José Feliciano de Camargo Júnior – 1929-1930
As dificuldades que temos enfrentado nesta pesquisa, com a impossibilidade de acesso aos arquivos locais, se repetem neste caso com maior intensidade. Sabemos muito pouco sobre José Feliciano de Camargo Júnior, ainda que seja um personagem relativamente recente na História de Amparo.
Ele passava por ser um dos homens mais ricos de Amparo – foi dono do sobradão onde mais tarde se instalou o Ginásio Estadual de Amparo (hoje I.E. Coriolano Burgos) e dono da Fazenda São Bento (que, com certeza, pertenceu também ao pai dele, José Feliciano de Camargo, sênior)
Ao que apuramos, parece certo, porém, que, José Feliciano de Camargo Júnior era filho de José Feliciano de Camargo e de Ana Cândida de Camargo, neto paterno de Joaquim Antônio dos Santos, natural de Jundiaí, e de Ana Pires de Ávila, também conhecida por Ana Pires de Godoy, casados em 1837 no Amparo. Joaquim, ao que parece, adotou depois o nome de Joaquim Franco de Camargo, como consta do inventário de Ana, aberto em 1864 pelo Juízo de Órfãos de Amparo (1).
A primeira notícia que temos desse prefeito data de -30/10/1905: José Feliciano de Camargo Júnior, importante agricultor, casa com Guiomar Rozo. Costabile Augusto Niglio foi o padrinho do noivo no civil, e Dr. Virgílio de Araújo o da noiva. No religioso, Eulália de Camargo Couto e Agenor Cintra foram os padrinhos do noivo, e o Dr. Antônio de Castro Prado e Colatina Arruda da noiva (2). Guiomar faleceu repentinamente em 1910, na Fazenda São Bento, aos 22 anos. Mais tarde, já viúvo, José Feliciano de Camargo Júnior casou a segunda vez com Berta Bueno de Camargo, filha de Pedro Augusto de Oliveira Bueno, irmão de D. Minervina Bueno. (2A)
Em 1911 José Feliciano Júnior já era membro do Tribunal do Júri em Amparo (2B).
Homem muito religioso, José Feliciano de Camargo Júnior era provedor da Irmandade do Santíssimo em Amparo em 1925(3). Em 1928 os jornais noticiam o nascimento de sua filha Terezinha de Jesus(4).
José Feliciano de Camargo Júnior foi eleito vereador no final de 1925, sendo escolhido em 17/1/1926 vice-prefeito de Amparo, tendo Dr. Virgílio de Araújo como prefeito. É reeleito vice-prefeito em 1928 (3b).
Em 1929 é eleito prefeito e nessa qualidade preside os festejos do Centenário da Cidade. Antes disso, porém, ocorre uma tragédia nos subúrbios da cidade, desabando uma encosta sobre a casa de uma família de meeiros; José Feliciano toma pessoalmente a frente dos socorros, conseguindo retirar 2 sobreviventes, embora tendo a lamentar 4 mortos (4a).
As festas foram as maiores da História do Amparo, com a presença de autoridades estaduais e dos municípios vizinhos. Não se faria outra igual por muitos anos.
Em 13/9/1929 a Câmara de Amparo, por intermédio do Prefeito José Feliciano de Camargo Júnior, doou à Escola Profissional um conto de réis, para sua Associação. Provavelmente era um saldo não gasto nas comemorações. (5)
Ao lado disso, porém, havia nuvens escuras no horizonte, na economia e na política. Dias depois, explodiu a crise do café, com a recusa do governo federal em financiar a compra das safras. Mais um pouco, e a Bolsa de Nova York entrou em colapso. A economia mundial parou… Na política, a candidatura Júlio Prestes à presidência da República revelou-se um desacerto. Minas, Rio Grande do Sul e Paraíba não concordaram com a candidatura e lançaram Getúlio Vargas.
