OLIVEIRA VALENTE
TRONCO I
I – Os Oliveira Valente, de Monte Alegre do Sul, descendem do professor Estanislau José de Oliveira, casado com Maria Joaquina de Araújo, que foram pais de oito filhos, entre os quais Joaquina Tomásia de Oliveira, já falecida em 1842, que foi casada com Rodrigo Valente. O professor Estanislau, segundo Silva Leme, foi pai também de José Estanislau de Oliveira, Barão de Araraquara e Visconde do Rio Claro. Joaquina e Rodrigo foram pais de:
1 – Maria;
2 – Tenente Viriato Guilberto de Oliveira Valente; foi figura destacada em Monte Alegre do Sul na segunda metade do século XIX. Viriato Guilberto de Oliveira Valente foi casado com Maria Francisca Teixeira, filha do Capitão José Inácio Teixeira, e teve, pelo menos:
2.1 – Leopoldina Aurélia de Oliveira, que casou no Amparo em 1887 com Antônio Félix Ribeiro, filho de Antônio de Lima Ribeiro e de Alexandrina Maria do Espírito Santo, sendo padrinhos o Capitão José Inácio Teixeira (que presumo seja o avô da noiva) e Francisco Augusto Teixeira (CA-12:8)
2.2 – Esmeraldo de Oliveira Valente, casado em primeiras núpcias com Benedita Jorge de Oliveira Valente, e em segundas núpcias com Alexandrina Ribeiro de Oliveira Valente. Faleceu em São Paulo, onde residia, em junho de 1942, e deixou do primeiro casamento:
2.2.1 – Francisco;
2.2.2 – Lázaro;
2.2.3 – José;
2.2.4 – Faustina;
2.2.5 – Maria;
2.2.6 – Luzia;
2.3 – Maria das Dores Oliveira, casada com Egídio Jorge do Amaral, pais de:
2.3.1 – Laura Amaral Fornari, casada com Samuel Fornari; com geração.
3 – Ricardina;
4 – Leopoldina;
5 – Avelino Antero de Oliveira Valente; comprou em 1890, de sociedade com Antônio Francisco de Andrade Couto, a Fazenda São José, no Bairro dos Silveiras, que pertencia até então a José Gonçalves de Oliveira Bueno e sua mulher Maria Luísa de Camargo Bueno (1ºof.100:50).
6 – Joaquina de Oliveira Valente, casada com Joaquim Cândido Nogueira da Mota, filho do Capitão Francisco Teixeira Nogueira e de Ana Bernardina Alves (Genealogia Itapetiningana – jlnogueira.vilabol.uol.com.br);
7 – Joaquim Inácio de Oliveira, falecido solteiro;
8 – Engrácia Joaquina de Oliveira, casada em 1825(?) em Campinas com José Gomes, sem sucessão.