PEREIRA DE ARAÚJO

 

TRONCO  I

 

I –  Antônio Pereira de Araujo foi proprietário (ele ou um neto homônimo), antes de 1818, de terras no bairro Camanducaia, ano em que já era falecido.Por seu falecimento, essas terras ficaram em comum entre nove herdeiros. Deve ser este o que foi casado com Rita Maria de Cássia e que batizou um filho em Mogi Mirim em 1810. Pelo menos um deles era:

1 – Manuel Pereira de Araujo, proprietário de terras no Bairro Camanducaia em 1818, que não deve ser o que Silva Leme diz ter  casado com Rosa Maria (SL, 8:299).  O Manuel Pereira de Araújo do bairro Camanducaia estava em comum com outros nove herdeiros.

    2 – Domingos, batizado em Mogi Mirim em 1810.

3 – Isabel, solteira, madrinha de um batizado em Mogi-Mirim em 1811 (BM-6:3)

4 – Ana Maria Rita de Cássia, natural de Mogi Mirim, filha de Antônio Pereira de Araújo e D. Maria Rita de Cássia, casou em Mogi em 1821 com  José dos Santos Onus, natural de Mogi Mirim, filho de pai incógnito e Brígida Maria da     Conceição (CM-1:15v)

5 – Inês Maria Rita, natural de Mogi Mirim, casou em 1821 com João Batista Grojão,    natural de Mogi Mirim, filho de Francisco de Paula Pinto e Maria Inácia de Lacerda.

6 – Francisco das Chagas de Araújo, natural de Mogi Mirim, casou em 1824 com Ana Custódia, natural de Campinas, filha de José Pedro da Silva e Maria Custódia. (CM-1:59)

7 –  Antônio Pereira do Prado, natural de Mogi Mirim, filho de Antônio Pereira de Araújo e Rita Maria de Cassia, casou em Mogi em 1825 com Maria Joaquina de Oliveira, natural de Jacareí, filha de José Antônio de Oliveira e Liduína Maria        do Espírito Santo. (CM-1:67v)

 

TRONCO  II

 

II – Antônio Pereira de Araújo (que pode ser o mesmo 1.1 do tronco I, que estaria casado em segundas núpcias), casado com Esméria Franco de Oliveira, padrinhos em batizado no Amparo em 1831, em 1834 e em 1838. Antônio Pereira de Araújo faleceu em 1839 (OA-3:9v). José de  Oliveira Franco, viúvo de Maria de Oliveira Dorta, casou em 1849 no Amparo com Esméria  Franco de Oliveira, viúva de Antônio Pereira de Araújo. Esméria teve 5 filhos de Antônio Pereira de Araújo, mas já eram todos falecidos quando ela testou em 1868. Nesse documento ela nomeou seu herdeiro universal seu sobrinho Américo Antônio Pereira. (1º of.,19:70)

 

TRONCO  III

 

III –     Há um outro Antônio Pereira de Araújo, casado com Maria de Godoy (seria o mesmo em outras núpcias?), pais de:

1 – Luzia de Godoy, bragantina, que casou em 1831 em Serra Negra com Antônio Pires Barbosa, natural de Bragança, filho de Bento Pires Barbosa e de Mariana de Oliveira.

 

TRONCO  IV

 

IV –      José Pereira de Araújo, natural de Mogi Mirim, filho de Manuel José Pereira e Maria Francisca Soares, casado em 1837 no Amparo com Francisca Maria da Conceição, filha de Feliciano de Oliveira Preto e Escolástica Maria da Conceição, também natural de Mogi Mirim. Francisca, de 21 anos, mulher de José Pereira de Araujo, faleceu em 28/4/1841 (ADF, 2). José Pereira de Araújo, viúvo de Francisca Maria da Conceição, casou no Amparo em 1841 com Maria Francisca de Oliveira, filha de João Pedro de Oliveira e de Ana Cristina de Oliveira. José Pereira de Araújo e Francisca Maria da Conceição tiveram:

1 – Maria, batizada em 1839, sendo padrinhos Antônio de Sousa Melo e sua sogra Maria Benedita Aranha;

José Pereira de Araújo e sua segunda mulher Maria Teresa de Oliveira, foram pais de:

2 – Pedro, batizado em 1850. (BA-5:32v)

3 – Carolina, batizada em 1852 (BA-5:108)

 

TRONCO  V

 

V –   Bento Pereira de Araujo e de Maria da Silva foram pais de:

1 – Maria de Araujo, falecida em 1804, casada com Manuel de Sousa de Moraes, pais de:

1.1 – Antônio de  Sousa de Moraes, que casou em 1797 em Atibaia com Reginalda Domingues de Siqueira, filha de Francisco de Siqueira Leitão e de sua primeira mulher Rita Corrêa de Moraes (SL, 5:57); pais de:

1.1.1 – Maria de Sousa de Moraes, nascida em Bragança, que casou em Mogi Mirim em 1822 com João Domingos de Siqueira, natural de Bragança, filho de Manuel de Almeida Bueno e de Juliana Domingues.