Em 3/4/1930 José Feliciano de Camargo Júnior e Benedito da Silveira Pupo renunciaram a seus cargos no diretório do PRP, alegando motivos particulares. É difícil acreditar na coincidência; provavelmente ambos já anteviam que o desfecho seria dramático. Mas mantiveram seus mandatos de prefeito e vice-prefeito. (6)
Aliás, José Feliciano de Camargo Júnior, publicava em 6/4/1930 um anúncio, em “O Comércio”, em que se intitulava representante de Barros, Coelho, Melo & Cia, casa comissária de Santos. A Câmara e a Prefeitura, porém, continuavam cumprindo seus compromissos; em 13/9/1930 o prefeito de Amparo José Feliciano de Camargo Júnior entregou à Escola Profissional a quantia de um conto de réis, consignada no Orçamento Municipal(8).
Em princípio de outubro rebentou a Revolução Liberal.
Semanas depois, em 27 de outubro, José Feliciano teve que entregar a Prefeitura a uma junta governativa aclamada em praça pública. O Partido Republicano fora derrubado. Terminava uma era… (9)
José Feliciano acabou por se desfazer da fazenda São Bento e do sobradão do Ginásio. Mudou-se para Rio Preto em 21/2/1932, conforme notícia de “O Comércio”. Mudou depois para São Paulo, onde veio a falecer em 25 de agosto de 1939. (10)
Deixou no Amparo apenas a reputação de um homem bom e honrado.
NOTAS
(1) – Ignacia Pires de Ávila, casada em 1811 em Bragança com João Pedro de Godoy Moreira, de quem foi a primeira mulher, este filho de José Ortiz de Camargo e de Gertrudes Maria de Godoy (pais de sua cunhada Rosa Maria de Godoy). Ignacia Pires de Ávila faleceu em 1827. Desse casamento nasceu, entre outros:
Ana Pires de Ávila, também conhecida por Ana Pires de Godoy, casada em 1837 no Amparo com Joaquim Antônio dos Santos, natural de Jundiaí, filho de Antônio Pires Pimentel e de Joaquina Isbela da Anunciação. Joaquim, ao que parece, adotou depois o nome de Joaquim Franco de Camargo, como consta do inventário de Ana, aberto em 1864 pelo Juízo de Órfãos de Amparo (AJA, cx. 1). Joaquim Franco de Camargo vendeu em 1864 a Antônio Manuel Proença terras no lugar denominado Jaguari, havidas por herança de sua mulher Ana Pires de Godoy (1ºof.12:78). Joaquim e Ana tiveram os filhos:
4.1 – Sabina, 23 anos em 1864, solteira, batizada em 1840 (BA-3:69v);
4.2 – João, 22 anos, solteiro;
4.3 – José, 12 anos; (será José Feliciano de Camargo?). Se for José Feliciano de Camargo, foi homem muito abastado, dono da Fazenda São Bento; terá tido vários descencendes, inclusive José Feliciano de Camargo Júnior, que foi prefeito de Amparo em 1929/1930.
4.4 – Paulino, com 9 anos em 1864; (deve ser o Paulino Ramos Pires Pimentel que mudou de nome para Paulino Gonçalves Felício de Camargo); mais tarde ficou conhecido como Paulino Felício de Camargo. Foi casado com Guilhermina da Silveira Camargo e já era falecido em 1914, quando esta e outros herdeiros hipotecaram o sítio Santo Antônio, que herdaram dele, a Junqueira, Guimarães & Cia. (1ºof.153-A:67v).
4.5 – Manuel, 8 anos;
4.6 – Maria, com 6 anos em 1864; deve ser a Maria Eusébia de Camargo, filha de Joaquim Franco de Camargo e de Ana Pires de Ávila,que casou no Amparo em 1885 com Bertoldo de Sousa Campos, filho de Joaquim Augusto de Sousa Campos e de Antônia Maria de Campos Maria Eusébia de Camargo, já falecidos, sendo testemunhas Lino Cunha e Damásio Pires Pimentel (CA-11:23)
(2) -30/10/1905 – José Feliciano de Camargo Júnior, importante agricultor, casa com Guiomar Rozo. Costabile Augusto Niglio foi o padrinho do noivo no civil, e Dr. Virgílio de Araújo o da noiva. No religioso, Eulália de Camargo Couto e Agenor Cintra foram os padrinhos do noivo, e o Dr. Antônio de Castro Prado e Colatina Arruda da noiva. Esta Colatina Arruda casou mais tarde com Muniz Freire, Presidente do Espírito Santo, que deu seu nome a uma cidade daquele Estado. (CP)
Guiomar Rozo de Camargo faleceu repentinamente, na Fazenda São Bento, em 9/12/1910. Contava apenas 22 anos (OESP). José Feliciano de Camargo Júnior casou a segunda vez com Berta Bueno de Camargo.
