PEDROSO

 

TRONCO I

 

1 – José Carlos Pedroso, falecido em Amparo em 1832 aos 90 anos, casado com Escolástica Ortiz de Camargo, esta muito mais jovem, pois faleceu pouco depois aos 50 anos; o casal aparentemente era oriundo de Bragança, onde nasceram seus filhos; José Carlos e Escolástica foram pais de:

1 – Maria Gertrudes de Godoy, casada no Amparo em 1832 com Frutuoso de Sousa, filho de João Manuel Cardoso e  Joaquina Maria de Jesus. Frutuoso de Sousa, ainda solteiro, já frequentava esta região, tendo sido padrinho de um batizado em Mogi Mirim em 1815. Ao que tudo indica, ele é o mesmo Frutuoso Estilita de Sousa ou Frutuoso de Sousa Cardoso, casado com Maria Gertrudes de Godoy, que aparece em outros assentos.                     (Gertrudes, por sua vez, parece ser irmã de Josefa Maria de Jesus, filha de José Carlos Pedroso e de Escolástica Ortiz de Camargo). Frutuoso e Maria Gertrudes foram pais de:

1.1-  Maria Ortiz, batizada em 1834 (BA-2:32), casou em 1858 com José Pereira de Lima, filho de Felisberto Pereira de Moraes e de Gertrudes Maria de Jesus;

1.2 – Leopoldina, batizada em 1835 (BA-2:60)

1.3 – Gertrudes de Godoy, casou no Amparo em 1856 com Marcelino Rodrigues de Araujo, natural de Campinas, filho de Germano Munhoz de Pontes e de Maria Gertrudes de Siqueira;

1.4 – Joaquim de Sousa de Godoy, amparense, filho de Frutuoso Estilita de Sousa e de Maria Gertrudes de Godoy, casou no Amparo em 1869 com Delfina Maria de Jesus, de Campinas, sua prima-irmã, filha de Reginaldo de Lima Bicudo e de Josefa Maria de Jesus. (CA-6:4)

1.5 – Inácio de Sousa Cardoso, filho de Frutuoso de Sousa Cardoso e Maria Gertrudes  de Godoy, casou no Amparo em 1869 com Cesaria Maria da Conceição,  natural de Campinas, filha de Salvador Pedroso de Moraes e de Gertrudes Maria de Jesus. (CA-6:4v)

2 – João Antônio de Godoy, natural de Bragança, casado no Amparo em 1836 com Maria Francisca de Jesus, filha de João Manuel Cardoso e Joaquina Maria de Jesus.

 

TRONCO II

 

II – Antônio Matias Pedroso, casado com Reginalda Maria de Jesus, pais de :

2.1 – Luciano Antônio Pedroso, natural de Mogi Mirim, casado no Amparo em 1842 com Ana Teresa, natural de Bragança, filha de Francisco de Paula e Ana Maria de Jesus; pais de:

2.1.1 – José, batizado em 1843, sendo padrinhos Salvador Teles de Meneses, solteiro, e Lidobina Teresa, casada (BA-4:37v)

2.2 – Lina, natural de Amparo, batizada em 1832.

 

TRONCO  III

 

III –     Inacio Pedroso vendeu a João Queiroz Leitão, que, por sua vez, as trespassou para Salvador Vieira Machado “terras na paragem denominada Camanducaia” em 11/4/1806. Essas terras  faziam divisa com Josefa de Oliveira, viúva. O documento confirmava uma transação feita dez anos antes, segundo o historiador Jorge Antônio José informa em seu artigo “Amparo no meu caminho”. Inácio Pedroso, casado, era morador na Ressaca; e em sua casa foi exposta uma criança, Damásia, batizada em 10/10/1802 (BM-4:151) Inácio Pedroso e sua mulher Maria Pires eram pais de :-

1 – Custódia, batizada em 6/9/1800, sendo padrinhos Constantino da Silva e sua mulher Custódia Pedroso, “moradores no bayrro Camandaocaya, digo Resaca” (BM-4:115v).

Comments are closed.