III – Uma Capela Curada

 

O distrito das capelas curadas se denominava “Aplicação” e era essencialmente uma divisão eclesiástica.

Entretanto, já importava em importantes conseqüências administrativas: o aglomerado urbano deveria obedecer aos códigos de posturas do município (no nosso caso, Bragança) e eram nomeadas os primeiros funcionários públicos, um fiscal e seu escrivão, além de um arruador.

Não havia atividade política formal, pois esta se desenrolava em Bragança, sede do município, mas certamente havia eleitores que votavam nas eleições municipais, tanto que Felipe Pires de Ávila foi eleito vereador em Bragança.

Alguns indícios mostram, porém, que as divisões ideológicas já se manifestavam. O verso da primeira folha do precioso livro de arruamentos, já em frangalhos na época em que a consultei e hoje desaparecida, registra uma multa aplicada a Francisco da Silveira Franco e Francisco Xavier dos Passos, patriarcas da cidade e conhecidos liberais, por dispararem tiros em comemoração a uma festa em 1830. Só podemos atribuir esse rigor do fiscal a uma provável discórdia política…

Mas em 1832 já encontramos notícia de um Antônio de Oliveira Matozinho, delegado em Amparo da Sociedade Defensora da Liberdade e Independência Nacional. Essa agremiação representava a corrente dos liberais moderados, da qual um dos chefes era o Padre Diogo Antônio Feijó, ministro da Justiça e depois regente do Império.

Em 1839 nova alteração no “status” do lugarejo: a Capela Curada torna-se Freguesia. Isso importa na criação de um Juizado de Paz, com dois juízes eleitos pela população local. Ora, eleições significam vencedores e vencidos, candidatos eleitos e candidatos derrotados… Nada melhor para acender disputas locais e criar facções políticas.

Ao que parece, é nessa época que se cria também o cargo de Delegado de Polícia, de nomeação do governo da província. Num lugarejo onde décadas antes sequer se sabia da existência do Rei, a presença de uma autoridade policial deve ter sido recebida com profunda desconfiança e gerado temores dos eventuais oposicionistas. Pior ainda, logo depois os liberais são afastados do poder e o cargo de delegado passou a ser ocupado pelo conservador Capitão Salvador de Godoy Moreira, homem rigoroso e autoritário.

As conseqüências disso logo se fariam perigosas.

Comments are closed.