Religião

– 6/7/1836 – Jesuíno Leite de Sousa, natural de Mogi das Cruzes, filho de Ângelo Leite de Siqueira e de Gertrudes Miquelina Rodrigues, casou no Amparo com Maria de Sousa Freire, filha de José Gonçalves de Abreu e de Francisca das Chagas de Sousa, sobrinha do Padre Roque de Sousa Freire. Foram tios do Coronel Luís Leite. (CA-2:10)

Amparo – Generalidades

– 7/2/1836 – Falece Manuel Vaz Pinto, aos 70 anos, sendo sepultado dentro da Matriz. Era natural de Atibaia e foi um dos primeiros povoadores de Amparo. Foi casado duas vezes: a primeira com Florinda Maria de Moraes, e a segunda com Umbelina Maria. (EFA, 37)

 

 

Nota:

– As anotações que se seguem foram extraídas do Acervo dos jornais “Correio Paulistano”, franqueadas pela Biblioteca Nacional na Internet, e “O Estado de São Paulo”, ao qual tive acesso como assinante.

– A maior parte das informações que extraímos desses venerandos periódicos foram copiadas pela impressora de meu computador pessoal. Uma parte, porém, de pequeno porte, não compensava gastar papel e tinta, pelo que as copiamos à mão em pequenas cadernetas. Agora, estamos transferindo-as para este arquivo.

– Cada verbete é composto: pela data da publicação, texto, eventuais observações e comentários em itálico, e pelas siglas (CP) e (OESP), para identificar sua origem, prevendo uma futura incorporação a um trabalho maior.

– Dividimos o material coletado por assunto, dando realce aos temas de “Política e Administração Pública”, que pretendemos aproveitar numa História Política do Amparo. Outros temas, à medida que foram aparecendo também se tornaram objeto de arquivamento separado.

– Posteriormente foram agregados dados colhidos em outras fontes, como outros periódicos, cartórios, arquivos municipais, documentos eclesiásticos e obras diversas.

Siga-nos!

Facebook: Os Amparenses

#OsAmparenses #GenealogiaAmparense #HistoriaAmparense

Comments are closed.