GONÇALVES DA CUNHA

 

TRONCO I

I – Alferes José Gonçalves da Cunha, bragantino, foi casado com Escolástica Maria de Lima Bueno, no ano de 1800 em Bragança e tiveram:

1 – Capitão Francisco José Gonçalves, casado em 1843 em Amparo, com Úrsula Iria de Campos, filha de Pantaleão Pedroso da Cunha e de Maria Josefa de Campos, tiveram sete filhos sendo eles:

1.1 – Capitão José Joaquim Gonçalves,

1.2 – Antônio Joaquim Gonçalves (morador em Bragança, que teve terras no Bairro da Cachoeira, herdadas de seu pai),

1.3 – Coronel Francisco de Assis Gonçalves (trisavô de Izabel Cesilla),

1.4 – Major Joaquim Augusto de Araújo Campos, capitalista no Amparo, casou em 1879 com Eulália da Silva Campos, filha de Tristão da Silveira Campos e de Francisca.

1.5 – Francisca casada com Francisco Tristão da Silveira Campos (1ºof. 34:1 –  famoso abolicionista Francisco Tristão da Silveira, Com geração em SILVEIRA CAMPOS e VASCO DE TOLEDO)

1.6 – Anna Clara de Campos, casada com Ignácio da Silveira Campos e

1.7 – Firmino Augusto de Campos, lavrador, que se casou em 1880 no Amparo com com Margarida Maria de Campos,

2 – José Gonçalves da Cunha, que foi casado duas vezes, primeiro com Anacleta Maria de Jesus e com a morte dessa casou-se com Escolástica Maria de Jesus. José Gonçalves da Cunha teve com Anacleta Maria de Jesus os filhos:

2.1 – Joaquim Antônio Gonçalves,

2.2 – José Antônio Gonçalves,

2.3 – Miguel Gonçalves da Cunha,

2.4 – João Antônio Gonçalves,

2.5 – Capitão Balduíno Galdino Gonçalves,

2.6 – Florêncio Antônio Gonçalves,

2.7 – David Antônio Gonçalves, natural de Bragança, casou no Amparo em 1887 com Fermina Valeriana de Lima, amparense, filha de Antônio de Lima Ribeiro e de Alexandrina Maria do Espírito Santo, sendo testemunhas José Antônio Gonçalves e Inocêncio de Sousa Aranha. Foi um dos membros da corrente “Leitista” no Amparo. (CA-12:13v)

2.8 – e várias filhas.

e do casamento com Escolástica Maria de Jesus, teve os filhos:

2.1 – Major Brasílio Oscar Gonçalves,

2.2 – Francisca Gonçalves,

2.3 – Guerina Gonçalves

2.4 – e outra.

 

Constam também nos livros de casamento as filhas:

– Gertrudes Leopoldina de Sousa, casada no Amparo em 1856 com Joaquim de Godoy Moreira, natural de Bragança, filho de Antônio de Godoy Moreira e de Clara de Sousa.

– Maria Santana, de Bragança, filha de José Gonçalves e de Anacleta Maria de Jesus, casou no Amparo em 1867 com Florêncio de Godoy Moreira, filho de Cândido de Godoy Bueno e Maria Bueno. (CA-5:125)

 

 

TRONCO II

II – José Gonçalves da Cunha, filho de Ivo José de Moraes e de Gertrudes Álvares, foi casado em 1838 em Atibaia com Ana Bardina (Balduína) da Silveira, filha de José Antônio da Silveira e de Ana Franco da Silveira (SL, 1:490). Foram pais de:

1 – Maria do Carmo, natural de Campo Largo, em Atibaia, que casou no Amparo em 1867 com José Antônio Mourão (está grafado Morão no assento), de Bragança, filho de Joaquim Antônio Mourão e de Maria Idalina. (CA-5:110)

2 – Ana Justina, que casou no Amparo em 1867 com Francisco Antônio Mourão, de Bragança, filho de Joaquim Antônio Mourão e de Maria Madalena. (CA-5:123)

3 – José Estanislau da Silveira, natural de Atibaia, filho de José Gonçalves da Cunha e de Ana Balduína da Silveira, casou no Amparo em 1867 com Escolástica Maria de Oliveira, filha de Tomás Alves de Oliveira e Joaquina Maria de Jesus. (CA-5:125) José Estanislau já era falecido em 1883, quando Escolástica Maria da Conceição, sua viúva, casou com

João de Sousa de Godoy, viúvo de Teresa Maria dos Santos, sepultada em Amparo (CA-10:25v/26).

4 – Francisca Teresa de Jesus, de Bragança, filha de José Gonçalves da Cunha e de Ana Balduína da Silveira, casou no Amparo em 1876 com Antônio Franco de Lima, filho de Pedro José de Lima e de Maria Antônia, sendo testemunhas do ato José Franco de Lima e Joaquim Franco de Lima (CA-7:16v)

 

TRONCO III

III – Inácio Gonçalves da Cunha, casado com Miquelina Maria de Jesus, parece ser o mesmo que mais tarde se casou com Maria Antônia de Oliveira, com quem deu procuração para contrair empréstimo no Banco do Brasil em 1876 (1º35:153). Também parece que Inácio era conhecido por Inácio Preto. Se assim for, foi pai de:

1 – Amélia Maria de Jesus, filha de Inácio Gonçalves da Cunha e de Miquelina Maria de Jesus, casou no Amparo em 1862 com seu primo José Antônio de Oliveira, filho de Francisco Antônio de Oliveira e de Ana Francisca de Moraes (CA-5:27v) Amélia era mãe ou sogra de Evaristo de Oliveira Caria e Francisco de Oliveira Bueno e sua mulher Ana Maria de Jesus, os quais em 1894 cederam a José Luís Gonçalves a herança que teriam por falecimento de Inácio Gonçalves da Cunha, como cessionários de sua mãe e sogra Amélia, filha daquele finado (1ºof.117-A:84v)

2 – Margarida Gomide Cunha, filha de Inácio Gonçalves da Cunha e de Maria Antônia de Oliveira, casou no Amparo em 1880 com Firmino Augusto de Campos, de Bragança, filho do Capitão Francisco José Gonçalves e de Úrsula Iria de Campos (CA-8:27/27v).

