PIRES DE LIMA

 

TRONCO  I

 

I – O mais antigo tronco que encontramos desta importante e numerosa família de nossa região é Vicente Pires de Lima (SL, 1:363), filho de Francisco de Camargo Ortiz e de sua terceira mulher Ana de Lima (Vicente era, portanto, meio irmão de José Ortiz de Camargo, patriarca dos Godoy Moreira de Pedreira e Amparo). Vicente foi tronco não apenas dos PIRES DE LIMA, mas também dos ORTIZ DE CAMARGO, já que muitos de seus descendentes adotaram este último apelido familiar. O próprio Vicente também era conhecido por Vicente Ortiz de Lima e Vicente Ortiz de Camargo.

Vicente casou em Bragança em 1804 com Gertrudes Franco da Silva (ou Siqueira, como aparece nos livros da Cúria) e teve desta, pelo menos, os filhos:

1 – Francisco Pires de Lima, natural de Bragança, casado no Amparo em 1837 com Maria Gertrudes de Oliveira, também bragantina, filha de José Gomes da Silva e de Tomásia Maria Pinto:

2 – Gabriel Ortiz de Camargo, natural de Bragança, casado no Amparo em 1832 com Maria Gertrudes Gonçalves, também bragantina, filha de Manuel Barcelos Leite e Escolástica Maria de Jesus. Gabriel já era falecido em 1845, quando sua viúva      casou com José Martins do Espírito Santo, natural de Jacareí, filho de João Cardoso de Oliveira e de Manuela do Espírito Santo. Gabriel e Maria Gertrudes foram pais de:

2.1 – José Ortiz de Camargo, batizado em 1834 (BA-2:45), e casado em 1852 no Amparo com Maria Gonçalves de Oliveira, natural de Atibaia, filha de José Gonçalves de Oliveira e de Liberata Maria Cardoso (CA-3:21); foram pais de:

2.1.1 – Josefa Maria das Dores, que casou em 1871 no Amparo com seu parente em 3.0 grau Camilo Gonçalves de Oliveira, filho de João Gonçalves de Oliveira.  (CA-6:34v)

3 – Maria Franco de Lima, dona de um sítio de dez alqueires no bairro do Lambedor.

 

Há uma remota possibilidade de que se trate de um homônimo, mas não podemos deixar de registrar aqui os filhos de um Vicente Pires de Lima, que também era chamado de Vicente Ortiz de Camargo, casado com Joana Maria de Jesus (RPT, 182), mesmo porque certamente se trata de um segundo casamento do tronco, já que o casal foi padrinho de um filho de Gabriel Ortiz de Camargo em 1834:

4 – Joaquim Pires de Lima, natural de Amparo, aqui casado em 1851 com Maria de Sousa Sardinha, filha de Inácio Rodrigues de Moraes e de Joaquina Maria de Cerqueira César (RPT, 117), também amparense; ao que parece, foi filha deste casal:

4.1 – Ana, menor, filha de Joaquim Pires de Lima e de Ana (sic) de Sousa Sardinha, que faleceu em 1853 (ADF, 11v)

5 – Ana Ortiz de Sousa, casada no Amparo em 1842 com José Joaquim Pereira, filho de José Joaquim Pereira e Maria Angélica; pais de:

5.1 – Delfina, batizada em 1851, sendo padrinhos Manuel Moreira César e Caetana Maria de Jesus; a mãe é chamada de Ana de Sousa Pires, mas deve ser a mesma Ana Ortiz de Sousa (BA-5:58);

5.2 –  Pedro Antônio Pereira, amparense, filho de José Joaquim Pereira e Ana “Hurtiz” (sic, por Ortiz) de Sousa, casou no Amparo em 1874 com Maria Rita da Conceição, natural da Capela Nova de Monte Sião, filha de João Mendes Bueno e Ludovina Maria de Jesus. (CA-6:74)

5.3 – Francisca, batizada em 1854, sendo padrinhos Joaquim Pires de Lima e sua irmã Francisca Maria do Carmo (BA-6:2v)

6 – Antônio Pires de Lima, batizado no Amparo em 1830, mencionado em 1856, quando declarou ser dono de terras no bairro do Lambedor. (RPT, 188).

