FRANCO DA CUNHA

 

TRONCO  I

 

I – Uma das origens deste sobrenome na nossa região começa com Inácio Franco (da Cunha,segundo Silva Leme, 1:465, e irmão de Rosa Maria Félix, uma das matriarcas amparenses, casada com José de Siqueira Cardoso, filho de João de Siqueira Alvarenga, o que inclui a família Rocha Franco dentre o numeroso grupo de atibaienses que para cá se deslocou em princípios do século XIX). Inácio Franco da Cunha, já falecido em 1833, filho de Inácio Alves do Amaral e de Maria Franco da Cunha, casou em 1797 em Atibaia com Cristina Maria Franco ou Cardoso), filha de Miguel Ribeiro Cardoso e de Maria Franco de Siqueira (SL, 1:348 e 465). Inácio foi proprietário de terras no bairro Camanducaia em 1818, adquiridas de Manuel José da Silva. Foi casado com Cristina Maria, filha de Miguel Ribeiro Cardoso e de Maria Franco de Siqueira. Foram moradores de Atibaia, e tiveram os filhos:

1 – Joaquim Alves do Amaral (omitido por Silva Leme), nascido em Atibaia, o qual casou em Mogi Mirim em 1822 com Maria Domingues, natural de Bragança, filha do Sargento Manuel de Almeida Bueno e de Juliana Domingues. Pais de:

1.1 – José da Rocha Franco, natural de Mogi Mirim, casado no Amparo em 1842 com Cristina Maria de Jesus, natural de Bragança, filha de Lino Pires de Oliveira e de Maria Joaquina de Moraes (SL, 7:211).

1.2 – Antônio, nascido em Socorro e batizado em Serra Negra em 1829;

2- José Franco Cardoso, casado em 1817 com sua prima Gertrudes Franco Cardoso, filha de José da Rocha Franco e de Custódia Maria Corrêa;

           3 –  Maria Francisca Cardoso, casada com seu primo Vicente da Rocha Franco, irmão da Gertrudes Franco Cardoso preecedente;

4 – Joaquina Franco, casada em Serra Negra em 1833 com Antônio Domingues Bueno, víuvo de Esméria Maria Franco.

5 – José Franco da Cunha, natural de Atibaia, casado em Serra Negra em 1832 com Gertrudes Pires, filha de Lino Pires e de Maria de Sousa; enviuvando desta casou no Amparo em 1842 com Caetana de Moraes, natural de Bragança, filha de Lino      Pires de Oliveira e de Maria Joaquina de Moraes.

Comments are closed.