GOMES DE OLIVEIRA

 

TRONCO I

 

I – Francisco Gomes de Oliveira (também chamado de Francisco Gomes Ferreira), era filho de Florentino Gomes e Clara Lopes de Medeiros. Francisco se casou com Ricarda Maria de Oliveira, filha de Marcelino da Gama de Oliveira e de Catarina Ribeiro da Costa, gente de Atibaia mencionada por Silva Leme, em sua Genealogia, 8:309. Francisco e Ricarda tiveram oito filhos, entre os quais estão ligados a Amparo:

1.1 – José Mariano de Oliveira, casado em 1824 em Atibaia com Mariana Rosa de Oliveira, filha de Jacinto da Cunha de Macedo e de Joaquina de Oliveira (em SL, 2:322). Foram pais de:

1.1.1. – Maria Rosa de Oliveira, casada no Amparo em 1843 com seu tio Antônio Gomes de Oliveira.

1.1.2 – Joaquim Gomes de Oliveira, natural de Atibaia, filho de José Mariano de Oliveira e de Mariana Rosa de Oliveira, casou em 1848 no Amparo com Maria Rosa de Oliveira, filha de Francisco Antônio de Oliveira, já falecido, e de Gertrudes Maria de Oliveira (CA-2:89)

1.2 – Antônio Gomes de Oliveira, filho de Francisco Gomes de Oliveira e de Ricarda Maria de Oliveira, casado no Amparo em 1843 com sua sobrinha Maria Rosa de Oliveira, filha de José Mariano de Oliveira e Maria Rosa de Oliveira, ambos os nubentes de Atibaia. (CA-2:64v- SL 8:309 – Antônio não é mencionado por Silva Leme, mas os nomes de seus pais coincidem)

 

TRONCO II

II – José de Lima e Maria Gomes de Oliveira, casal que viveu em Campinas, mas cujos filhos se casaram no Amparo, teve:

1 – Lúcio José da Silva, de Campinas, filho de José de Lima e de Maria Gomes, casou no Amparo em 1860 com sua parente em 2.0 grau de consanguinidade Maria Gomes de Jesus, natural de Limeira, filha de Aleixo Gomes e de Antônia Gomes (CA-5:8v)

2 – Atanásia Gomes de Jesus, natural de Itatiba, filha de José de Lima e de Maria Gomes de Oliveira, casou no Amparo em 1853 com Benedito Leite Batista, natural de Campinas, filho de José Leite Batista e de Maria Rosa (CA-?). Benedito Leite Batista, viúvo de Atanásia de Lima, casou no Amparo em 1864 com Inês Maria, dispensado o impedimento de 1º grau de afinidade, o que indica que ela era irmã de Atanásia (CA-5:54). Benedito e Atanásia tiveram:

2.1 – Vitorino Leite Batista, de Amparo, filho de Benedito Leite Batista e de Atanásia Maria de Lima, casou no Amparo em 1876 com Cândida Maria Madalena, filha de Anastácio José da Costa e de Madalena Maria de Lima (CA-7:24)

3 – Gertrudes, batizada em 1852 (BA-5:81)

4 – Inês Maria, casada com seu cunhado Benedito Leite Batista, viúvo de Atanásia Gomes de Jesus.

Comments are closed.