3 – Leopoldina Maria de Jesus, filha de Inácio Gonçalves da Cunha e de Maria Antônia de Oliveira, casou no Amparo em 2/9/1876 com João Augusto de Sousa Campos, de Campinas, filho de Joaquim Antônio de Campos e de Antônia Pedroso de Jesus sendo testemunhas do ato Joaquim Pinto de Araújo Cintra e Antônio Luís de Oliveira Machado (CA-7:22v)

4 – Leopoldo Gonçalves da Cunha, filho de Inácio Gonçalves da Cunha e de Maria Antônia de Oliveira, casou no Amparo em 1883 com Gertrudes da Silveira, filha de João Xavier da Silveira e de Ana Eufrosina de Toledo, sendo testemunhas Ledubino Xavier da Silveira e João Augusto de Sousa Campos (CA-10:26v). Foram pais de:

4.1 – Lino Cunha Sobrinho, falecido aos 31 anos em 11/7/1927, casado com Ondina de Arruda Cunha, de quem teve 4 filhos:

4.1.1 – Wanda Arruda Cunha, casada com Virgílio Accordi;

4.1.2 – Amador;

4.1.3 – Fernando Arruda Cunha;

4.1.4 – Lia Arruda Cunha;

4.2 – Joaquim da Silveira Cunha, dentista, morador em Amparo;

4.3 – Dr. Inácio da Silveira Cunha, médico, residente na Bahia;

4.4 – Leopoldo Cunha Júnior, residente em Itu;

4.5 – Francisco da Silveira Cunha, residente em Tabatinga;

4.6 – José da Silveira Cunha, residente em Iacanga;

4.7 – Jonas da Silveira Cunha, escrivão da coletoria federal de Amparo; casado com Cecília Nóbrega da Cunha, com geração;

4.8 – Enéas da Silveira Cunha;

4.9 – Maria da Cunha Nóbrega, casada com José de Sousa Nóbrega;

4.10 – Ana da Cunha Machado, casada com Pedro Machado, residentes em Campinas em 1927.

5 – Lino Cunha, filho de Inácio Gonçalves da Cunha e de Maria Antônia de Oliveira, casou no Amparo em 1886 com Guilhermina Silveira Vasconcelos, filha do Capitão Leopoldino Augusto da Silveira Vasconcelos e de Maria Vitorina de Sousa (o nome do pai está omitido por lapso no assento de casamento), sendo testemunhas Francisco Pedro de Campos e Júlia Julieta de Araújo Cintra (CA-11:39); pais de:

5.1 – Juscelina Cunha, casada com Sebastião Paulo de Toledo Pontes, pais de:

5.1.1 – Sebastião Henrique da Cunha Pontes, casado com Hedy Sabino Damiano, pais de:

5.1.1.1 – Sebastião Henrique da Cunha Pontes Filho, casado com Maria José…, pais de:

5.1.1.1.1 – Carmen Cristina da Cunha Pontes

5.1.1.1.2 – Denise da Cunha Pontes

5.1.1.2 – Cecília Damiano Pontes, casada com Carlos Alberto Durão Coelho, com geração

5.1.2 – Sérgio da Cunha Pontes, casado com Lélia Sabino Damiano, pais de:

5.1.2.1 – Sérgio da Cunha Pontes Júnior

5.1.2.2 – Sebastião Paulo Damiano Pontes

5.1.2.3 – Carlos Damiano Pontes

5.1.2.4 – Lis Damiano Pontes

5.2 – Leopoldino de Vasconcelos Cunha, casado com Mercedes Bueno de Carvalho, pais de

5.2.1 – Maria Stella de Carvalho Pontes, casada com Manuel Amadeu Gomes de Soutelo, pais de:

5.2.1.1 – Luís Haroldo Gomes de Soutelo

5.2.1.2 – José Roberto Gomes de Soutelo

5.2.1.3 – Maria Isabel Gomes de Soutelo

5.3 – Lauro de Vasconcelos Cunha, casado com Maria do Carmo Ramalho, pais de:

5.3.2 – Lília Ramalho Cunha

5.3.3 – Edith Ramalho Cunha, casada com Osvaldo Guerra, pais de:

5.3.3.1 – Marco Aurélio Cunha Guerra

5.4 – Araci de Vasconcelos Cunha, casada com Carlos Augusto Leite de Camargo, pais de:

5.4.1 – José Carlos Leite de Camargo

5.4.2 – Maria Stella Leite de Camargo, casada com Jurandir….

5.4.3 – Sérgio Cunha Camargo, casado com Elizabeth Baradella Camargo

NB – Uma nota de falecimento de Maria Antônia de Oliveira, viúva de Inácio Gonçalves da Cunha, do jornal “O Estado de São Paulo”, de 13/9/1916, menciona também como filhos: – Pedro Cunha, auxiliar da Sorocabana Railway, morador em São Paulo, João, e Antônia.

 

 

Colaboração:

Izabel Cesilla – 29/10/2016

Comments are closed.