Economia, Finanças e Negócios
– 29/12/1823 – O Ajudante Pedro Antônio Nunes e o Capitão-Mor Antônio da Cunha Lobo registraram nessa data a escritura de compra e venda, por 1:500$000, de um sítio de terras de cultura no Brumado, adquirido por cessão do Capitão Elesbão Francisco Vaz, com uma “sesmaria medida, demarcada e confirmada, com meia légua de testada e uma de fundo, cuja sesmaria parte com Francisco da Silveira Franco por baixo, e pelos lados com o rumo da sesmaria, e no fundo com o mesmo rumo e marcos que hão de existir. Testemunhas: João Evangelista de Siqueira e Joaquim Munhoz de Siqueira. (Livro de Notas n. 11 de Mogi-Mirim, fls. 44v/45v). Antônio da Cunha Lobo, sargento-mor, havia recebido em 1798 uma sesmaria na paragem do Pirapitingui, com meia légua de testada, tocando na extremidade na lagoa dos “Goambez”, no distrito da vila de Mogi-Mirim, em sociedade com o mestre de campo Francisco Xavier dos Santos, o capitão Antônio Vaz e o capitão Elesbão Francisco Vaz (RIHGB/AHU/SP, 10:33/34)
Nota:
– As anotações que se seguem foram extraídas do Acervo dos jornais “Correio Paulistano”, franqueadas pela Biblioteca Nacional na Internet, e “O Estado de São Paulo”, ao qual tive acesso como assinante.
– A maior parte das informações que extraímos desses venerandos periódicos foram copiadas pela impressora de meu computador pessoal. Uma parte, porém, de pequeno porte, não compensava gastar papel e tinta, pelo que as copiamos à mão em pequenas cadernetas. Agora, estamos transferindo-as para este arquivo.
– Cada verbete é composto: pela data da publicação, texto, eventuais observações e comentários em itálico, e pelas siglas (CP) e (OESP), para identificar sua origem, prevendo uma futura incorporação a um trabalho maior.
– Dividimos o material coletado por assunto, dando realce aos temas de “Política e Administração Pública”, que pretendemos aproveitar numa História Política do Amparo. Outros temas, à medida que foram aparecendo também se tornaram objeto de arquivamento separado.
– Posteriormente foram agregados dados colhidos em outras fontes, como outros periódicos, cartórios, arquivos municipais, documentos eclesiásticos e obras diversas.
Siga-nos!
Facebook: Os Amparenses