OLIVEIRA PRESTES

 

TRONCO I

 

I – O Alferes Antônio Joaquim de Oliveira Prestes era irmão de Francisco Mariano Galvão Bueno, ambos filhos de Joaquim Mariano de Lima, de Santo Amaro, e de Isabel Francisca Xavier de Barros (presumivelmente filha de Francisco Ferraz de Araujo e de Maria Leite Galvão de França, de Guaratinguetá). Joaquim Mariano de Lima era filho de Úrsula Pires de Lima, que casou em 1754 em Santo Amaro com Francisco Xavier de Oliveira Prestes,de quem foi a primeira mulher. Francisco Xavier de Oliveira Prestes era filho de Agostinho de Oliveira Costa, de Portugal, e de Ana da Silveira Dultra. (Silva Leme,  Genealogia, 8:462, 3-1). O Alferes Antônio Joaquim já era falecido em 1877 (1ºof. Reg.Proc. 1:3v). O Alferes Antônio Joaquim se casou com sua sobrinha Maria Perpétua de Oliveira, de quem teve:

1 – Maria Perpétua de Oliveira, casada em 1853 no Amparo com Estanislau de Oliveira Sales, que também se assinava Estanislau de Campos Sales, tio de Manuel de Campos Sales, Presidente da República. Estanislau era filho do  Alferes José de Sales Leme, por este neto de Antônio José de Matos e de Ana Custódia,e de Maria Euquéria de Camargo, e por esta neto de João Leite de Camargo Penteado e Isabel de Camargo (SL, 8:160 – João Gabriel Sant’ana, Repertório Biográfico e Genealógico Paulista, São Paulo, 1987, 575, 576); foram pais de:

1.1 – José Augusto de Oliveira Sales, casado;

1.2 – Dr. Antônio de Pádua Sales, político paulista, membro do Partido Republicano Paulista, presidente  da câmara dos deputados de São Paulo em 1902, casado com Isolina Soares, filha de José Libânio de Abreu Soares, fazendeiro no Amparo, e Custódia dos Santos, neta materna de Joaquim Quirino dos Santos e de Manuela de Oliveira.

1.3 – Francisco de Oliveira Sales, casado;

1.4 – Ana, casada com Rafael de Abreu Sampaio, filho de Bento José de Abreu Álvares e de Maria Luísa da Natividade;

1.5 – Maria, casada com seu parente Reginaldo de Moraes Sales, filho do Major Reginaldo de Moraes Sales e de Maria Francisca;

1.6 – Francisca, que foi casada com o Dr. Gabriel Dias da Silva, deputado estadual no começo da república.

1.7 – Carolina.

2 – Isabel Francisca de Oliveira Prestes, natural de São Bernardo, casou no Amparo em 1861 com Joaquim Pio Pupo Júnior, natural de Iguape, filho de Joaquim Pio Pupo e de Luíza Delfina da Trindade (CA-5:16); foram pais de:

2.1 – Benedita de Oliveira Pupo, amparense, filha de Joaquim Pio Pupo Júnior e Isabel Francisca de Oliveira Pupo, casou no Amparo em 1882 com José Germano de Sousa e Silva, natural de São Paulo, filho de Joaquim de Sousa e Silva e de Maria da Conceição Nunes e Silva (CA-10:21/21v).

3 – Antônio Joaquim de Oliveira Prestes Júnior, casado com Ana Francisca de Oliveira Campos, filha de João Xavier de Oliveira e de Gertrudes da Silveira Campos; pais de (PB, 74/90):

3.1 – Antônio Joaquim de Oliveira Prestes Neto, solteiro, músico, compôs uma mazurca, cujo manuscrito está no Museu Bernardino de Campos;

3.2 – Francisco Antônio de Oliveira Prestes Sobrinho, solteiro;

3.3 – Ana Carolina da Silveira Prestes;

3.4 – João da Silveira Prestes;

3.5 – Laura Leonor da Silveira Prestes, casada com o capitão Olimpio Barra; pais de:

3.5.1 – Ana Prestes Barra

3.5.2 – Maria Estela Prestes Barra

3.5.3 – Maria Odete Prestes Barra, casada com o Dr. José Bueno de Oliveira Azevedo

3.5.4 – Laura Prestes Barra

3.5.5 – Luís Prestes Barra, casado com Maria de Lurdes Castro

3.5.6 – Maria do Carmo Prestes Barra, casada com Marino Cardoso Mota

3.5.7 – José Prestes Barra

3.5.8 – Maria Helena Prestes Barra, casada com o professor Dr. Lívio Teixeira;

3.5.9 – José Rubens Prestes Barra, insigne genealogista, desembargador,  autor destas informações, bacharel em Direito pela USP, presidente do Tribunal de Alçada de São Paulo, casado com Maria de Lurdes Camargo Barros, filha do Dr. José Barbosa de Barros, de Campinas, e de Úrsula de Camargo Andrade; pais de:

3.5.9.1 – José Olímpio Prestes Barra

3.5.9.2 – Paulo Vítor Prestes Barra

3.5.9.3 – Paulo Américo Prestes Barra

3.5.9.4 – Maria Laura Prestes Barra

3.5.9.5 – Maria Úrsula Prestes Barra

3.6 – Joaquim da Silveira Prestes, casado com Urânia Leituga, portuguesa;

3.7 – Argemiro da Silveira Prestes, casado com Iracema Gonçalves;

3.8 – Carlos da Silveira Prestes;

3.9 – Zeferino da Silveira Prestes, falecido na infância.

4 – Capitão Francisco Antônio de Oliveira Prestes, casou no Amparo em 1862 com sua parente em 2.0 mixto ao 3.0 Francisca Maria Galvão Bueno, filha do Capitão Francisco Mariano Galvão Bueno e de Alexandrina Galvão Bueno (CA-5:26). O Capitão Francisco Antônio de Oliveira Prestes casou uma segunda vez com Luísa Delfina Pupo, natural de Iguape. São avós do Prefeito Emérito de São Paulo Francisco Prestes Maia. Do primeiro casamento com Francisca Maria Galvão Bueno teve:

4.1 – Carlos Galvão Prestes, casado a primeira vez com Durvalina Bueno; a segunda vez com Maria Catarina Bonchristiani. Com sucessão da segunda.

4.2 – Bernardino Galvão Prestes, casado com Idalina Ferraz, pais de:

4.2.1 – Dalila Prestes, casada com José Sevá.

4.3 – Dr. Rafael Galvão Prestes, advogado, fazendeiro e político, prefeito de Amparo, deputado estadual, casado com Constância Cordeiro, filha do major Antônio José Alves Cordeiro e de Ana Franco da Silveira. Com s                                             ucessão.

5 – Carolina Maria de Oliveira Prestes, natural de São Bernardo, casada em 1872 no Amparo com Joaquim Ricardo de Castro, natural de Santos, filho de Ricardo Antônio de Castro; (CA-6:46)

6 – Francisca Emília de Oliveira Prestes, casou no Amparo em 1857 com Francisco Xavier Dantas de Vasconcelos, filho do Alferes Januário José Dantas de Vasconcelos e de Gertrudes Maria da Conceição. Em 1877 Francisco Xavier deu procuração a Zeferino da Costa Guimarães e a Bernardino de Campos para vender terras a seus cunhados Antônio Joaquim de Oliveira Prestes Júnior e Joaquim Pio Pupo.

Comments are closed.