FERNANDES GUIMARÃES
TRONCO I
I – Manuel Fernandes Guimarães, natural do Rio de Janeiro, filho de Manuel Fernandes da Costa Guimarães e de Eufrásia Maria de Guimarães, casado no Amparo em 1844 com Albina da Silveira Franco, filha de José da Silveira Franco e de Maria Jacob Franco (BA-2:69v) Manuel Fernandes Guimarães possuía em 1856 sessenta alqueires de terras no bairro dos Domingues, na margem do Camanducaia, confrontando com Francisco Mariano Galvão Bueno e Estevão Xavier dos Passos. (RPT, 48/49)
Manuel Fernandes Guimarães já era falecido em 1857 quando Nicolau José de Atouguia, natural de S.Gonçalo, da Ilha da Madeira, filho de Lino Atouguia Freitas e de Joaquina Atouguia, já falecidos, casou no Amparo em 1857 com a viúva Albina Carolina da Silveira. Pouco antes, no mesmo ano, a viúva Albina havia vendido ao Capitão José Gomes Barbosa terras que lhe tocaram por falecimento de seu marido, bem como partes de uma chácara que suas filhas haviam herdado de Manuel Fernandes Guimarães (1ºof.5:147v e 6:19v).
Manuel Fernandes Guimarães e Albina tiveram:
1 – Tomásia Leopoldina Guimarães, casou no Amparo em 1864 com Joaquim Antônio Pereira, filho de José Antônio Pereira e Ana Rita de Cássia.
2 – Ambrósia Josefina Guimarães,casou no Amparo em 1865 com Manuel Pinto Ferreira, português, filho de João Pinto Ferreira e Maria Preciosa Pinto.
3 – Guilhermina Leopoldina Guimarães, batizada em 1850, também conhecida por Guilhermina Carolina Barbosa Guimarães, já casada em 1871 com Afonso José Barbosa; este casal, que morava em Sorocaba, vendeu nesse ano parte de uma casa na Rua Direita a José Leite de Sousa (1ºof.21:15v)