FLORENCE
TRONCO
I – Hércules Florence, como ficou conhecido o naturalista francês Antônio Hércules Romualdo Florence, natural de Nice, França, filho de Arnaud Florence e de Augustine de Vignalis, casou em 1830 em São Paulo com Maria Angélica de Vasconcelos, natural de Itu, filha do cirurgião Francisco Álvares Machado de Vasconcelos e de Cândida Maria de Vasconcelos Barros, parentes do Dr. Daniel Augusto Machado que foi advogado no Amparo no final do século XIX. Maria Angélica faleceu em 1850, em Campinas, segundo Silva Leme; de fato, em 1859 Hércules estava casado com Carolina Florence, ano em que o casal vendeu a Francisco José de Oliveira Prado terras no “lugar Boa Vista”. Eram sessenta alqueires de terras no bairro da Boa Vista, na freguesia do Amparo, declaradas ao Registro Paroquial de Terras em 1856, confrontando com Inácio Barreto, Gabriel da Cunha, Modesto da Rocha Bueno, Alexandre de Sousa, Lucas de Siqueira Franco e Francisco de Oliveira. Havia tal terra sido adquirida de Jacinto da Silveira Franco em 1854. (RPT, 29, 51). Hércules Florence é tido como um dos inventores da fotografia.
Hércules Florence e Maria Angélica de Vasconcelos tiveram nove filhos:
1 – Amador Bueno Machado Florence, casado, com geração;
2 – Celestina Florence, já falecida em 1850;
3 – Francisco Álvares Machado Florence, casado com Teodorina, filha de Fortunato Florence;
4 – Cândida Florence, que morava em Amparo em 1875, quando, junto com sua irmã Angélica, deu quitação em 1875 pelo arrendamento do escravo Benedito a Antônio Pinto da Silva (34:17v e 18v);
5 – Antônio Hércules Florence, casado com geração;
6 – Angélica Florence, casada com o Dr. Delfino Pinheiro de Ulhoa Cintra, natural de Mogi-Mirim, descendente de Duarte Lopes de Ulhoa, pai do célebre Antônio Lopes de Ulhoa, Provedor Mor da Fazenda Real na Bahia no século XVII, um dos pilares da resistência contra a invasão holandesa. O casal Angélica e Delfino deixou vasta geração fora do Amparo, na qual se incluem muitos engenheiros famosos.
7 – Arnaldo Florence, falecido na França;
8 – Paulo Florence;
9 – Ataliba Florence, já falecido em 1850.