ÁVILA
TRONCO I
I – Florentino José Pinto e Eufrásia Corrêa de Ávila, foram moradores de Serra Negra. Eufrásia Corrêa de Ávila deve ser certamente a Eufrásia, filha de José Pires de Ávila e de Maria Pires da Silva, mencionada por Silva Leme em sua Genealogia Paulistana, 9:47 (3-2). O “Corrêa” de seu nome vem de Maria Corrêa das Neves, sua bisavó paterna. Eufrásia e Florentino foram pais de:
1 – Custódio José de Avila, casado em Serra Negra em 1827 com Maria Francisca de Brito, filha de José Joaquim Leme e de Ana Bueno de Oliveira. Em 1828, Custódio, já viúvo, casou com sua cunhada Maria Francisca de Ornelas, filha do mesmo casal, de quem teve:
1.1 – Ana, batizada em Serra Negra em 1829;
2 – Manuel da Fonseca Pinto, casado em Serra Negra em 1830 com Ana Exméria da Assunção, irmã das precedentes;
3 – Ana da Silva, casada em Serra Negra com José de Oliveira Godoy, filho de José de Oliveira Dorta e de Maria Lourença de Godoy.
4 – Antônio Pinto de Ávila, casou em Serra Negra em 1832 com Rosa Maria do Espírito Santo, filha de José Joaquim Leme e Ana Bueno de Oliveira.
5 – Damiana Pires, natural de Bragança, casou em Serra Negra em 1832 com Antônio José Pinto, natural de Bragança, filho de Cipriano Pinto da Fonseca e de Gertrudes Maria de Jesus.
TRONCO II
Manuel Jacinto de Ávila, já era morador do Amparo em 1831, quando foi padrinho em batizado (BA-1:36) Foi casado com Vitoriana Maria de Jesus, e depois de viúvo, casou em Amparo em 1847 com Gertrudes Maria da Anunciação, viúva do alferes Manuel Joaquim Leme e filha de Alexandre de Sousa Brito.(CA-2:83). Manuel Jacinto de Ávila vendeu em 1849 terras no bairro do Moquem a João Evangelista de Matos que ali possuiu colônia agrícola.
Teve, provavelmente de Vitoriana Maria de Jesus, os filhos:
1 – Maria Teresa da Conceição, solteira em 1831 (BA-1:37v)
2 – José Jacinto de Ávila, casado com Felisbina Maria Franco, que também usava o nome de Felisbina Francisca Rosa, filha de João Franco de Menezes e de Maria Rosa. José Jacinto e Francisca venderam a Antônio de Godoy Moreira terras na chácara que foi de seu finado pai Manuel Jacinto de Ávila, nos subúrbios desta cidade, em 30/1/1874.(1º of., 30:30v e 19:178v e 17:24v)
2.1 – Maria Franco de Ávila, filha de José Jacinto de Ávila, já falecido, e de Felisbina Franco de Menezes casou no Amparo em 1881 com José Pinto Guedes, filho de Francisco Pinto da Silva e de Maria Joaquina de Andrade (CA-8:32).
– Veja também PIRES DE ÁVILA, Capítulo 2º.