e de Maria Emília do Carmo, casou no Amparo em 1876 com Ana Maria de Jesus, filha de Joaquim Pereira e Antônia Maria de Jesus, sendo testemunhas Luís Antônio de Sousa Barreto e Salvador de Cerqueira César (CA-7:22)

6 – Bento Antônio de Camargo, natural de Itatiba, filho do falecido Joaquim Pires do Prado e de Maria Emília de Camargo, casou no Amparo em 1876 com Maria Francisca de Jesus, também de Itatiba, filha de Manuel Bueno de Oliveira e de Gertrudes Maria da Conceição, sendo testemunhas do ato José de Oliveira Cardoso e Joaquim Ortiz de Camargo (CA-7:23v/24)

7 – José Ortiz de Camargo, filho de Joaquim Pires do Prado e de Maria Emília do Carmo, casou no Amparo em 1877 com Luísa Maria da Conceição, filha de João Leite Ferraz e Maria Gertrudes da Conceição, sendo testemunhas do ato Antônio da Silveira Franco e Matias Alves Cordeiro (CA-7:33/33v)

Comments are closed.