COSTA

 

TRONCO I

 

I – Antônio Luís da Costa, casado com Gertrudes Maria de Godoy, casal que viveu pelo menos algum tempo em Mogi das Cruzes, mas que depois migrou para nossa região, foi proprietário de terras no bairro Camanducaia, as quais vendeu a Cristóvão Xavier do Prado em 1809 e 1812. Antônio Luís, entretanto, permaneceu no Amparo, onde faleceu em 1834 aos 90 anos. Antônio Luís e Gertrudes, foram pais de:

1 – José, batizado em Mogi Mirim em 1801;

2 – Josefa, batizada em 1807 em Mogi-Mirim (BM-5:31)

3 – Ana Maria da Conceição, nascida em Mogi das Cruzes, casada em 1827 em Mogi- Mirim com João Leme de Arruda, natural de Mogi-Mirim, filho de José Taques de Almeida e de Francisca Leme.

4 – Joaquim, batizado em Mogi-Mirim em 1810 (BM-5:80v)

 

TRONCO  II

 

II –      José Manuel da Costa, casado com Ana Maria de Jesus, ou Ana Francisca de Jesus, pais de:

1 – Joaquim, batizado no Amparo em 1837;

2 – Gertrudes, batizada no Amparo em 1839.

3 – Pedro Antônio Leme, casado no Amparo em 1861 com Deolinda Maria de Jesus, filha de Maria Francisca Mendes;

4 – João Antônio Leme, batizado em 1843, sendo padrinhos Daniel Domingues dos Passos e sua mulher Escolástica Maria de Oliveira. João Antônio casou em 1863 com Gertrudes Maria da Conceição, filha de Manuel Jacinto Pereira e de Ana Maria de Jesus.

5 – Francisco, batizado no Amparo em 1851 (BA-5:62)

6 – Rosa Maria da Glória, filha de José Manuel da Costa e da falecida Ana Francisca de Jesus, casou no Amparo em 1878 com João José dos Santos, filho do finado João Moreira da Silva e de Maria Benedita de Jesus, sendo testemunhas Francisco Pires de Oliveira Campos e Manuel Jacinto de Alvarenga (CA-7:56v)

7 – Florêncio, filho de José Manuel da Costa e de Ana Francisca de Jesus, batizado em 1853, sendo padrinhos Lauriano Antônio da Cunha e sua mãe Ana Jacinta da Cunha (BA-5:132v)

 

TRONCO III

 

III –     João da Cunha fez uma posse de um sítio “nos limites desta freguesia”, que mais tarde passou sucessivamente a Jerônimo da Costa, a Felipe Pires de Ávila e depois ao herdeiro deste, Boaventura de Oliveira Cardoso. Pelos confrontantes indicados, o sítio ficava no bairro do Cascalho, hoje Pedreira (RPT, 32/33). Ora, Felipe Pires de Ávila já morava nesse local em 1798, quando seu neto Custódio foi batizado em Mogi-Mirim. Assim, Jerônimo da Costa, primeiro possuidor do imóvel, é ainda mais antigo na nossa região, remontando provavelmente ao início da década de 1790. Quase nada se conhece sobre Jerônimo, mas sabemos o nome de um filho:

1 – “João, filho solteiro de Jerônimo da Costa, e Ricarda, filha de Gertrudes Pires, estas de Bragança”, foram padrinhos de batizado de Aleixo, filho de Floriano Pires de Ávila e sua mulher Francisca Maria Ribeiro, em Mogi-Mirim em 1805. (BM-5:2).

 

TRONCO IV

 

1V –       Alexandre José da Costa e Luíza (ou Luzia) Antônia do Rosário, casal de Nazaré que mudou para Amparo em meados do século XIX, teve:

1 – Antônia Maria do Rosário, natural de Nazaré, casou no Amparo em 1868 com José Antônio da Silva, de São João do Rio Claro, filho de José Pimentel da Silva e de Gertrudes Maria de Jesus. Teodora Maria da Conceição, mulher de Bento José       da Silva, foi uma das testemunhas desse matrimônio .    (CA-5:126v)

2 – Joana Maria do Rosário,  casou no Amparo em 1868 com Firmiano Joaquim de Paula, de Campinas, filho de Joaquina de Godoy. (CA-5:127)

