PEDROSO DA CUNHA

 

TRONCO  I

 

I – Pantaleão Pedroso da Cunha, morador muito antigo do Amparo, filho de Lourenço Franco de Camargo e de sua primeira mulher Ana Franco da Cunha (SL, 1:336), casou em 1797 em Atibaia com Maria Josefa de Almeida (ou dos Prazeres), filha de Amaro Leite de Moraes e de sua primeira mulher Gertrudes Maria de Almeida. Pantaleão era neto paterno de Jerônimo de Camargo Pimentel, importante cidadão de Atibaia, e de Maria Franco do Prado (esta  filha do Capitão Lourenço Franco do Prado, um dos fundadores de Pitangui), e neto materno de João de Godoy dos Reis e de Catarina Pedroso. Pantaleão e Maria Josefa tiveram 9 filhos:

1 – Gertrudes Maria Franco, casada em 1815 em Atibaia com Modesto Antônio, filho de Antônio de Godoy Moreira e de Marinha Isbela da Anunciação; tiveram conforme Silva Leme: Modesto Antônio de Godoy, vindo de Atibaia, onde nasceu          uma de suas filhas, já estava instalado no Amparo em 1831. Modesto Antônio era filho de Antônio de Godoy Moreira (este filho do Tenente José de Godoy Moreira e de sua primeira mulher Isabel Cardoso Franco), e de Marinha Isbela, (esta filha de Francisco Xavier de Figueiredo e de Ana Joaquina). Modesto faleceu aos 44 anos em 1834. Ele e Gertrudes Maria tiveram:

1.1 – Ana Francisca Franco, que foi a segunda mulher de Francisco da Silveira Franco, filho do capitão mor do mesmo nome e de Maria Cardoso de Oliveira; em segundas núpcias Ana Francisca casou com o capitão Antônio Gonçalves de Oliveira Bueno, natural e freguês de Santa Isabel, filho de Francisco Bueno de Oliveira e de Ana Cabral. Ana Francisca Franco e Francisco da Silveira Franco tiveram:

1.1.1 –  Lucas da Silveira Franco, casado com Ana Rosa, filha de Antônio Machado de Sousa Campos

1.1.2 – Francisca da Silveira, casada com José Manuel de Miranda, de quem foi a  segunda esposa.

1.1.3 – Deolinda, casada com Bento de Oliveira Leme, filho de Pedro Lourenço Leme e Emerenciana de Oliveira (CA-5:4v).

Ana Francisca Franco e seu segundo marido Antônio Gonçalves de Oliveira foram pais de:

1.1.4 – João, batizado no Amparo em 1849, sendo padrinhos o avô paterno Francisco Bueno de Oliveira e Ana Joaquina, por procuração a Antônio José de Oliveira e  sua mulher .(BA-5:12v)

1.2 – Maria Gertrudes, casada em 1831 no Amparo com Antônio Xavier de Oliveira, viúvo de Ana Joaquina de Oliveira e filho de Cristóvão Xavier do Prado;

1.3 – João Modesto da Cunha Franco, casado a primeira vez com Maria Angélica; a segunda vez com Olímpia da Silveira Franco, filha do capitão José Lourenço Gomes e de sua segunda mulher Ana da Silveira Franco; João Modesto teve de Maria Angélica:

1.3.1 – Francisco Modesto da Cunha Franco, falecido em 1901, casado com sua tia Ana Francisca da Silveira, filha do capitão José Lourenço Gomes; pais de:

1.3.1.1 – Minervina da Silveira Franco, casada com Antônio da Silveira Franco, filho de Antônio da Silva Franco e de Teresa de Moraes (com geração em SL, tit. Moraes, cap. 2, #1, 2-1,3-2,4-7);

1.3.1.2 – Ana Emília, casada com seu parente Maximiano Pantaleão, filho de Antônio Pantaleão;

1.3.1.3 – Mário da Silveira Franco;

1.3.1.4 – Alberto da Silveira Franco;

De Olímpia da Silveira Franco, João Modesto teve:

1.3.2 – Benedito

1.3.3 – Ananias

1.3.4 – Sebastiana

1.3.5 – Vitalina, casada com Ludovico de Tal.

1.4 – Francisco Modesto;

1.5 – Escolástica Maria Franco, casada em 1841 no Amparo com Vicente Ferreira Alves Nogueira, natural de Minas Gerais, filho de João Alves Nogueira e de Lauriana Ferreira;

2 – Ana Franco da Cunha, casada em 1827 em Mogi Mirim com João Pedro de Godoy Moreira, viúvo de Inácia (e não Josefa, como escreveu Silva Leme) Pires de Ávila. Com geração em GODOY  MOREIRA.

