MUNIZ TAVARES

 

TRONCO  I

 

I – Antônio Muniz Tavares, filho de Antônio Tavares e de Maria Muniz, foi casado em Bragança em 1809 com Ana de Oliveira Dorta, filha de João Pedro da Silva e de Ana de Oliveira, sobrinha do Capitão Roque de Oliveira Dorta, considerado fundador de Socorro. Antônio faleceu antes de 1833, ano em que Ana se casou em segundas núpcias com Plácido Alves de Oliveira. Esta Ana, mencionada por Silva Leme (Genealogia, 4:327) como Ana Francisca de Oliveira, também usava o nome de Ana Pereira de Oliveira, contribuindo ainda mais para aumentar as dificuldades de qualquer pesquisa genealógica. Pode parecer que, pela data do casamento, trata-se de pessoas diferentes, mas convém lembrar que as mulheres se casavam com 12 ou 13 anos de idade e, portanto, vinte anos depois ainda estavam em condições de procriar. Por isso, entendemos que são de Antônio e Ana os filhos abaixo:

1 – Humbelina Pereira de Oliveira, natural de Bragança, casada em 1835 no Amparo com Frutuoso Alves de Oliveira, bragantino, filho de Plácido Alves de Oliveira (o qual depois de viúvo viria a se casar com a sogra de seu filho…) e de Ana Bueno de Godoy;

2 – João de Oliveira Dorta, bragantino, casado no Amparo em 1836 com Berberina Perpétua de Loreto, natural de Jundiaí, filha de Antônio José Alves Ferreira e de Maria Alves de Afonseca. (há um casal João Muniz Tavares e Berberina Franco, pais de Maria, batizada em 1843, sendo padrinhos Plácido Alves de Oliveira, casado, e Maria Franco, que pode ser este mesmo casal, com os sobrenomes modificados). João de Oliveira Dorta, víuvo por óbito de Berberina Perpétua, casou em 1850 no Amparo com Leopoldina Maria, natural de Atibaia, filha de Jerônimo José de Toledo e Maria de Oliveira. (CA-2:30) João e Leopoldina foram pais de:

2.1 – Maria, batizada em 1853, sendo padrinhos Francisco Xavier de Campos Bueno e Ana Felisbina de Oliveira (BA-5:122v)

3 – Mariana, batizada no Amparo em 1831;

4 – (Na dúvida) Teodoro Muniz Tavares, casado com Felicidade Maria de Jesus, pais de:

4.1 – Maria, batizada em 1835;

4.2 – Ana, batizada em 1837;

4.3 – Maria (outra), batizada em 1839;

4.4 – Francisca, batizada em 1842 (BA-4:12).

Comments are closed.