PEREIRA DO PRADO

 

TRONCO   I

 

I – João Pereira do Prado, filho de Isidoro Rodrigues e de Ana Felipa, natural de Bragança, casou em Mogi-Mirim em 1827 com Clara Maria (mais conhecida por Clara Maria Fagundes), filha de pai incógnito e de Efigênia Dias. João Pereira do Prado, víuvo de Clara Maria Fagundes, casou em 1841 com Ana Rosa, viúva de Theodoro de Oliveira. João Pereira do Prado, viúvo de Ana Rosa, casou em 1879 no Amparo com Mariana Maria de Jesus, filha de Cândida Maria de Jesus, sendo testemunhas João Pedro de Godoy Moreira e Bento de Godoy Moreira(CA-7:63).

João Pereira do Prado e Clara Maria Fagundes foram pais de:

1 – Gertrudes Maria, batizada em 1838, sendo padrinhos João Batista de Assis e sua mulher Mariana Maria de Jesus; casou no Amparo em 1853 com Ambrósio Roque, africano, filho de pais incógnitos;

2 – Ana Pereira de Jesus, casou em 1851 com Joaquim Rodrigues de Moraes, natural de Guarulhos, filho de Joaquina, escrava de Custódia Maria.

3 – Maria, falecida com um ano em 1841;

4 – Fidélis, batizado em 1829;

5 – José, batizado em 1833;

6 – Maria, batizada em 1840

João Pereira do Prado e sua segunda mulher, Ana Rosa Pires de Ávila, tiveram:

7 – Ricarda Pires de Ávila, que casou em 1857 no Amparo com Antônio Pires Barbosa, filho de José Lourenço de Góis e de Gertrudes Maria Pires Barbosa.

8 – Claudina Maria da Conceição, casada no Amparo em 1861 com Mateus do Prado de Moura, filho de João Pinto do Prado e de Maria da Conceição.

9 – Francisco, gêmeo do seguinte, falecido em 1854.

10 – Pedro, gêmeo do anterior, falecido em 1854 (ADF, 15v)

 

TRONCO  II

 

II –       Cândido Pereira do Prado, natural de Nazaré, filho de Manuel Pereira do Prado e de Maria Alves de Oliveira, casou em 1825 em Mogi Mirim com Umbelina de Sousa de Oliveira, filha de Roque Pedroso de Moraes e de Joana de Sousa de Oliveira. Foram pais de:

1 –  João, batizado em Amparo em 1829;  foram padrinhos Francisco Vaz Pinto e sua mulher Dionísia de Sousa de Oliveira;

2 – Maria Alves de Oliveira,, batizada em 1831, sendo padrinhos o Ajudante Pedro Antônio Nunes e sua mulher Gertrudes Maria da Anunciação; casada em 1844 com seu parente José Pinto de Oliveira, filho de Francisco Vaz Pinto e Joana de Sousa de Oliveira.

3 – Pedro, batizado em 1832, sendo padrinhos Francisco Pires de Ávila e sua mulher Rosa Maria de Godoy;

4 – Ana, batizada em 1833;

5 – José, batizado em 1835, sendo padrinhos Roque Pedroso de Moraes e sua mulher Joana de Sousa de Oliveira. (BA-2:59v);

6 – Justina, batizada em 1838 no Amparo, sendo padrinhos Francisco Antônio Pereira e sua mulher Ana Jacinta de Oliveira;

7 – Joana, batizada em 1840, sendo padrinhos Francisco de Sousa de Moraes e sua mulher Joana de Sousa de Moraes.

8 – José, batizado em 1842 (BA-4:8)

 

TRONCO  III

 

III –     Manuel Pereira do Prado, casado com Maria Alves de Oliveira, faleceu aos 60 anos no Amparo em 1839. Já estavam em Amparo em 1829 quando foram padrinhos de batismo. Aliás, segundo Jorge Antônio José, Gertrudes Maria de Jesus vendeu a Manuel Pereira do Prado em 15/3/1815 um “sítio no Camanducaia”. É, pois, um dos mais antigos povoadores do Amparo, e tem sido estudado exaustivamente pelo jovem genealogista itapirense Charles de Freitas.

Manuel Pereira do Prado, casado com Maria Alves de Oliveira  é mencionado por Silva Leme, Genealogia,1:110, 7-9; um homônimo, casado com Mariana Rosa, está mencionado na mesma página, n. 8-2:  Manuel Pereira do Prado, viúvo de Maria Alves de Oliveira, casou no Amparo em 1853 com Mariana Rosa de Oliveira, filha de Francisco de Sales Xavier e de Ana Gertrudes de Oliveira (baseado no assento de CA-3:27v  – ou ressuscitou !!! ou é um caso impressionante  de hominimia !)

É evidente que o assento de casamento de 1853 está errado ou é uma incrível coincidência de nomes. Silva Leme, infelizmente, acompanhou o erro ou não desvendou a coincidência. Não ajuda em nada neste caso. Mas, no 3:271, 6-10, ele esclarece a filiação do velho Manuel Pereira do Prado.

De qualquer modo, Manuel e Maria tiveram os filhos:

1 – Leonor Maria de Oliveira, natural de Mogi Mirim, filha de Manuel Pereira do Prado e de Maria Alves de Oliveira, casou em Mogi Mirim em 1821 com José Joaquim  Cardoso, filho de Roque José de Figueiró e de Maria Cardoso de Jesus

2 –  Isabel Alves de Oliveira, filha de Manuel Pereira do Prado e de Maria Alves de Oliveira, natural de Nazaré, casou em Mogi Mirim em 1825 com Antônio Dias de Siqueira, natural  de Mogi das Cruzes, filho de Francisco Dias de Paula e de Ana       Maria Jacinta (CM-1:75)

3 – José Antônio Pereira casado com Maria Prudência, pais de

3.1 – Ana, batizada em 1842, sendo padrinhos Francisco de Sales Xavier e sua mulher Angélica Rodrigues (BA-4:20v)

3.2 – Maria Alves de Oliveira, filha de José Antônio Pereira e de Maria Prudência de Jesus, casou no Amparo em 1852 com Manuel Pereira do Prado, filho de João Manuel da Silveira e de Maria Antônia de Oliveira (CA-3:12v)

3.3 – Ana, outra, batizada em 1849, sendo padrinhos José Pires dos Passos e Ana Gertrudes de Oliveira; Maria Prudência faleceu nesse parto(BA-5:8v).

4 – Ana Maria de Jesus, filha solteira de Manuel Pereira do Prado, madrinha de batizado em 17/9/1832 em Serra Negra.

5 – Ana Gertrudes Pereira, casada com Francisco de Sales Xavier, filho de Francisco Xavier dos Passos e de Clara Maria de Oliveira; pais de:

5.1 – Mariana Rosa, casada com um parente próximo, homônimo do avô, Manuel Pereira do Prado;

5.2 – Maria Rita dos Passos, casada com Manuel Jacinto de Godoy, de Bragança, filho de Pedro Domingues Paes e de Mariana de Godoy.

Comments are closed.