CAMARGO

 

TRONCO I

 

I – O Capitão José Ortiz de Camargo, casado com Gertrudes Maria de Godoy, moradores de Bragança (ou de Atibaia?), é o

ancestral de vários troncos familiares de nossa região. José Ortiz de Camargo e Gertrudes tiveram:

1 – Francisco Antônio de Camargo, casado no Amparo em 1833 com Inácia Esméria de Camargo, sua sobrinha, filha do Capitão Salvador de Godoy Moreira e de Mécia da Silveira Franco (SL, 1:362 e 2:284);  pais de:

1.1 – José Antônio de Camargo Moreira, depois José de Camargo Moreira Neto, batizado no Amparo em 1840, e casado em 1856 com Francisca Lourença da Silveira, filha de José Lourenço Gomes e de Ana Francisca da Silveira; (veja em GOMES)

2 – Rosa Maria de Godoy, casada em 1811 em Bragança com Francisco Pires de Ávila (veja em PIRES DE ÁVILA);

3 – Salvador de Godoy Moreira (Tronco II  – GODOY MOREIRA)

4 – João Pedro de Godoy Moreira (Tronco I – GODOY MOREIRA)

 

TRONCO II

 

II – José Antônio de Camargo, natural de Juqueri, filho de José Joaquim de Toledo e Gertrudes Maria, casou no Amparo em 1834 com Gertrudes Maria de Lima, natural de Bragança, filha de Antônio Pires Cardoso e Manoela Maria. (CA-1:36v). José Antônio de Camargo, depois de viúvo de Gertrudes Maria de Lima, casou no Amparo em 1836 com Maria Joaquina de Oliveira, natural de Bragança, filha de Joaquim Pereira Leitão e      Ricalda Pires. (CA-2:8). José Antônio e Gertrudes tiveram:

1 – Francisco Ortiz de Oliveira, natural de Bragança, filho de José Antônio de Camargo e de Gertrudes Maria de Jesus, que casou no Amparo em 1863 com Ana Maria de Jesus, filha de José Pires de Oliveira e Gertrudes Maria da Concei

ção. (CA-5:42v)

José Antônio e Maria Joaquina foram pais de:

2 – João, batizado em 1844, sendo padrinhos João Antônio e sua irmã Maria Rosa, ambos solteiros.

 

TRONCO III

III –      Miguel Antônio de Camargo, casado com Delfina Maria, pais de:

1 – Ana, batizada em 1836 (BA-2:63v).

2 – Angélica, batizada no Amparo em 1838  (BA-3:22).

3 – Maria Joaquina de Jesus, filha de Miguel Antônio de Camargo  e de Delfina Maria de Jesus, casou no Amparo em 1856 com Luís Antônio de Carvalho, viúvo de Maria Gertrudes de Lima. (CA-3:67)

4 – José Antônio da Silva, filho de Miguel Antônio de Camargo e Delfina Maria de Jesus, casou no Amparo em 1867 com Antônia Maria de Lima, filha de Luís Antônio de Carvalho e Maria Gertrudes de Lima. (CA-5:112)

5 – Pedro, batizado em 1850. (BA-5:30)

6 – Jesuína, batizada em 1852, sendo padrinhos Benedito José de Miranda e Policena Maria de Jesus (BA-5:80v)

 

TRONCO IV

José Antônio de Camargo, viúvo de Gertrudes Maria de Lima, casou no Amparo em 1836 com Maria Joaquina de Oliveira, natural de Bragança, filha de Joaquim Pereira Leitão e  Ricalda Pires. (CA-2:8)   Tiveram:

1 –  Francisco Ortiz de Oliveira, natural de Bragança, filho de  José Antônio de Camargo e Gertrudes Maria de Jesus, que  casou no Amparo em 1863 com  Ana Maria de Jesus, filha de José Pires de Oliveira e Gertrudes Maria da Conceição              (CA-5:42v)

 

