Política e Administração Pública

– 7/1/1861 – Prestam juramento perante a Câmara os Juízes de Paz eleitos: Luís Pinto de Sousa Aranha, alferes Francisco Rodrigues Borges e Antônio Pires de Godoy Jorge. (EFA, 13)

– 7/1/1861 – juramento e posse dos Vereadores eleitos em Setembro do ano anterior: Tenente José Manuel de Miranda, Presidente, Inácio José Bueno, Querubim Bertholdo de Sousa,   João Leite de Moraes Cunha, Francisco de Paula Camargo, Francisco de Assis Arantes, que se achavam presentes, tendo faltado com participação o Senhor Vereador João Evangelista de Mattos. (Atas, 1:79)***

– 7/1/1861 – Posse e Juramento dos Juízes de Paz Luís Pinto de Sousa Aranha, Francisco Rodrigues Borges e Antônio Pires de Godoy Jorge. (Atas, 1:79v)

– 26/1/1861 – O conservador Luís Vitorino de Sousa e Silva substitui o liberal José Manuel de Miranda no cargo de agente da Coletoria do Tesouro Provincial. Luís Vitorino, bragantino, foi também agente do Correio, e era casado com Hermelinda Silveira, filha do professor José Lourenço Gomes. (EFA, 27)

– 11/4/1861 – -“A Camara deliberou que o cofre desta ficasse em poder do mesmo Procurador visto a casa da Camara inda não se achar com as seguranças precisas para nella se guardar objeto de qualquer valor, e o Procurador ter as qualidades necessárias para nele confiar-se este deposito.”

(Atas, 1:87v)

– 10/7/1861 – O Fiscal propõe à Câmara “extinguir cães, cabras e porcos”, que infestam as ruas, com o uso de armas de fogo… (Atas, 1:90v/91)

– 16/12/1861 – Ofício do Juiz de Paz Joaquim Pio Pupo declarando à Câmara não poder exercer o cargo de Juiz de Paz por seu estado valetudinário. (Atas, 1:97)

Religião

– 14/1/1861 – A Câmara Municipal recebe uma Portaria do Exmo. Bispo de São Paulo mandando que esta Paróquia fique em tudo sujeita à Vara de Campinas “e de hûa vez desligada da Vara da Capital”. (Atas, 1:80v)

Amparo – Generalidades

– 1861 – Diogo Rodrigues de Araújo e sua mulher Gabriela Maria de Jesus vendem a Hermelindo Pupo Nogueira “parte de terras no sítio de sua finada sogra e mãe Maria Pires, no Bairro da Areia Branca, havido por herança dela”. (PO/LN, 7:121v)

Genealogia e Biografia

– 10/5/1861 – Joaquim Pereira Leme da Silva e sua mulher Maria Xavier de Oliveira vendem a José Luís de Moraes Melo a herança que lhes tocou por falecimento de seu sogro e pai Cristóvão Xavier de Oliveira. (PO/LN,7:95v)

 

Nota:

– As anotações que se seguem foram extraídas do Acervo dos jornais “Correio Paulistano”, franqueadas pela Biblioteca Nacional na Internet, e “O Estado de São Paulo”, ao qual tive acesso como assinante.

– A maior parte das informações que extraímos desses venerandos periódicos foram copiadas pela impressora de meu computador pessoal. Uma parte, porém, de pequeno porte, não compensava gastar papel e tinta, pelo que as copiamos à mão em pequenas cadernetas. Agora, estamos transferindo-as para este arquivo.

– Cada verbete é composto: pela data da publicação, texto, eventuais observações e comentários em itálico, e pelas siglas (CP) e (OESP), para identificar sua origem, prevendo uma futura incorporação a um trabalho maior.

– Dividimos o material coletado por assunto, dando realce aos temas de “Política e Administração Pública”, que pretendemos aproveitar numa História Política do Amparo. Outros temas, à medida que foram aparecendo também se tornaram objeto de arquivamento separado.

– Posteriormente foram agregados dados colhidos em outras fontes, como outros periódicos, cartórios, arquivos municipais, documentos eclesiásticos e obras diversas.

Siga-nos!

Facebook: Os Amparenses

#OsAmparenses #GenealogiaAmparense #HistoriaAmparense

Comments are closed.