(2A) – 18/2/1912 – faleceu Pedro Augusto de Oliveira Bueno. Era sogro de José Feliciano de Camargo Júnior; era irmão de D. Minervina Bueno.
(2B) – 7/10/1911 (OESP)
(3) – 25/6/1925 – José Feliciano de Camargo Júnior, provedor da Irmandade do Santíssimo em Amparo (CP)
(3ª) – 17/1/1926 – José Feliciano de Camargo Júnior eleito vereador no final de 1925, é escolhido em vice-prefeito de Amparo, tendo Dr. Virgílio de Araújo como prefeito (CP).
(3b)- José Feliciano de Camargo Júnior eleito novamente vice-prefeito (CP)
(4) – 12/8/1928 – Nasceu Terezinha de Jesus, filha de José Feliciano de Camargo Júnior e Berta Bueno de Camargo. José Feliciano Júnior era vereador em Amparo. (Folha da Manhã)0
(4ª) – 5/2/1929 – Prefeito José Feliciano de Camargo Júnior providencia socorrros às vítimas de um desabamento de terra na fazenda de Elvira da Silveira Monteiro, nos subúrbios da cidade. (CP)
(5) – 13/9/1929 – Câmara de Amparo, por intermédio do Prefeito José Feliciano de Camargo Júnior, doou à Escola Profissional um conto de réis, para sua Associação
(6) – 3/4/1930 – José Feliciano de Camargo Júnior e Benedito da Silveira Pupo renunciam a seus cargos no diretório do PRP, alegando motivos particulares. (O Comércio)
(7) – 6/4/1930 – José Feliciano de Camargo Júnior, representante de Barros, Coelho, Melo & Cia, casa comissária de Santos. (O Comércio)
(8) – 13/9/1930 – O prefeito de Amparo José Feliciano de Camargo Júnior entregou à Escola Profissional a quantia de um conto de réis, consignada no Orçamento Municipal. (Folha da Manhã)
(9) – 30/10/1930 – Termo de posse da nova administração municipal em 27/10/1930 – Benedito da silveira Pupo, vice-prefeito, e Dr. Aristides Fernandes, presidente da Câmara transmitem os cargos à Junta Governativa de Amparo, composta de Dr. Coriolano Burgos, Dr. Paulino Rech e Dr. Constâncio Cintra – lista de presentes na posse – Cássio Pimentel é um deles – havia também uma Junta Governativa em Monte Alegre (O Comércio)
(10) – 25/8/1939 – Falecimento em S.Paulo de José Feliciano de Camargo Júnior, ex-prefeito de Amparo, filho de José Feliciano de Camargo e Ana Cândida de Camargo. Era casado com Berta Bueno de Camargo. Deixou os filhos: Irmã Maria do Divino Coração, Luís, Oscar, Ciro, José Roberto, Maria Aparecida, Maria Cândida e Maria Terezinha Bueno de Camargo. Era irmão de D. Milu Camargo Pinto Cintra, casada com Elisiário Pinto Nunes Cintra, D. Euthalia C. Macedo Couto, viúva do ministro Macedo Couto, D. Custódia C. Barreto, casada com José Gomes Barreto, D. Ana Cândida de C. Leite, casada com o Dr. Joaquim Paulino Leite, do Dr. João Batista F. de Camargo, Urbano F. de Camargo, Joaquim F. de Camargo, Oscar F. de Camargo, e Olavo F. de Camargo. Era cunhado de D. Angelina Camargo e dos srs. Ulisses Soares Caiuby, Aristides, Francisco, Mecenas, Pedro, e José Pinto Bueno. (Folha da Manhã)
23/3/1924 – José Feliciano de Camargo Júnior, possível homônimo, tabelião na comarca de São Manuel (CP)