1.1.2 – João de Sousa de Moraes, natural de Bragança, casou em Serra Negra em 30/11/1828 com Maria Gertrudes de Godoy,     também bragantina, filha de Joaquim Pereira de Araújo e de Rosa Bueno de Godoy (CSN, 1:2)

1.1.3 – Joaquim de Sousa de Moraes, natural de Atibaia, casado em Mogi Mirim em 12/1/1823 com Josefa de Siqueira Bueno, natural de Bragança, filha do Sargento Manuel de Almeida Bueno e Juliana Domingues.(CM-1:37)

 

TRONCO VI

 

VI – Jacinto Pereira de Araújo e Maria Pereira, casal provavelmente ligado por parentesco aos troncos anteriores, teve:

1 – Manuel Jacinto Pereira, bragantino, filho de Jacinto Pereira de Araújo e Maria Pereira, casado no Amparo em 1842 com Ana de Lima, também conhecida por Ana Rodrigues de Lima, filha de José Antônio Rodrigues e de Leonor de Moraes. (CA-2:58v). Manuel Jacinto Pereira, viúvo de Ana Rodrigues de Lima, casou no Amparo em 1861 com Marinha da Conceição, filha de José Manuel Ribeiro e de Joaquina de Oliveira (CA-5:11v). Manuel Jacinto e Ana tiveram:

1.1 – Maria Cândida de Jesus, filha de Manuel Jacinto Pereira e Ana Rodrigues de Lima casou no Amparo em 1856 com Inácio Corrêa de Moraes, natural de Nazaré, filho de Antônio Corrêa de Moraes e Florência Gertrudes, já falecidos,    (CA-3:66); pais de:

1.1.1 – Miquelina da Conceição, filha de Inácio Corrêa de Moraes e de Maria Cândida de Jesus, casou no Amparo em 1876 com José Rosa de Sousa, filho de Rosa Dias (CA-7:19v)

 

1.2 – Pedro Antônio Pereira, filho de Manuel Jacinto Pereira (não consta o nome da mãe no assento), casou no Amparo em 1869 com Eufrosina Maria de Godoy, filha de Isaias José Elias, já falecido, e de Benta Maria de Godoy (CA-6:4v);

1.3 – Gertrudes Maria da Conceição, filha de Manuel Jacinto Pereira e de Ana Maria de Jesus, casou no Amparo em 1863 com João Antônio Leme, filho de José Manuel da Costa e de Ana Francisca de Jesus (CA-5:35v);

1.4 – Emília Maria de Jesus, filha de Manuel Jacinto Pereira e de Ana Rodrigues de Lima, casou no Amparo em 1867 com José Maria de Góes, filho de Maria Joana de Góes (CA-5:124v).

1.5 – Maria Antônia de Jesus, filha de Manuel Jacinto Pereira e de Marinha de Jesus, casou no Amparo em 1878 com Antônio da Cunha Machado, filho de João da Cunha Machado e de Ana Joaquina Pinto, sendo testemunhas José Benedito da Silva e João Antônio dos Santos (CA-7:58)

1.6 – Brandina Maria de Jesus, filha de Manuel Jacinto Pereira e de Ana Rodrigues de Lima, casou no Amparo em 1879 com Mariano Pedro da Silva, filho de Antônio Pedro da Silva e de Antônia Maria de Jesus (CA-7:75)

     Manuel Jacinto Pereira e Marinha da Conceição, também chamada de Marinha de Jesus, tiveram:

          1.7 – Ana Jacinta de Jesus, filha de Manuel Jacinto Pereira e Marinha de Jesus, casou no Amparo em 1884 com Benedito Carlos da Silva, filho de João do Reino e Tomásia de Tal, sendo testemunhas Antônio Pires de Ávila e José Florêncio Pinto (CA-11:5v)

 

Comments are closed.