Notícia do “Correio Paulistano”, de 9/10/1904, do correspondente desse jornal em Franca: “…estabeleceu-se aqui ótima iluminação a eletricidade, só inferior em todo o Estado à do Amparo, segundo opinião de muitas pessoas”. Parece inacreditável, más é verdade: a melhor iluminação elétrica do Estado era a de Amparo, porque São Paulo e Campinas ainda eram iluminadas a gás… Quem estabeleceu a iluminação elétrica em Amparo foi o Banco Industrial Amparense, dirigido na época pelo coronel Pedro Penteado, bisavô do Dr. Paulo Penteado.
O Banco construiu a usina elétrica da Bocaina, de que ainda restam importantes vestígios, e instalou a rede de iluminação pública em Amparo, usando tudo o que havia de mais moderno.
É uma glória que cabe ao coronel Pedro Penteado, que também construiu a estrada entre Amparo e Serra Negra pelo atual traçado, o que permitiu o transporte de cargas entre as duas cidades em carroças e carros de boi. A estrada anterior passava por Monte Alegre e só servia para pedestres e cavaleiros, tão perigosa era.
Siga-nos!
Facebook: Os Amparenses