PIRES DE GODOY
TRONCO I
I – Não existe propriamente um tronco masculino PIRES DE GODOY; o que temos encontrado são homônimos, descendentes de PIRES DE CAMARGO ou de PIRES PIMENTEL. Mas há alguns casos que merecem ser examinados para facilitar o trabalho dos genealogistas. Trata-se de homonimía entre alguns dos portadores desse sobrenome composto.
O primeiro é o de Francisco Pires de Godoy, nome que ostentam talvez quatro ou mais pessoas distintas:
1 – Francisco Pires de Godoy, filho de José Pires Pimentel e de Escolástica Maria, natural de Atibaia e casado no Amparo em 1836 com sua parente Gertrudes Pires de Ávila (SL,1:256 e 8:256), filha de Francisco Pires de Ávila e de Rosa Maria de Godoy; ao que parece, é o mesmo casal Francisco Pires de Godoy e Gertrudes Maria de Godoy; pais de:
1.1 – Martinha, falecida em 1852;
1.2 – Maria Gertrudes, casada com seu tio Modesto Pires de Ávila. Foram pais de:
1.2.1 – Ana, com 10 anos em 1885.
2 – Francisco Pires de Godoy, filho de Aleixo Pires de Camargo e de Josefa de Godoy, casado em 1850 no Amparo com Antônia Maria, filha de Pedro de Godoy e de Ana Maria de Lima.
3 – Francisco Pires de Godoy, casado com Manuela Nunes, pais de de Antônia, batizada no Amparo em 1830.
4 – Francisco Pires de Godoy, filho de Faustino Pires Cardoso e de Rosa Maria de Godoy, casado em 1860 com Rosa Maria de Sousa, viúva de Emílio Xavier de Andrade. Foram pais de:
4.1 – Carolina Pires de Sousa, filha de Francisco Pires de Godoy e Rosa Maria de Sousa, casou no Amparo em 1879 com José de Paula Gracez (Grasses…), filho de Manuel de Sousa Franco e de Felicidade Maria de Jesus (CA-7:73)
4.2 – Maria Júlia de Sousa, filha de Francisco Pires de Godoy e de Rosa Maria de Sousa, casou no Amparo em 1884 com
Felisberto José de Medeiros, de Iguape, filho de Salvador José de Medeiros e de Joana Maria, sendo testemunhas Francisco Rodrigues Guilherme e João Rodrigues Guilherme (CA-10:37v)
5 – Francisco Pires de Godoy e Delfina de Oliveira foram pais de:
5.1 – Balbina, batizada em 1853, sendo padrinhos José Joaquim de Macedo e Teolinda Maria de Oliveira (BA-5:118)
O segundo caso é o de José Pires de Godoy, nome usado por três pessoas diferentes:
1 – José Pires de Godoy, natural de Bragança, filho de Rafael Pires de Godoy e de Joaquina da Silveira, casado no Amparo em 1841 com Joaquina Cândida de Camargo, natural de Campinas, filha de Pedro Bueno de Oliveira e de Joaquina Maria de Jesus; pais de:
1.1 – Joaquina Cândida de Camargo, batizada em 1842, casada em 1857 com Joaquim Antônio Bueno, de Bragança, filho de Antônio Francisco Bueno e de Ana Joaquina.
2 – José Pires de Godoy, filho de Manuel Joaquim Cardoso e de Ana P. de Oliveira, casado em 1825 em Mogi Mirim com Maria Madalena de Jesus, filha de Daniel Ferreira das Neves e de Isabel de Oliveira Cardoso. Este era conhecido também como José Pires de Godoy Bueno (veja PIRES DE GODOY BUENO) e tanto ele como sua mulher já eram falecidos em 1859; foram pais de
2.1 -Frutuosa, batizada no Amparo em 1833,
2.2 – Lourenço Pires de Godoy, batizado em 1835 e casado em 1859 com Maria Rosa, filha de Bento José de Sousa e de Gertrudes Maria de Jesus;
2.3 – Joaquim Pires Cardoso, casado em 1850 com Vicência Maria de Jesus, filha de José Francisco Moreira e Maria Gertrudes Franco (CM, 1:71).
2.4 – João Pires de Godoy, casado em 1859 com Maria Francisca de Jesus, bragantina, filha de Francisco José de Sousa e de Senhorinha Maria de Jesus.
2.5 – Antônio, batizado em 1851, sendo padrinhos Joaquim Xavier Ferreira e Joana Honória de Sousa (BA-5:60v)
3 – José Pires de Godoy, filho de Francisco Pires de Ávila e Rosa Maria de Godoy, casado com Ana Francisca – veja em PIRES DE ÁVILA.
TRONCO II
II – Ana Pires de Godoy, casada com João Alves de Oliveira, pais de:
1 – Joaquim, batizado em 1834
2 – Antônio Pires de Godoy, amparense, filho de João Alves de Oliveira e de Ana Pires de Godoy, casou no Amparo em 1848 com Maria Gertrudes da Conceição, filha de José Pires Cardoso e de Gabriela Maria de Jesus
3 – Joaquim Alves de Godoy, filho de João Alves de Oliveira e de Ana Pires de Godoy, casou em 1853 com Justina Francisca de Oliveira, filha de Antônio de Oliveira Preto e Ana de Sousa;
4 – Maria Gertrudes de Godoy, casada em 1857 com João Antônio de Lima, filho de José Antônio de Lima e de Ana Maria do Espírito Santo.