José Augusto Boucault, um dos pioneiros da Imprensa Amparense
A família Boucault tem origem em Isidoro Boucault, francês, nascido em Paris em 1798, filho de João Baptista Eloi Boucault, que foi diretor geral das “Messageries Royales”, com sede em Paris, na praça de Notre Dame des Victoires.
Estabelecido em São Paulo, Isidoro Boucault, que emigrara para o Brasil, exerceu o magistério particular, ao mesmo tempo em que freqüentava o curso jurídico da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Bacharel em direito e com carta de cidadão brasileiro, o Dr. Isidoro Boucault foi nomeado promotor público de Sorocaba, mas voltou ao magistério, exercendo cadeiras de Latim e Francês em Iguape, e depois, a partir de 1849, em Mogi das Cruzes, cidade onde faleceu anos mais tarde. (OESP, 6/5/1908)
Isidoro teve vários filhos, dos quais pudemos identificar quatro, pelo menos: Carlos Boucault, diretor da Hospedaria de Imigrantes, em São Paulo, e seus irmãos Eugênio, Salvador e Guilherme Boucault.
Não temos conhecimento de nenhum membro desta família residindo no Amparo nos dias atuais, mas no passado, final do século XIX e começo do século XX, ela teve participação importante na vida da cidade. Um de seus membros, José Augusto Boucault, empresário do cinemas Variedades e Recreio, dono da Ilha Porchat, em Santos, concessionário da linha telefônica interurbana entre Amparo e Campinas, jornalista atuante, foi diretor de “O Comércio do Amparo”, cuja coleção é uma das mais preciosas fontes para a história da cidade nesse período. José Augusto mudou-se mais tarde para Lindóia, onde foi proprietário do Grande Hotel Boucault, um dos mais tradicionais estabelecimentos hoteleiros daquela estância.
José Augusto Boucault, o jornalista em Amparo, era filho de Maria Osória Boucault, neto de Isidoro, sobrinho de Carlos e de Salvador Boucault, mas não pudemos apurar com certeza o nome do seu progenitor (Tão logo tenhamos acesso à documentação do museu, acreditamos que essa dúvida será solvida) . José Augusto era casado com Maria de Camargo Boucault, filha de Rafael de Oliveira Camargo e de Celestina de Oliveira Camargo, fazendeiros no Amparo.
Descobrimos três filhos de José Augusto: 1 – Aracy Boucault Tortelli, professora, casada com Romildo Tortelli. 2 – Clotilde Boucault Voss, filha de José Augusto, provavelmente casada com um fílho de Fulano Voss, sócio de José Augusto nos cinemas. 3 – Hugo Boucault, nascido em 1902, recrutado para o Exército em 1923, e que mais tarde foi gerente geral da Companhia Petrolifera Copeba.
De Aracy Boucault e Romildo Tortelli, que foi prefeito de Águas de Lindóia, era filha Terezinha Tortelli, que foi casada com Sidnei Coli, mãe do historiador Professor Jorge Coli, conhecido especialista em História da Arte.
Siga-nos!
Facebook: Os Amparenses