PINTO ROMEIRO

 

TRONCO

 

Antônio Pinto Romeiro, natural de Bragança, embora seu sobrenome seja tipicamente do Vale do Paraíba, faleceu em Amparo em 1843 aos 90 anos de idade (Pela idade e sobrenome, é provável que ele fosse filho de Joana Pedroso e de João Romeiro Pinheiro, mencionados em Silva Leme, Genealogia, 5:292, mas ainda não encontramos provas concretas disso). Foi casado com Maria Cardoso de Oliveira, de quem teve pelo menos a filha:

1 – Joaquina Pinto de Oliveira, casada em primeiras núpcias em Serra Negra em 1826 com Pedro Pires Benito (também chamado Pedro Pires do Prado), filho de Bento Pires do Prado e de Custódia Maria de Jesus, de quem teve:

1.1 – Antônio,batizado em Serra Negra em 1828, quando os pais eram moradores no Rio do Peixe (Socorro); deve ser o Antônio Pinto de Oliveira, mencionado no Registro Paroquial de Terras em 1856. (RPT, 239)

1.2 – Eufrásia Maria de Oliveira, batizada no Amparo em 1833, mencionada em 1856 no Registro Paroquial.

Em segundas núpcias Joaquina se casou, também em Serra Negra, em 1834, com Francisco Antônio Bueno, natural de Bragança, filho de Manuel Antônio Bueno e de Gertrudes Maria de Jesus, de quem teve:

1.2 – Pedro, batizado no Amparo em 1836.

 

 TRONCO  II

 

II – O Capitão José Pedroso Pinto possuia em 1818 terras na Vargem Grande, as quais   vendeu  antes desse ano ao Alferes Antônio José Rodrigues (AAC/Rol-1818). Segundo Silva Leme, 5:291, o Capitão José Pedroso Pinto, era filho de José Pinto Romeiro, de Guaratinguetá, e de sua segunda mulher Rita Pedroso de Siqueira, com a qual se casou em Atibaia em 1753. É quase certo que fosse parente próximo do tronco anterior, mas ainda não foi possível estabelecer qual era a ligação. O Capitão José Pedroso Pinto foi casado em primeiras núpcias em 1775, em São Paulo, com Leonor Soares de Siqueira, filha de Manuel Fernandes Rosa e de Luzia Nunes de Oliveira. O Capitão José Pedroso Pinto foi casado em segundas núpcias, em 1819, em Bragança, com Francisca do Carmo Saraiva, filha de José do Carmo Saraiva e de Gertrudes Pinto. Casou uma terceira vez, já muito idoso, em 1842, com Eva Maria de Jesus, filha de AntÔnio Caetano de Matos e de Leonor Domingues.

Da primeira mulher Leonor Soares de Siqueira o Capitão José Pedroso Pinto teve:

1 – Manuel Pedroso Pinto, casado com Luzia Clara de Jesus, pais de:

1.1 – Joaquim Bento Raimundo de Sousa, natural de Bragança, que casou no Amparo em 1851 com Ana Maria de Sousa, de Mogi das Cruzes, filha de Joaquim de Lima de Miranda e de Antônia Maria de Sousa (CA-3:12)

Da segunda mulher Francisca do Carmo Saraiva, o Capitão Pedroso Pinto teve:

2 – Gertrudes Maria Pires, casada com José Joaquim de Oliveira de Ávila, pais de:

2.1 – José Joaquim de Oliveira, casado no Amparo em 1858 com Maria Gertrudes de Oliveira, filha de José Gonçalves da Rocha e de Liberata Cardoso de Oliveira. José Joaquim de Oliveira era natural de Itatiba.

2.2.- Martinho Pires de Oliveira, amparense, filho de José Joaquim de Oliveira de Ávila e Gertrudes Maria da Conceição, ambos já falecidos, casou no Amparo em 1872 com Maria Lopes de Jesus (provavelmente é a mesma conhecida como Maria Joana de Jesus), natural de Cambuí-MG, filha de Joaquim José Lopes e Joana Maria de Jesus. (CA-6:45 – 1º of. 34:8)

2.3 – N., casada com Antônio Pereira (notas do 2º ofício, 4:75/76).

2.4 – Liduína, batizada em 1844, sendo padrinhos José Ortiz de Godoy Moreira e sua irmã Leopoldina Franco, ambos solteiros (BA-4:46)

3 – José Pedroso Pinto, casado em 1842 em Bragança com Gertrudes Maria, filha de Francisco Antônio de Ávila e de Gertrudes Maria;

4 – Balbina Francisca, casada com Francisco Ramos de Araújo;

5 – Maria, casada com Manuel Camilo Ramalho, morador em Socorro, filho de Camilo José Ramalho e Maria Leme da Silva;

6 – Joaquim do Carmo Saraiva, casado em Bragança em 1847 e ali morador;

7 –  Cândido.

 

Nota:– Veja também PEDROSO PINTO e OLIVEIRA DE ÁVILA

Comments are closed.