Política e Administração Pública
– 6/2/1839 – Menção à estrada “da Atibaia para a freguezia de Nossa Senhora do Amparo”. (Corr. Off., 6/2/1839)
– 20/2/1839 – Informação “sobre a estrada que da Capela do Amparo segue à vila de Atibaia (A Phenix)
– 27/2/1839 – “Informações concernentes à ereção da Capela do Amparo a freguesia, exigidas pela Assembléia” (A Phenix)
– 27/3/1839 – “Parecer da Comissão de Estatística, Fazenda e Eclesiástica oferecendo uma resolução elevando a freguesia a Capela Curada de Nossa Senhora do Amparo”. O deputado Pacheco Jordão pediu que se dispensasse a impressão de tal resolução. (A Phenix)
– 4/5/1839 – “parecer deferindo os requerimentos de Gertrudes Maria de Godoy e de Félix Manuel Cintra contra a estrada que segue de Atibaia para Bragança e Amparo, ficando o governo obrigado a fazer verificar a boa fatura da estrada a cargo das partes que se ofereceram, afim de ficarerm só de então em diante a caro da respectiva barreira” (A Phenix).
– 8/5/1839 – Estrada de Atibaia para Bragança, Amparo e Mogi-Mirim – atalho oferecido por Jacinto José de Araújo Cintra (A Phenix)
– 9/6/1839 – Sessão de 6/3/1839 – havia sido sancionada a Resolução que elevava a Capela do Amparo a freguesia (A Phenix)
– 18/8/1839 – O Juiz de Paz Baltasar Franco Bueno preside audiência em processo movido por Inácio Correia Franco contra José Correia de Lima, e não tendo havido acordo, o escrivão Francisco José de Castro Guimarães lavrou o “Termo de Não Conciliados”. É o primeiro ato praticado no Juizado de Paz da Freguesia de Nossa Senhora do Amparo. (LPA, 1)
– 18/9/1839 – “os fingidos amigos do monarca” (liberais) foram derrotados na freguesia do Amparo (A Phenix)
– 21/11/1839 – arbitrariedades de José da Silveira Franco, capitão da companhia da Guarda Nacional de Amparo, contra Silvestre da Cunha Claro (A Phenix)
– 18/12/1839 – É feito o alinhamento do terreno de Domingos de Sousa Freire, na Rua de Baixo, com fundo até a Rua do Meio, divisando com Francisco da Silveira Franco e com Francisco Rodrigues Borges. (LP, 22v)
Escravidão
– 25/5/1839 – escravo Gabriel fugiu entre Amparo e Atibaia (A Phenix)
Religião
– 4/3/1839 – A Capela Curada de Amparo é elevada a Freguesia (Azevedo Marques, Província de São Paulo,1:46 –
OESP in 4/3/1975)
Genealogia e Biografia
– 25/7/1839 – faleceu Brás José de Oliveira em Amparo, viúvo, 60 anos (LO,3:8)
– 26/7/1839 – faleceu em Amparo Salvador de Oliveira Bueno, viúvo, 60 anos (LO,3:8)
– 18/10/1839 – faleceu em Amparo Antônio Pereira de Araújo, 36 anos, casado com Esméria Franco (LO,3:9v)
Nota:
– As anotações que se seguem foram extraídas do Acervo dos jornais “Correio Paulistano”, franqueadas pela Biblioteca Nacional na Internet, e “O Estado de São Paulo”, ao qual tive acesso como assinante.
– A maior parte das informações que extraímos desses venerandos periódicos foram copiadas pela impressora de meu computador pessoal. Uma parte, porém, de pequeno porte, não compensava gastar papel e tinta, pelo que as copiamos à mão em pequenas cadernetas. Agora, estamos transferindo-as para este arquivo.
– Cada verbete é composto: pela data da publicação, texto, eventuais observações e comentários em itálico, e pelas siglas (CP) e (OESP), para identificar sua origem, prevendo uma futura incorporação a um trabalho maior.
– Dividimos o material coletado por assunto, dando realce aos temas de “Política e Administração Pública”, que pretendemos aproveitar numa História Política do Amparo. Outros temas, à medida que foram aparecendo também se tornaram objeto de arquivamento separado.
– Posteriormente foram agregados dados colhidos em outras fontes, como outros periódicos, cartórios, arquivos municipais, documentos eclesiásticos e obras diversas.
Siga-nos!
Facebook: Os Amparenses