ALMEIDA BUENO
TRONCO
Manuel de Almeida Bueno era filho de Jerônimo de Almeida Camargo (este filho de Marcelino de Almeida Camargo, neto de Miguel de Almeida Prado e bisneto de João da Cunha Lobo) e de Josefa de Almeida de Siqueira, por esta neto de Antônio de Siqueira de Alvarenga e de Maria Soares de Almeida. Manuel era Sargento, provavelmente do corpo de ordenanças da capitania (SL, 5:57/58).
Casou em 1800 em Atibaia com Juliana Domingues, filha de Caetano Domingues Paes (neta por este de Pedro Domingues Paes e de Maria Ribeiro) e de sua segunda mulher Maria Corrêa de Moraes, por esta, neta de Pedro Gomes Corrêa e de Cristina Maria de Moraes. Mais tarde passou-se para Serra Negra, onde alguns de seus filhos se casaram. Talvez nunca tenha sido morador do Amparo, mas ligou-se por parentesco a diversas famílias amparenses, em especial ao grandes clans dos Siqueira de Alvarenga e Xavier dos Passos e dos Sousa Moraes.
Manuel e Juliana tiveram os filhos:
1 – João Domingos de Siqueira, nascido em Bragança, casado em Mogi Mirim em 1822 com Maria de Sousa Moraes, também bragantina, filha de Antônio de Sousa de Moraes e Reginalda Domingues de Siqueira (veja SOUSA DE MORAES – Tronco II)
2 – Josefa de Siqueira Bueno, natural de Bragança, casada em Mogi Mirim em 1822 com Joaquim de Sousa de Moraes, natural de Atibaia, filho de Antônio de Sousa de Moraes e Reginalda Domingues de Siqueira (era pois, concunhada de seu próprio irmão); Josefa aparece em alguns documentos como Josefa Domingues de Siqueira; ela e Joaquim tiveram:
2.1 – Maria, batizada em Serra Negra em 1829 (BSN-1:13v)
3 – Maria Domingues, natural de Bragança, casada em Mogi Mirim em 1822 com Joaquim Alves do Amaral, nascido em Atibaia, filho de Inácio Franco e Cristina Maria; pais de:
3.1 – Antônio, natural do Rio do Peixe (Socorro), batizado em Serra Negra em 1829;
4 – Antônio Bueno de Camargo, natural de Bragança, casado em 1820 em Mogi Mirim com Constância Cardoso, nascida em Atibaia, filha de José da Rocha Franco e de Custódia Maria de Jesus (há um homônimo de Antônio Bueno de Camargo).
5 – Rosa Bueno, casou em Serra Negra em 1829 com Joaquim Pereira de Godoy, filho de Gabriel Domingues de Siqueira e de Rosa Maria (SL5:58 e 345)(CSN-1:4 e BSN-1:29)
6 – Dionísia Bueno de Camargo, casada em 1839 em Serra Negra com seu parente Raimundo de Sousa de Moraes, filho de Antônio de Sousa de Moraes e de Raimunda Domingues;
7 – Joaquina Bueno, casada em 1831 em Serra Negra com Bebiano da Rocha Franco, filho de José da Rocha Franco e Custódia Maria de Jesus.
8 – Ana, batizada em Mogi Mirim em 1813, sendo padrinhos os tios Antônio de Sousa Moraes e sua mulher Reginalda Domingues.