O SERTÃO DE MANDUCAIA
Manducaia, um Sertão Diferente
O desbravamento dos vales dos rios Atibaia, Jaguari e Camanducaia, os formadores do rio Piracicaba, não foi menos difícil do que a ocupação de outras áreas da América Portuguesa. Talvez até tenha sido mais penosa, pois só em meados do século XVIII os paulistas se atreveram a se fixar nesta região. Há textos, mesmo, que afirmam que as bandeiras procuraram evitar sempre as matas que bordejam a serra da Mantiqueira, para escapar aos riscos e trabalhos que seriam necessários para atravessá-las. Um documento desse tempo informa que os paulistas evitavam o “mato geral” que margeava a estrada para Goiás.
Esse sertão, o mais próximo de São Paulo, foi o último a ser enfrentado pelas bandeiras. Sertanistas que haviam percorrido quase toda a América do Sul, indo do Prata ao Amazonas, os paulistas evitaram penetrar em Manducaia até meados do século XVIII.
Manducaia ocupava uma área considerável. Começava a
Alguns quilômetros ao sul de Nazaré Paulista e de Atibaia, estendia-se para o norte até os campos de Mogi-Mirim, e pelo leste invadia Minas Gerais, finalizando nas proximidades da atual cidade mineira de Borda da Mata.
A Mata Atlântica aqui era diferente daquela que recobre a Serra do Mar. Árvores mais altas, como jequitibá, o pau-ferro, a peroba e outras, a grande quantidade de cipós e trepadeiras, e o próprio relevo montanhoso, tornam as nossas florestas virgens mais difíceis de penetrar do que qualquer outra. A própria fertilidade da terra era responsável pela exuberância da vegetação.
E havia outras dificuldades; as onças, cobras e porcos selvagens (queixadas e catetus) constituíam um perigo adicional para os viandantes. O relevo montanhoso dificultava a abertura de estradas e havia rios e riachos, sujeitos a inundações súbitas. Os rios, aliás, pontilhados de cachoeiras e corredeiras, não eram próprios para navegação e nos períodos de seca mal davam passagem a canoas. Aliás, os rios, correndo para o oeste, serviam mais para ajudar a sair de Manducaia, do que para entrar na região.
O clima era ameno, úmido, mas dado a extremos de frio e calor (ainda hoje não são raras as geadas nas baixadas e no verão a temperatura pode chegar a 34º)