PINTO DA SILVA

 

TRONCO  I

 

I –  Antônio Pinto da Silva, filho de Salvador Cordeiro Leme e de Maria Pinto, casou no  Amparo em 1853 com (Joaquina) Maria da Silveira Franco, filha de Antônio Bueno de Godoy e de Joaquina Maria da Silveira Franco. Foram pais de:

1 – Messias Maria de Jesus, amparense, filha de Antônio Pinto da Silva,  falecido, e Maria da Silveira Franco, casou no Amparo em 1869 com Antônio  José Barbosa, de Bom Jesus do Arujá, filho de José Antônio Mariano e Angélica Maria da Conceição; (CA-5:138)

2 – Francisca Maria de Jesus, filha de Antônio Pinto da Silva, falecido, e de Maria da Silveira Franco, casou no Amparo em 1872 com José Cardoso do Prado, filho de Benedito Antônio do Prado e de Albina Cardoso. (CA-6:53v)

 

TRONCO II

II – João Pinto da Silva, casado com Ana Joaquina, também conhecida como Ana Pinto da Silva, moradores de Itatiba que migraram para o Amparo, eram proprietários de 50 alqueires de terras no bairro das Onças em 1856, adquiridas de Frutuoso de Oliveira Cardoso, confrontando com o rio Jaguari, a estrada para Amparo e com Pedro Antônio Franco, Escolástica Bueno, Joaquim Francisco de Oliveira e João Rodrigues Ferraz (RPT, 214/215). João e Ana tiveram:

1 –  Isabel, batizada em 1836 no Amparo (BA-2:66v);

2 –  Pedro Pinto da Silva, natural de Belém de Jundiaí, filho de João Pinto da Silva e de Ana Pinto da Silva, casou no Amparo em 1871 com Gertrudes Maria do Carmo, filha de José Alves do Amaral e de Jacinta Francelina da Conceição (CA-6:33v).

3 – Antônio Pinto da Silva, natural de Belém do Jundiaí, filho de João Pinto da Silva e de Ana Pinto da Silva, casou no Amparo com Joaquina Maria de Jesus, filha de Pedro Antônio de Godoy e de Maria Rita, sendo testemunhas do ato Francisco José de Godoy e João Franco de Sousa (CA-7:17v/18).

4 – Maria, batizada em 1853, sendo padrinhos José Marcelino de Toledo e Rosa Bueno de sousa, ambos de Bragança (BA-5:124)

 

NB – há um homônimo de Antônio Pinto da Silva, provavelmente seu filho, que hipotecou a Albino Alves do Amaral “uma chácara no final da Rua Direita em frente da Estação da via férrea”, em 3/12/1875 (1ºof.35:44)

 

TRONCO III

III – Lauriano Pinto da Silva e Carolina Maria da Anunciação, casal que vivia no Amparo na metade do século XIX, teve:

1 – Joaquim Antônio de Sousa, filho de Lauriano Pinto da Silva e de Carolina Maria da Anunciação, casou no Amparo em 1867 com Maria Cândida do Espírito Santo, filha de Antônio Joaquim da Silveira e de Verônica Maria do Carmo. (CA-5:118v);

2 –  Maria Francisca da Luz, amparense, casou no Amparo em 1872 com Francisco Antônio Barbosa, natural de Arujá, filho de José Antônio Mariano e de Antônia Maria da Conceição (CA-6:55).

3 – Álvaro, batizado no Amparo em 1853, sendo padrinhos José Moreira César de Vasconcelos e Maria da Silveira Franco (BA-5:131v)

TRONCO IV

Francisco Pinto da Silva e sua mulher Maria Joaquina de Andrade, moradores do Amparo, tinham terras em Mogi-Mirim, que venderam a Júlio Frank de Arruda na segunda metada do século XIX. Francisco e Maria Joaquina foram pais de:

1 – Jesuína Branco de Andrade, menor púbere à época da venda das terras (1ºof.87:99v); Jesuína Branco de Andrade casou no Amparo em 1880 com Antônio Mariano de Oliveira, viúvo de Maria Joaquina da Silva (CA-8:25).

2 – Ana, batizada no Amparo em 1851 (BA-5:66/66v)

3 – Joaquim Guedes de Andrade, natural de Nossa Senhora da Conceição, Campinas, filho de Francisco Pinto da Silva e de Maria Joaquina de Andrade, casou no Amparo em 12/11/1887 com Cândida Augusta do Amaral, filha de José Jorge Franco do Amaral e da finada Ana Augusta César, sendo testemunhas Joaquim dos Santos Carvalho e João Rodrigues Garcia (CA-12:29) Joaquim casou em segundas núpcias com Guilhermina de Tal. Teve sucessão dos dois casamentos e é ancestral de D. Escolástica Guedes Tambelini, do Capitão Dilermando dos Santos e de vários outros amparenses, inclusive de meu prezado amigo Guilherme Colli, distinto genealogista e historiador, brilhante acadêmico de direito na Faculdade do Largo de São Francisco.

4 – José Pinto Guedes, filho de Francisco Pinto da Silva e de Maria Joaquina de Andrade, casado em 1881 com  Maria Franco de Ávila, filha de José Jacinto de Ávila, já falecido, e de Felisbina Franco de Menezes,. (CA-8:32).

Comments are closed.