ABREU

 

TRONCO I
João Luís de Camargo e Francisca Angélica da Conceição, casal de Atibaia, foram pais de:
1 – Cândido José de Abreu, natural de Atibaia, casado em 1836 no Amparo com Cândida Maria de Jesus, nascida em Nazaré, filha de Inácio José Corrêa e de Rita Maria de Jesus. O casal morou também em Serra Negra, onde Cândido exerceu vários cargos, inclusive o de delegado de Polícia. Cândido e Cândida tiveram:
1.1 – Ruberto, batizado em 1838 no Amparo;
1.2 – Bernardino, batizado em 1840 no Amparo.
1.3 – Albina, batizada em 1842 no Amparo.
1.4 – Júlio Cândido de Abreu, filho de Cândido José de Abreu e de Cândida Carolina de Oliveira, já falecida, casou no Amparo em 1873 com Carolina Amélia de Campos, filha de Pedro Lourenço Leme, já falecido, e de Maria Gabriela de Campos. Foi aprovado em exame em 1872 para professor de primeiras letras e chegou a ser nomeado para uma cadeira em Santa Rita do Paraíso. Em 1880 foi a candidato a vereador em Amparo pelo Partido Republicano. Também foi fazendeiro. Apesar de ter tido uma escrava, que libertou, foi abolicionista. Já era falecido em 1888, quando houve uma grande manifestação popular em homenagem à sua memória com uma procissão cívica ao seu túmulo.
1.5 – Leopoldina Augusta de Abreu, casada no Amparo em 1880 com Francisco Xavier de Oliveira, filho de Francisco Xavier da Silveira e de Gertrudes Maria da Silveira (CA-8:28v)
1.6 – João, batizado em 1844, sendo padrinhos o alferes José Antônio Pereira e sua mulher Ana Rita de Cássia (BA-4:45v)

Comments are closed.