NERY

 

TRONCO I

I – Francisco de Paula Nery, que morava em Serra Negra em 1829, casado com Joana Rosa de Sousa, transferiu-se depois para o Amparo. (Há um outro Francisco de Paula Neri, casado com Maria de Godoy Bueno, cujo filho José de Godoy Bueno casou no Amparo em 1831 com Ana Gertrudes do Espírito Santo. Talvez  este seja filho de um primeiro casamento do mesmo Francisco de Paula Neri, mas pode ser um caso de homonimia. Há também um Francisco de Paula Nery, casado com Maria Francisca, que hipotecou um sítio no Córrego Vermelho em 1866 a José Lopes de Lima, morador de Bragança – 1ºof.14:7v – Enfim, podem todos ser um só…). Francisco de Paula e Joana tiveram:

1 – José, batizado no Amparo em 1832.

2 – Claudiana de Jesus, casada em 1834 em Serra Negra com José Bueno, filho de Manuel Antônio Bueno e de Gertrudes Maria de Jesus.

3 – N….. casada com Joaquim Vieira Fajardo. Joaquim Vieira Fajardo vendeu a Generoso Domingues Cardoso em 1842 “a parte que lhe tocar no inventário de seu sogro Francisco de Paula Néri”. (1º ofício, 1:34)

 

TRONCO II

 

A origem de outro tronco PAULA NERY (se não for o mesmo anterior), é Francisco de Paula Neri casado com Maria de Godoy Bueno, que foram pais de

1 – José de Godoy Bueno, natural de Bragança, filho de Francisco de Paula Neri e Maria de Godoy Bueno, casado em 1831 em Amparo com Ana Gertrudes do Espírito Santo(CA-1:11); foram pais de:

1.1 – Francisco de Paula Neri, amparense, filho de José de Godoy Bueno e de Ana Gertrudes do Espírito Santo, que casou em 1854 com Maria Francisca, também amparense, filha de Manuel Pereira Padilha e Ana Cândida (CA-3:34v)

1.2 – Gertrudes Maria do Espírito Santo, que presumimos filha de José de Godoy Bueno, foi casada com Bento José Rosa, de Bragança, filho de José Antônio de Araújo e de Felicidade Maria. Este Bento José Rosa (ou da Rosa – se for o mesmo) casou no Amparo em 1859 com Ana Barbosa de Camargo, também bragantina, filha de Henrique Antônio Rodrigues e de Gertrudes Maria de Jesus (CA-5:2v). Gertrudes já era falecida em 1863, quando José de Godoy Bueno fez doação a seu filho Francisco de Paula Néri.

Bento José da Rosa e Gertrudes Maria do Espírito Santo, foram pais de:

1.1.1 – Marcelina, batizada no Amparo em 1852, sendo padrinhos José de Godoy Bueno e Ana Gertrudes do Espírito Santo (CA-5:87)

Comments are closed.