TRONCO V

V – Jacinto Antônio de Camargo e Ana Ribeiro de Camargo, casal de Porto Feliz, foram pais de:

1 – José Ortiz de Camargo, natural de Porto Feliz, que casou no Amparo em 1867 com Valentina Maria do Espírito Santo, filha de Vicente Teodoro da Silva e Joaquina Honória do Espírito Santo. (CA-5:105v)

 

TRONCO VI

VI – Homônimos são um problema constante em genealogia. É preciso ter cautela e distinguir pessoas com nomes iguais, pelo menos enquanto não surjam provas de que são uma só. Assim, neste ramo da família Camargo, preferimos manter separadas em dois ramos distintos as informações que temos sobre Joaquim Francisco de Camargo.

O primeiro ramo é o que principia com João Antônio dos Santos, natural de Juqueri, filho de Joaquim José de Toledo e de Gertrudes Maria da Conceição, casado em 1835 com Maria Gertrudes do Rosário, natural de Bragança, filha de Joaquim Francisco de Moraes e de Gertrudes Maria de Godoy(CA-2:2). Foram pais de:

1 – Joaquim Francisco de Camargo, batizado em 1836, sendo padrinhos Joaquim Francisco de Moraes e sua mulher Gertrudes Maria de Godoy  (BA-2:69v). Joaquim Francisco de Camargo, filho de João Antônio dos Santos e de Gertrudes Maria do Rosário, casou em 1866 com Benedita Maria de Jesus, filha de Jordão José Gomes e de Ana Joaquina de Jesus (CA-5:94v)

2 –  Madalena, batizada em 1838, sendo padrinhos Joaquim Franco (ou Francisco?) de Moraes e sua mulher Gertrudes Maria de Godoy (BA-3:45)

TRONCO VII

VII – Joaquim Francisco de Camargo, homônimo do n. 1 do tronco VI, era viúvo de Maria Joaquina de Jesus, quando casou no Amparo em 1881 com Claudina Maria da Conceição, viúva de Francisco Pires de Oliveira, filha de Paulo Antônio Pereira e Gertrudes Maria Pereira (CA-6:2v e CA-8:40v). Joaquim e Maria Joaquina foram pais de:

1 – Marcelino Silvestre de Camargo, filho de Joaquim Francisco de Camargo e da finada Maria Joaquina de Jesus, casou no Amparo em 1884 com Maria Francisca de Jesus, filha de José Vaz de Lima e de Generosa Maria de Jesus (CA-10:39v)

 

TRONCO VIII

VIII  – Manuel Joaquim de Camargo, dono de hotel na Rua da Constituição, antiga Rua dos Silveiras, hoje Rua Barão de Campinas, e Maria Joaquina de Barros foram pais de:

1 – Hortência Maximina de Camargo, filha de Manuel Joaquim de Camargo e de Maria Joaquina de Barros, casou no Amparo em 1883 com Miguel Francisco de Lima, filho de Luciano Francisco de Lima e de Gertrudes Maria de Moraes, sendo testemunhas Bento de Godoy Moreira e Bento Domingues de Carvalho (CA-10:30)

2 – Afonso Joaquim de Camargo, filho de Manuel Joaquim de Camargo e de Maria Joaquina de Barros, casou no Amparo em 1886 com Constância da Silva Pereira Barros, filha do finado Joaquim da Silva Pereira Barros e de Benta Maria de Jesus, sendo testemunhas o Comendador Zeferino da Costa Guimarães e Antônio de Sousa Melo (CA-11:32v). Com geração em BARROS BUENO.   

 

Rafael de Oliveira Camargo e Celestina de Oliveira Camargo, falecida em Campinas em

1912, foram pais de:

1 –  Antônio Cândido de Camargo;

2 – Norberto de Oliveira Camargo;

3 – Leonor de Camargo;

4 – Maria de Camargo Boucault, casada com José Augusto Boucault;

5 – Rita de Camargo Campos, casada com Aureliano da Silveira Campos.

Comments are closed.