PINTO DE MORAES

 

TRONCO  I

 

I – Antônio Pinto de Morais, viúvo de Maria Gertrudes de Jesus, casado em 1843 no Amparo com Ana Alves de Oliveira, natural de Camanducaia-MG, filha de João Alves de Oliveira e Ana Gonçalves Teixeira. As esposas eram irmãs. Tudo indica que Antônio Pinto de Moraes se casou um terceira vez em 1873 com Maria Lourença de Godoy, filha de Lourenço de Godoy Bueno e de Delfina de Godoy Bueno, mas não encontramos geração deste casamento. Antônio Pinto de Moraes era dono de um sítio no bairro dos Alves, cuja descrição informa “principia arriba do porto do rio de Camanducaia, abeirando uma cerca de caraguatá, serve de divisa, e vai divisando com Manuel Cardoso de Macedo, até dar em uma barroca, e subindo barroca acima até dar na estrada que vai desta para Socorro”. Em 23/6/1856 Antônio Pinto de Moraes e sua mulher Ana Alves de Oliveira permutaram com Joaquim de Sousa de Godoy e sua mulher Teresa Maria dos Santos duas glebas de terra no Bairro do Lambedor com parte de uma casa atrás da Igreja do Rosário, havida por Teresa pelo falecimento de Ana Guardiana Franco (1ºof.5:67v). Em 12/5/1857 Antônio e Ana Alves venderam a Francisco Pereira Padilha um sítio no Bairro dos Alves (1ºof.5:145). Em 1872 Antônio Pinto de Moraes era “inspetor de caminho” do bairro dos Farias (Atas, 3:58)

Antônio e Maria Gertrudes foram pais de:

1 – Francisco, batizado em 1840 no Amparo, sendo padrinhos Ana Gonçalves Teixeira e José Alves de Oliveira, solteiro.

Antônio e Ana Alves de Oliveira tiveram:

2 – Cândido Pinto de Moraes, amparense, filho de Antônio Pinto de Moraes e Ana Alves de Oliveira, casou no Amparo em 1867 com Manuela Domingues de Godoy, filha de Serafim de Godoy Bueno e de Maria Domingues, já falecida.(CA-5:116v)

3 – Justina Maria da Conceição, que casou no Amparo em 1868 com Fortunato     Pereira de Sousa, viúvo de Francisca de Godoy Domingues, sepultada em Bragança. (CA-5:136v) Em 1890 Justina estava viúva de Fortunato (2ºof.1:61v)

4 – Alexandre de Oliveira Pinto, filho de Antônio Pinto de Moraes e de Ana Alves de Oliveira, casou no Amparo em 1886 com Júlia Maria Ferreira, filha de José Antônio Ferreira e de Jesuína Maria de Jesus, sendo testemunhas João José Corrêa e Joaquim Egídio de Godoy Bueno (CA-11:40v – 1ºof., 96:13))

5 – Generoso Pinto de Moraes, filho de Antônio Pinto de Moraes e de Ana Alves de Oliveira, casou no Amparo em 1876 com Joana Franco de Godoy, filha de Antônio Franco de Godoy e de Francisca de Sousa (CA-7:17v)

6 – Lauriano Pinto de Moraes, solteiro em 1875 (1º of. 24:164v), filho de Antônio Pinto de Moraes e de Ana Alves de Oliveira, casou no Amparo em 1877 com Maria das Dores, filha de José Antônio de Oliveira e Cecília Maria de Jesus, sendo testemunhas Joaquim de Godoy Moreira Sobrinho e Florêncio Gonçalves de Godoy (CA-7:30)

7 – Alexandre de Oliveira Pinto, casado com Júlia Maria Ferreira. (1ºof., 96:13)

Comments are closed.