NOGUEIRA DA MOTA

 

A família Nogueira da Mota remonta a Tomé Rodrigues

Nogueira do Ó, da ilha da Madeira, que faleceu em Baependi, onde foi capitão-mor. Uma de suas filhas, Ângela Isabel Nogueira do Prado, casou com Domingos Teixeira Vilela, natural de Chaves, capitão em Baependi, e teve o filho Capitão Domingos Teixeira Nogueira, casado com Maria Joaquina de Sousa. Este último casal foi pai de Maria Felizarda Nogueira da Mota, que se casou com Cândido José da Mota, filho de José Antônio da Mota, tabelião no Rio de Janeiro (SL,6:396/397).

Entre outros filhos Maria Felizarda e Cândido José tiveram Fernando Maria Nogueira da Mota, que foi casado com Mariana Francisca da Mota. Fernando manteve durante algum tempo um colégio em Amparo em fins do século XIX. Teve os filhos:

1 – Dr. João Nepomuceno Nogueira da Mota, casado com Adolfina Cândida do Amaral Mota, filha de Francisco José do Amaral (SL, 4|:113). O Dr. João Nepomuceno participou ativamente da política amparense nos primeiros anos após a proclamação da República.

2 – Dr. Cândido Nazianzeno Nogueira da Mota, promotor público, deputado estadual, lente da faculdade de Direito, vereador em São Paulo. Foi casado com Clara Cândida do Amaral Mota, irmã de Adolfina. Tiveram:

2.1 – Dr. Cândido Mota Filho, ministro da Educação no governo Café Filho.

2.2 – Clara;

2.3 – Mariana;

2.4 – Cesário;

2.5 – Marina.

3 – Mariana Francisca da Mota Sampaio, casada com Francisco Galvão Sampaio, sem sucessão.

4 – Clara Adelina da Mota Sampaio, casada com Bernardo Galvão Sampaio, com os filhos:

4.1 – Carolina;

4.2 – Fernando;

4.3 – Mariana;

4.4 – Maria Antonieta.

5 – Leopoldo Augusto Ataliba da Mota, casado com Bernardina C. da Mota. (SL, 6:396)

Comments are closed.