3 – Francisco José da Costa, de Nazaré, filho de Alexandre José da Costa e de Luíza Antônia do Rosário, casou no Amparo em 1869 com Cândida Alves Pinheiro, de Santo Antônio da Cachoeira, filha de João Francisco da Silva e de Leonor Alves Pinheiro. (CA-5:143v)

4 – Benedito José da Costa, natural de Nazaré, filho de Alexandre José da Costa e de Luíza Antônia do Rosário, casou no Amparo em 1870 com a amparense Francisca Firmina Bueno, filha de João Firmino Bueno e de Ana Francisca Bueno.(CA-6:11/11v)

5 – Constança Maria de Jesus, filha de Salvador Gonçalves de Lima e de Josefa Maria de Jesus, casou no Amparo em 1879 com José Nunes da Costa, filho de Alexandre José da Costa e de Luzia Antônia do Rosário, sendo testemunhas João Paulo Rodrigues e Joaquim de Sousa de Godoy (CA-7:80v)

 

TRONCO V

 

V  – Francisco Mariano da Costa e Adelaide Augusta da Costa, casal originário de Itu, que migrou para Serra Negra, onde foi proprietário de um prédio à Rua José Bonifácio, que seus herdeiros venderam em 27/2/1914 a Constantino Vergal (1ºof. 153-A:98); Francisco Mariano foi farmacêutico em Serra Negra. Foram os pais de:

1 – Maria do Carmo Costa Pimentel, casada com Camilo Pires Pimentel, moradores na Praça Barão do Rio Branco, em Amparo, de quem foi a segunda mulher. Com geração em GODOY MOREIRA e PIRES DE ÁVILA.

2 – Anésia da Costa Pinto, casada com Romeu de Campos Pinto, com geração:

2.1 – Aloyzio de Campos Pinto, casado com Maria

Aparecida de Melo Campos Pinto, filha de Edgard Melo e de Maria Adelaide Pimentel de Melo (n.4.1). Com geração:

2.1.1 – Anésia Maria, viúva do Dr. Teófilo

2.1.2 – Aloysio

2.1.3 – Susana Maria

2.1.4 – Stela Maria

2.1.5 – Ruy

3 – Ana Cândida da Costa Gama, casada com Emílio Castelar da Gama, domiciliados em Poços de Caldas-MG;

4 – Maria Adelina da Costa Pimentel, que foi a primeira mulher de Camilo Pires Pimentel, de quem teve:

4.1 – Maria Adelaide Pimentel de Melo, casada com Edgard de Melo, filho de Elias Juvenal de Sousa Melo e de Josina do Amaral Melo; com geração em GODOY MOREIRA.

4.2 – João da Costa Pimentel, morador em Amparo, estava na Suissa em 1914; casado mais tarde com Hercília Bueno Pimentel (Cilóca), filha de Aristides Pinto Bueno e de Maria Barbosa Bueno; com geração em GODOY MOREIRA.

5 – Ataly Costa, domiciliada em Socorro,

6 – Francisca Luzia da Costa.

 

TRONCO VI

VI – Vitorino José da Costa e Francisca Maria Fernandes foram pais de:

1 – Marcelino José da Costa, filho de Vitorino José da Costa e de Francisca Maria Fernandes, já falecida, casou no Amparo em 1880 com Maria da Conceição, filha de Pedro Serafim do Prado e de Albina Maria de Jesus (CA-8:19)

2 – Claudina Maria, filha de Vitorino José da Costa e de Francisca Maria Fernandes, casou no Amparo em 1879 com João da Conceição, filho de José da Conceição e de Mariana Teresa, sendo testemunhas Manuel Rodrigues de Faria e Antônio José Gomes (CA-7:77)

 

TRONCO VII

 

VIIJosé Antônio da Costa e Gabriela de Almeida Costa tiveram:

1 – Francisco Martha da Costa, de São Bernardo, filho do finado José Antônio da Costa e de Gabriela de Almeida Costa, cssou no Amparo em 1881 com Rosa Matilde Pereira, filha de Matilde Rosa Pereira, sendo testemunhas Antônio Alves do Nascimento e Antônio Joaquim Heitor (CA-8:29v)

2 – Benedito Antônio da Costa, filho do finado José Antônio da Costa e de Gabriela Matilde de Almeida, casou no Amparo em 1882 com Benedita Maria do Espírito Santo, filha de Tomé José Bueno e de Francelina Maria do Espírito Santo, sendo testemunhas Manuel Maria Heitor e Antônio Gonçalves Ferreira (CA-10:4v/5)

Comments are closed.