3 – Úrsula Iria de Campos, casada em 1843 no Amparo com o capitão Francisco José Gonçalves, natural de Bragança, filho de José Gonçalves da Cunha e de Escolástica Maria. Tiveram:

3.1 – José Joaquim Gonçalves, casado com sua prima Egídia, filha de Miguel Gonçalves e de Carolina Gonçalves;

3.2 – Antônio José Gonçalves, solteiro;

3.3 – Major Francisco de Assis Gonçalves, fazendeiro em Bragança, casado com Antônia Fortunata, com geração em SL, 1:337/338

3.4 – Maria Clara, casada com Inácio Tristão da Silveira, filho de Tristão da Silveira Campos e de Ana Gabriela de Campos (com geração em SL, Tit.Pires, cap. 7, # 3, 2-1, 3-4 , 5-4)

3.5 – Joaquim Augusto de Araújo Campos, capitalista no Amparo, casado com Eulália, filha de Tristão da Silveira Campos e de Ana Gabriela de Campos; com geração;

3.6 – Ana Clara, casada com Francisco Tristão da Silveira Campos, filho de Tristão da Silveira Campos; deixou uma filha:

3.6.1 – …………

3.7 – Firmino Augusto de Campos, casado com Margarida, filha de Inácio Preto; na verdade trata-se de Margarida Gomide Cunha, filha de Inácio Gonçalves da Cunha e de Maria Antônia de Oliveira (CA-8:27/27v). Foram pais de:

3.7.1 – João Firmino de Campos, farmacêutico, morador de Jundiaí, casado com Jandira Santos de Campos;

3.7.2 – Ismênia H. de Campos, viúva de Oto H. de Campos;

3.7.3 – Otília de Campos Fray, viúva de Jorge Fray;

3.7.4 – Léo de Campos, casado com Laura Vert de Campos;

3.7.5 – Maria Augusta de Campos, casada com Murilo Mendes, secretário geral da Universidade de São Paulo;

3.7.6 – Ady de Campos Cavalcanti, casada com o Dr. Antônio Rafael Cavalcanti, médico, domiciliados em Gália;

3.7.7 – José de Campos, casado com Waltraud B. de Campos;

3.7.8 – Vovozinha de Campos Albers, casada com o Dr. Plínio Albers, médico residente em Gália;

3.7.9 – Ary, solteiro;

3.7.10 – Diva, solteira;

3.7.11 – Alice, solteira;

3.7.12 – Celeste, solteira;

4 – Maria Gabriela, casada em 1843 no Amparo com Pedro Lourenço Leme, viúvo de Emerenciana de Oliveira, filho de João Leme da Silva e de sua segunda mulher;

5 – José Pantaleão Pedroso da Cunha, morador no Rio Grande do Sul, onde se casou;

6 – Joaquim;

7 – Antônio Joaquim da Cunha Pantaleão, casado com Isabel da Silveira, filha de Jacinto Antônio da Silveira e de Brígida Marciana (SL, 1:489, tit. Buenos, cap. 1, # 8). Pais de:

7.1 – Maximiano Pantaleão, casado com Ana Emília, filha de Francisco Modesto da Cunha Franco e de Ana Francisca da Silveira. (SL, 1:339)

7.2 – Adolfo Pantaleão, casado com Maria do Carmo, filha de Luís Gonzaga da Silveira e de Escolástica da Silveira (SL, 1:339)

7.3 – Benedito Pantaleão (na dúvida – 1ºof. 103:34))

8 – Inácio Pantaleão Pedroso da Cunha, falecido solteiro;

9 – Francisco Pantaleão Pedroso da Cunha, falecido solteiro. Fez testamento em 25/7/1865, nomeado herdeiros universais Enéias Franco de Campos e Maria Franco de Campos, filhos de Miquelina Maria, “em remuneração de serviços prestados” (1ºof.13:28)

 

NB: – O texto confuso de uma escritura nas notas do 1º ofício de Amparo, 31:14v, menciona como irmãos e cunhados de Antônio Joaquim da Cunha Pantaleão: José Francisco Leite, Inácio Franco de Moraes, Ana Franco da Cunha (esta confirmada acima), Úrsula Iria de Campos (também confirmada), Maria Gabriela de Campos (também), Francisco José de Moraes Pantaleão (deve ser o Francisco Pantaleão Pedroso da Cunha, mencionado por Silva Leme), e os herdeiros da finada Gertrudes Maria Franco, esta também constante da lista de Silva Leme. A conferir…

 

Comments are closed.