7 – José Ortiz de Camargo,(RPT, 190), natural de Bragança, filho de Vicente Ortiz de Camargo e de Joana Maria, casado no Amparo em 1843 com Margarida de Sousa, também chamada de Margarida Rodrigues de Sousa, viúva de Joaquim Antônio de Godoy, ambos moradores de Amparo. (CA-2:63) Foram pais de:

7.1 – Ana Ortiz de Sousa, filha de José Ortiz de Camargo e Margarida de Sousa Rodrigues (CA-5:90v), casou no Amparo em 1866 com Joaquim Alves de Oliveira, filho de José Joaquim de Macedo e Teolinda Maria de Oliveira.

7.2 – Maria Celestina do Carmo, filha de José Ortiz de Camargo e de Margarida Rodrigues de Sousa, já falecida (CA-6:38v), casou no Amparo em 1871 com seu parente em 4.0 grau de consanguinidade lateral Pedro Antônio de Moraes, filho de Joaquim de Sousa de Moraes e de Ana Antônia.

8 – N……., casada com Pedro Alves de Lima (RPT, 196), donos de um sítio de 8 alqueires no bairro do Lambedor, herdado de Vicente Pires de Lima. Pedro Alves de Lima era filho de José Antônio de Oliveira e Gertrudes Maria.

9- Caetana Maria das Dores, casada em 1852 com Luís Gonçalves Teixeira, filho de João Pereira Vidal e Ana Gonçalves Teixeira.

10 – Lina Maria das Dores, casada em 1856 com José Antônio de Godoy, filho de Joaquim Antônio de Godoy e de Margarida Rodrigues de Sousa.

11 – Antônio Pires de Lima, casado em 1856 com Maria Alves de Sousa, filha de Joaquim de Sousa de Godoy e de Gertrudes Maria da Conceição.

 

Existe ainda um Vicente Pires de Lima, casado com Gabriela Pires (RPT,269), cujo parentesco não pudemos ainda identificar, mas deve ser o mesmo tronco I em um terceiro casamento.  Foram pais de:

1 – Pedro Ortiz de Camargo, casado com Ana de Sousa Sardinha; esse casal era dono em 1856 de um sítio de 29 alqueires no bairro do Lambedor, havido parte por herança de sua finada mulher Ana de Sousa Sardinha, que o herdara de sua finada mãe Gabriela Pires, e outra arte por herança de seu pai Vicente Pires de Lima.  (RPT, 269). Foram pais de:

1.1 – Gertrudes, batizada no Amparo em 1831, sendo padrinhos o Capitão José Ortiz de Camargo e sua mulher Joaquina Maria de Oliveira;  (BA-1:34)

1.2 – Manuela, batizada em 1833 (BA-2:27v)

1.3 – Escolástica, batizada em Serra Negra em 1836 (BA-2:64v)

– Veja também ORTIZ DE CAMARGO.

 

TRONCO II

II – João Pires de Lima e Gertrudes Maria de Lima foram pais de:

1 – Antônio Pires de Lima, filho de João Pires de Lima e Gertrudes Maria de Lima, casou no Amparo em 1873 com Ana Maria Cardoso, filha Manuel Vieira da Silva e Senhorinha Maria Cardoso (CA-6:60).

2 – Ana Maria de Lima, filha de João Pires de Lima e de Gertrudes Maria de Lima, casou no Amparo em 1876 com Antônio Domingues Pereira, filho de José Roberto Pereira e de Felizarda Maria do Espírito Santo (Ca-7:22).

3 – José Pires de Lima, filho de João Pires de Lima e de Gertrudes de Lima, casou no Amparo em 1879 com Ana Rosa de Jesus, filha de Serafim Pereira de Moraes e de Maria Rosa (CA-7:69)

 

Comments are closed.