DANTAS DE VASCONCELOS

 

TRONCO I

 

I –  O Alferes Januário José Dantas de Vasconcelos, já falecido em 1857, e sua mulher Gertrudes Maria da Conceição, casal bragantino, cujos filhos passaram para o Amparo, tiveram:

1 – Fortunato José Dantas de Vasconcelos, de Bragança, filho do finado Januário José Dantas de Vasconcelos e de Gertrudes Maria da Conceição,  casou no Amparo em 1857 com Helena Carolina de Cássia, filha de José Antônio Pereira e        de Ana Rita de Cássia. (CA-3:73)

2 – Cyrino Antônio Dantas de Vasconcelos, casou no Amparo em 1857 com Eufrásia de Cássia, filha de José Antônio Pereira e de Ana Rita de Cássia (CA-3:74v – 1ºof. 34:22)

3 – Francisco Xavier Dantas de Vasconcelos, casou no Amparo em 1857 Francisca Emília de Oliveira Prestes, filha do Alferes Antônio Joaquim de Oliveira Prestes e de Maria Perpétua de Oliveira Prestes (CA-3:75). Em 1877 deu procuração a Zeferino da Costa Guimarães e a Bernardino de Campos para vender terras a seus cunhados Antônio Joaquim de Oliveira Prestes Júnior e Joaquim Pio Pupo.

4 – Josefina Marcelina Dantas, filha do Alferes Januário José Dantas de Vasconcelos e de Gertrudes Maria da Conceição, casou no Amparo em 1857 com Américo Antônio Pereira, filho do Tenente José Antônio Pereira e de Rita de Cássia. (CA-3:75v.- 1ºof. 34:22). Foram pais de:

4.1 – Coronel Alonso Dantas Pereira, amparense, vereador, vice-prefeito, prefeito interino, delegado de polícia. Pessoa muito estimada pela sua bondade e lhaneza de trato, foi casado com Elmira Cintra Pereira. O Coronel Alonso foi soldado constitucionalista na Revolução de 1932. Foi pai de:

4.1.1 – Paulo Cintra Pereira, bancário; viveu até os 90 anos, amigo pessoal do autor destas linhas. Também foi soldado constitucionalista, sob ordens do próprio pai.

4.1.2 – Juarez Cintra Pereira, fiscal do Estado, casado com Cecília Queiroz Cintra Pereira.

4.1.3 – Maria Antônina Mendonça de Barros, casada em 1938 com o Dr. Antônio Mendonça de Barros, advogado, que foi prefeito de Campinas na década de 1950.

5 – N… , casada com Cristóvão Guilherme, morador em Bragança. (1º of., 34:74)

6 – Januário José Dantas, casado com Eulália Benedita da Conceição, dona de imóvel no Amparo, por volta de 1874 (RIA-IP, 8:23v)

Comments are closed.