ARRUDA
TRONCO I
Bernardino José de Arruda, filho de Antônio Manuel de Arruda e de Maria Batista Aranha, foi casado com Maria Luzia Soares, filha do capitão comendadador Joaquim José Soares de Carvalho e de Maria Felicíssima de Abreu Soares (Silva Leme, 4:148/149; 9:137. Teve:
1 – Júlio Frank de Arruda, casado a primeira vez com sua prima Maria Felicíssima, filha do capitão Joaquim Celestino Soares, barão de Paranapanema, e da primeira mulher deste, Joaquina Angélica de Oliveira; a segunda vez casou com Perpétua Duarte. Com filhos de ambas.
2 – Joaquim Bernardino de Arruda, foi casado com sua prima Joaquina de Azevedo Arruda, filha de Sebastião José Rodrigues de Azevedo e de Colatina Soares de Azevedo. Com geração. Em 7/1/1889 Joaquim Bernardino de Arruda foi eleito vice-presidente da Câmaras com 3 votos, vencendo a Joaquim Mendes do Amaral, com 2 votos; ao Barão do Socorro, com 1 voto; e a Salvador José de Miranda, que teve 1 voto. (Atas, 6:234) Segundo Silva Leme, 9:137, 62, Joaquim Bernardino de Arruda era filho de Bernardino José de Arruda e de Maria Luzia Soares; foi casado com sua prima Joaquina de Azevedo Arruda, filha de Sebastião José Rodrigues de Azevedo e de Colatina Soares de Azevedo, tendo deixado geração. Era irmão de Júlio Frank de Arruda, este casado em primeiras núpcias com sua prima Maria Felicíssima, filha do Barão de Paranapanema. Joaquim Bernardino e Joaquina deixaram pelo menos a filha Zilah, casada com Joaquim de Abreu Soares. Essas as informações de Silva Leme; entretanto, segundo uma procuração lavrada no cartório do 2º ofício de Amparo, em fevereiro de 1891, livro 3, fls. 60, Joaquina de Azevedo Arruda seria filha de Joaquim Celestino de Abreu Soares, mais tarde Barão de Paranapanema e de sua primeira mulher Joaquina Angélica de Oliveira. De acordo com Silva Leme, 8:505/506, Joaquim Bernardino de Arruda seria tio afim, entre outros, do vereador Urbano de Azevedo e do Dr. Antônio de Pádua Sales, importante político paulista do princípio do século XX, Presidente da Assembléia Legislativa em 1902.
3 – Augusto Bernardino.
4 – Maria, casada com Francisco Roso.
5 – Carlota, casada com o Dr. Sampaio.
6 – Antônio Manuel de Arruda; foi candidato a vereador em Amparo em 1869 e 1873, tendo nesta última eleição apenas 7 votos. (Atas,3:147)
7 – Elisa de Arruda, que foi a primeira mulher de Joaquim Celestino de Oliveira Soares, filho do barão de Paranapanema.
8 – outros falecidos sem geração.